O ceticismo de Hume

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danowski, Déborah
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Manuscrito (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669124
Resumo: Uma das questões mais importantes e polêmicas da filosofia de David Hume, seu ceticismo vem ocupando boa parte da atenção dos comentadores e estudiosos. Desde Reid e Beattie até os trabalhos mais recentes, a verdadeira proliferação da literatura sobre Hume não se fez sem produzir uma grande disparidade de interpretações, não apenas acerca do ceticismo, mas acerca de diversos outros pontos mais ou menos particulares, e mesmo do sentido mais geral da obra desse filósofo. Frente a tal emaranhado de leituras, aqueles que pretendem se esclarecer sobre o problema do ceticismo humeano, e por extensão do ceticismo em geral, terão no livro de Plínio Smith um auxílio precioso. O Ceticismo de Hume pretende através de uma análise rigorosa ("estruturalista com ressalvas") do texto humeano, de terminar, por um lado, como surge em Hume a problemática do ceticismo, qual a articulação dessa problemática com sua teoria das idéias, em que medida ela se adequa ao projeto de uma ciência empirista da natureza humana; e, por outro, de terminar o sentido preciso que o próprio Hume dá ao termo "ceticismo", se esse sentido resiste a uma análise fiel dos textos ou se reflete uma incompreensão do autor acerca de sua própria filosofia, e finalmente a correção ou não, do ponto de vista histórico, dessa auto-caracterização de Hume frente às duas principais fontes antigas da tradição cética: o pirronismo e o ceticismo acadêmico.
id UNICAMP-17_d25323e3234f5b759beea6d89d1faada
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669124
network_acronym_str UNICAMP-17
network_name_str Manuscrito (Online)
repository_id_str
spelling O ceticismo de Hume Hume-ResenhaCeticismo - ResenhaUma das questões mais importantes e polêmicas da filosofia de David Hume, seu ceticismo vem ocupando boa parte da atenção dos comentadores e estudiosos. Desde Reid e Beattie até os trabalhos mais recentes, a verdadeira proliferação da literatura sobre Hume não se fez sem produzir uma grande disparidade de interpretações, não apenas acerca do ceticismo, mas acerca de diversos outros pontos mais ou menos particulares, e mesmo do sentido mais geral da obra desse filósofo. Frente a tal emaranhado de leituras, aqueles que pretendem se esclarecer sobre o problema do ceticismo humeano, e por extensão do ceticismo em geral, terão no livro de Plínio Smith um auxílio precioso. O Ceticismo de Hume pretende através de uma análise rigorosa ("estruturalista com ressalvas") do texto humeano, de terminar, por um lado, como surge em Hume a problemática do ceticismo, qual a articulação dessa problemática com sua teoria das idéias, em que medida ela se adequa ao projeto de uma ciência empirista da natureza humana; e, por outro, de terminar o sentido preciso que o próprio Hume dá ao termo "ceticismo", se esse sentido resiste a uma análise fiel dos textos ou se reflete uma incompreensão do autor acerca de sua própria filosofia, e finalmente a correção ou não, do ponto de vista histórico, dessa auto-caracterização de Hume frente às duas principais fontes antigas da tradição cética: o pirronismo e o ceticismo acadêmico.Universidade Estadual de Campinas1998-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669124Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia; v. 21 n. 1 (1998): abr.; 227-249Manuscrito: International Journal of Philosophy; Vol. 21 No. 1 (1998): Apr.; 227-249Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía; Vol. 21 Núm. 1 (1998): Abr.; 227-2492317-630Xreponame:Manuscrito (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669124/28451Global; ContemporâneoCopyright (c) 1998 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDanowski, Déborah2022-05-27T16:32:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669124Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscritoPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/oaimwrigley@cle.unicamp.br|| dascal@spinoza.tau.ac.il||publicacoes@cle.unicamp.br2317-630X0100-6045opendoar:2022-05-27T16:32:22Manuscrito (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ceticismo de Hume
title O ceticismo de Hume
spellingShingle O ceticismo de Hume
Danowski, Déborah
Hume-Resenha
Ceticismo - Resenha
title_short O ceticismo de Hume
title_full O ceticismo de Hume
title_fullStr O ceticismo de Hume
title_full_unstemmed O ceticismo de Hume
title_sort O ceticismo de Hume
author Danowski, Déborah
author_facet Danowski, Déborah
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danowski, Déborah
dc.subject.por.fl_str_mv Hume-Resenha
Ceticismo - Resenha
topic Hume-Resenha
Ceticismo - Resenha
description Uma das questões mais importantes e polêmicas da filosofia de David Hume, seu ceticismo vem ocupando boa parte da atenção dos comentadores e estudiosos. Desde Reid e Beattie até os trabalhos mais recentes, a verdadeira proliferação da literatura sobre Hume não se fez sem produzir uma grande disparidade de interpretações, não apenas acerca do ceticismo, mas acerca de diversos outros pontos mais ou menos particulares, e mesmo do sentido mais geral da obra desse filósofo. Frente a tal emaranhado de leituras, aqueles que pretendem se esclarecer sobre o problema do ceticismo humeano, e por extensão do ceticismo em geral, terão no livro de Plínio Smith um auxílio precioso. O Ceticismo de Hume pretende através de uma análise rigorosa ("estruturalista com ressalvas") do texto humeano, de terminar, por um lado, como surge em Hume a problemática do ceticismo, qual a articulação dessa problemática com sua teoria das idéias, em que medida ela se adequa ao projeto de uma ciência empirista da natureza humana; e, por outro, de terminar o sentido preciso que o próprio Hume dá ao termo "ceticismo", se esse sentido resiste a uma análise fiel dos textos ou se reflete uma incompreensão do autor acerca de sua própria filosofia, e finalmente a correção ou não, do ponto de vista histórico, dessa auto-caracterização de Hume frente às duas principais fontes antigas da tradição cética: o pirronismo e o ceticismo acadêmico.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669124
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8669124/28451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1998 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1998 Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Global; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Manuscrito: Revista Internacional de Filosofia; v. 21 n. 1 (1998): abr.; 227-249
Manuscrito: International Journal of Philosophy; Vol. 21 No. 1 (1998): Apr.; 227-249
Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía; Vol. 21 Núm. 1 (1998): Abr.; 227-249
2317-630X
reponame:Manuscrito (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Manuscrito (Online)
collection Manuscrito (Online)
repository.name.fl_str_mv Manuscrito (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv mwrigley@cle.unicamp.br|| dascal@spinoza.tau.ac.il||publicacoes@cle.unicamp.br
_version_ 1800216568395726848