Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Pro-Posições (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000100009 |
Summary: | Neste artigo, faz-se a análise do processo de criação e apropriação de práticas disciplinares no Ginásio Paranaense, no período de 1896 a 1930. A discussão tem como fundamento o poder disciplinar que se interpôs entre os sujeitos envolvidos, tanto na sala de aula quanto no recinto do estabelecimento responsável pela organização do curso secundário regular, no Estado do Paraná. Eram os membros da Congregação e o Diretor os responsáveis por interpretar e cumprir o regulamento escolar, de modo que as faltas correspondessem às penas, e estas fossem capazes de "adestrar" os "delinqüentes". As práticas disciplinares inauguradas juntamente com a República dependeram da constante regulação de sanções e competências. A contribuição desta análise foi acrescentar ferramentas à discussão existente, que explicam, no tempo, a mobilização de relações de poder instauradoras do espaço escolar como palco de vivências cotidianas. |
id |
UNICAMP-18_01e63a906f74d74d79bd1ecfa3406249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-73072009000100009 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaenseensino secundáriorelações de podernormas disciplinaresNeste artigo, faz-se a análise do processo de criação e apropriação de práticas disciplinares no Ginásio Paranaense, no período de 1896 a 1930. A discussão tem como fundamento o poder disciplinar que se interpôs entre os sujeitos envolvidos, tanto na sala de aula quanto no recinto do estabelecimento responsável pela organização do curso secundário regular, no Estado do Paraná. Eram os membros da Congregação e o Diretor os responsáveis por interpretar e cumprir o regulamento escolar, de modo que as faltas correspondessem às penas, e estas fossem capazes de "adestrar" os "delinqüentes". As práticas disciplinares inauguradas juntamente com a República dependeram da constante regulação de sanções e competências. A contribuição desta análise foi acrescentar ferramentas à discussão existente, que explicam, no tempo, a mobilização de relações de poder instauradoras do espaço escolar como palco de vivências cotidianas.UNICAMP - Faculdade de Educação2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000100009Pro-Posições v.20 n.1 2009reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-73072009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessRanzi,Serlei Maria FischerSilva,Maclovia Corrêa dapor2010-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072009000100009Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2010-09-17T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
title |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
spellingShingle |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense Ranzi,Serlei Maria Fischer ensino secundário relações de poder normas disciplinares |
title_short |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
title_full |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
title_fullStr |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
title_full_unstemmed |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
title_sort |
Práticas disciplinares inauguradas com a República no ensino secundário paranaense |
author |
Ranzi,Serlei Maria Fischer |
author_facet |
Ranzi,Serlei Maria Fischer Silva,Maclovia Corrêa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Maclovia Corrêa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ranzi,Serlei Maria Fischer Silva,Maclovia Corrêa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino secundário relações de poder normas disciplinares |
topic |
ensino secundário relações de poder normas disciplinares |
description |
Neste artigo, faz-se a análise do processo de criação e apropriação de práticas disciplinares no Ginásio Paranaense, no período de 1896 a 1930. A discussão tem como fundamento o poder disciplinar que se interpôs entre os sujeitos envolvidos, tanto na sala de aula quanto no recinto do estabelecimento responsável pela organização do curso secundário regular, no Estado do Paraná. Eram os membros da Congregação e o Diretor os responsáveis por interpretar e cumprir o regulamento escolar, de modo que as faltas correspondessem às penas, e estas fossem capazes de "adestrar" os "delinqüentes". As práticas disciplinares inauguradas juntamente com a República dependeram da constante regulação de sanções e competências. A contribuição desta análise foi acrescentar ferramentas à discussão existente, que explicam, no tempo, a mobilização de relações de poder instauradoras do espaço escolar como palco de vivências cotidianas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072009000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições v.20 n.1 2009 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1748950193526538240 |