Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977 |
Resumo: | Baseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.Abstract:The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion. Key-words: School. Children. Rural area |
id |
UNICAMP-18_225811c9cf834ab5f2d62cfa92383fa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643977 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area RuralEscola. Criança. Área ruralEducaçãoBaseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.Abstract:The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion. Key-words: School. Children. Rural areaUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977Pro-Posições; Vol. 13 No. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185Pro-Posições; v. 13 n. 1: jan./abr.2002[37]; 176-1851980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977/11432Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Maria Isabel Ferraz Pereira2016-03-07T14:00:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643977Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T14:00:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
title |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
spellingShingle |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira Escola. Criança. Área rural Educação |
title_short |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
title_full |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
title_fullStr |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
title_full_unstemmed |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
title_sort |
Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural |
author |
Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira |
author_facet |
Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Criança. Área rural Educação |
topic |
Escola. Criança. Área rural Educação |
description |
Baseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.Abstract:The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion. Key-words: School. Children. Rural area |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977/11432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 13 No. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185 Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185 Pro-Posições; v. 13 n. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186598387712 |