Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977
Resumo: Baseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.Abstract:The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion. Key-words: School. Children. Rural area
id UNICAMP-18_225811c9cf834ab5f2d62cfa92383fa5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643977
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area RuralEscola. Criança. Área ruralEducaçãoBaseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.Abstract:The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion. Key-words: School. Children. Rural areaUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977Pro-Posições; Vol. 13 No. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185Pro-Posições; v. 13 n. 1: jan./abr.2002[37]; 176-1851980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977/11432Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Maria Isabel Ferraz Pereira2016-03-07T14:00:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643977Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T14:00:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
title Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
spellingShingle Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira
Escola. Criança. Área rural
Educação
title_short Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
title_full Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
title_fullStr Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
title_full_unstemmed Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
title_sort Repensando a Escola - Com a Palavra: , A Criança da Area Rural
author Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira
author_facet Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Isabel Ferraz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Criança. Área rural
Educação
topic Escola. Criança. Área rural
Educação
description Baseando-se numa concepção de criança como sujeito, esta pesquisa visa perceber suavisão de escola e de saber. Conhecer a criança e compreender como se dão suasrelações na família, no trabalho, no lazer, possibilita levantar questões acerca de suas relações com e na escola e buscar entender o papel desta escola na comunidade. Realizada na área rural de um municípiofluminense, traz à tona as ambigüidadese contradições da escola,fortemente marcada, na região, pelo seu caráter assistencialista explícito, pelo distanciamento entre seus conteúdos e a realidade das crianças e por relações pautadas no silêncio, na discriminação e na exclusão.Abstract:The objective of this research is to understand how children - conceptually seen as agents - perceive school and hnowledge. Knowing the children and understanding their relationshipsin the family,at work and at playallowsthe formulation of questions about their relationswith/ at schools and the investigationof the school'srole within the community.The researchwas carriedout in a rural areaof the state of Rio deJaneiro, and shows some of the school's ambiguities and contradictions in this region, such as its explicitwelfarecharacter, the distance between course contents and children'srealityand the effect of a relationship marked by silence,discriminationand exclusion. Key-words: School. Children. Rural area
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643977/11432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 13 No. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185
Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185
Pro-Posições; v. 13 n. 1: jan./abr.2002[37]; 176-185
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186598387712