Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranzi,Serlei Maria Fischer
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva,Maclovia Corrêa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000100009
Resumo: Neste artigo, faz-se a análise do processo de criação e apropriação de práticas disciplinares no Ginásio Paranaense, no período de 1896 a 1930. A discussão tem como fundamento o poder disciplinar que se interpôs entre os sujeitos envolvidos, tanto na sala de aula quanto no recinto do estabelecimento responsável pela organização do curso secundário regular, no Estado do Paraná. Eram os membros da Congregação e o Diretor os responsáveis por interpretar e cumprir o regulamento escolar, de modo que as faltas correspondessem às penas, e estas fossem capazes de "adestrar" os "delinqüentes". As práticas disciplinares inauguradas juntamente com a República dependeram da constante regulação de sanções e competências. A contribuição desta análise foi acrescentar ferramentas à discussão existente, que explicam, no tempo, a mobilização de relações de poder instauradoras do espaço escolar como palco de vivências cotidianas.
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