Na jornada de formação: tocar o arquétipo do mestre-aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostett, Luciana Esmeralda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643535
Resumo: Considerando a criança como símbolo de nascimento e renovação, a partir de uma leitura do mito e no diálogo com a psicologia de C. G. Jung, o artigo dá visibilidade à criança interna, presente em todo adulto. Na mesma direção, indica a essencialidade de, na jornada de formação de professores, tocar um dos arquétipos que rege a relação pedagógica: o arquétipo do mestre-aprendiz. Os temas aqui apresentados foram discutidos em minha pesquisa de doutorado, envolvendo alunas do curso de Pedagogia e professoras da rede pública. Desenvolvida no espaço-tempo de “encontros para dançar”, a pesquisa procurou, mais do que ensinar a dança, criar um espaço para o adulto, no qual os participantes pudessem sentir, estranhar, esvaziar, acolher, imaginar. Pudessem, para além dos automatismos cotidianos, entrar em contato com a criança que neles habita.
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