Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310 |
Resumo: | More than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated. |
id |
UNICAMP-18_2f21f9bce7761411b03e127ba0452995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668310 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’Libro de textoEnseñanza de las cienciasPolíticas educativasDeclaracionesPNLDTextbooksScience teachingEducational policyUltterancesPNLDLivro didáticoEnsino de ciênciasPolíticas educacionaisEnunciadosPNLDMore than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated.A obra O livro didático de Ciências no Brasil, organizada por Hilário Fracalanza e Jorge Megid Neto, foi publicada em 2006. Mais de 10 anos após sua publicação, algumas de suas proposições precisam ser reanalisadas, dadas as alterações sofridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que geraram impacto nos próprios livros. Este trabalho compara enunciados dos capítulos do livro com guias do livro didático produzidos pelo Ministério da Educação, pesquisas sobre o livro didático de ciências e manuais escolares produzidos durante a vigência do PNLD. Em que pesem as desatualizações da obra de Fracalanza e Megid Neto, muitos de seus apontamentos permanecem válidos, embora necessitem ser relativizados à luz das complexas relações enunciativas em que se situam os manuais escolares atualmente.A obra O livro didático de Ciências no Brasil, organizada por Hilário Fracalanza e Jorge Megid Neto, foi publicada em 2006. Mais de 10 anos após sua publicação, algumas de suas proposições precisam ser reanalisadas, dadas as alterações sofridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que geraram impacto nos próprios livros. Este trabalho compara enunciados dos capítulos do livro com guias do livro didático produzidos pelo Ministério da Educação, pesquisas sobre o livro didático de ciências e manuais escolares produzidos durante a vigência do PNLD. Em que pesem as desatualizações da obra de Fracalanza e Megid Neto, muitos de seus apontamentos permanecem válidos, embora necessitem ser relativizados à luz das complexas relações enunciativas em que se situam os manuais escolares atualmente.Universidade Estadual de Campinas2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e201900581980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310/27984Brazil; 2006Brasi; 2006Brasil; 2006Copyright (c) 2021 Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMori, Rafael Cava Curvelo, Antonio Aprigio da Silva 2022-03-18T18:45:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668310Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:45:02Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’ Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’ |
title |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ |
spellingShingle |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ Mori, Rafael Cava Libro de texto Enseñanza de las ciencias Políticas educativas Declaraciones PNLD Textbooks Science teaching Educational policy Ultterances PNLD Livro didático Ensino de ciências Políticas educacionais Enunciados PNLD |
title_short |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ |
title_full |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ |
title_fullStr |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ |
title_full_unstemmed |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ |
title_sort |
Rereading ‘The Science textbook in Brazil’ |
author |
Mori, Rafael Cava |
author_facet |
Mori, Rafael Cava Curvelo, Antonio Aprigio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Curvelo, Antonio Aprigio da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mori, Rafael Cava Curvelo, Antonio Aprigio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libro de texto Enseñanza de las ciencias Políticas educativas Declaraciones PNLD Textbooks Science teaching Educational policy Ultterances PNLD Livro didático Ensino de ciências Políticas educacionais Enunciados PNLD |
topic |
Libro de texto Enseñanza de las ciencias Políticas educativas Declaraciones PNLD Textbooks Science teaching Educational policy Ultterances PNLD Livro didático Ensino de ciências Políticas educacionais Enunciados PNLD |
description |
More than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310/27984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; 2006 Brasi; 2006 Brasil; 2006 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058 Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058 Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190002065408 |