Rereading ‘The Science textbook in Brazil’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mori, Rafael Cava
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Curvelo, Antonio Aprigio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310
Resumo: More than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated.
id UNICAMP-18_2f21f9bce7761411b03e127ba0452995
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668310
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Rereading ‘The Science textbook in Brazil’Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’Libro de textoEnseñanza de las cienciasPolíticas educativasDeclaracionesPNLDTextbooksScience teachingEducational policyUltterancesPNLDLivro didáticoEnsino de ciênciasPolíticas educacionaisEnunciadosPNLDMore than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated.A obra O livro didático de Ciências no Brasil, organizada por Hilário Fracalanza e Jorge Megid Neto, foi publicada em 2006. Mais de 10 anos após sua publicação, algumas de suas proposições precisam ser reanalisadas, dadas as alterações sofridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que geraram impacto nos próprios livros. Este trabalho compara enunciados dos capítulos do livro com guias do livro didático produzidos pelo Ministério da Educação, pesquisas sobre o livro didático de ciências e manuais escolares produzidos durante a vigência do PNLD. Em que pesem as desatualizações da obra de Fracalanza e Megid Neto, muitos de seus apontamentos permanecem válidos, embora necessitem ser relativizados à luz das complexas relações enunciativas em que se situam os manuais escolares atualmente.A obra O livro didático de Ciências no Brasil, organizada por Hilário Fracalanza e Jorge Megid Neto, foi publicada em 2006. Mais de 10 anos após sua publicação, algumas de suas proposições precisam ser reanalisadas, dadas as alterações sofridas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que geraram impacto nos próprios livros. Este trabalho compara enunciados dos capítulos do livro com guias do livro didático produzidos pelo Ministério da Educação, pesquisas sobre o livro didático de ciências e manuais escolares produzidos durante a vigência do PNLD. Em que pesem as desatualizações da obra de Fracalanza e Megid Neto, muitos de seus apontamentos permanecem válidos, embora necessitem ser relativizados à luz das complexas relações enunciativas em que se situam os manuais escolares atualmente.Universidade Estadual de Campinas2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e201900581980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310/27984Brazil; 2006Brasi; 2006Brasil; 2006Copyright (c) 2021 Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMori, Rafael Cava Curvelo, Antonio Aprigio da Silva 2022-03-18T18:45:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668310Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:45:02Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’
Relendo ‘O livro didático de Ciências no Brasil’
title Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
spellingShingle Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
Mori, Rafael Cava
Libro de texto
Enseñanza de las ciencias
Políticas educativas
Declaraciones
PNLD
Textbooks
Science teaching
Educational policy
Ultterances
PNLD
Livro didático
Ensino de ciências
Políticas educacionais
Enunciados
PNLD
title_short Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
title_full Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
title_fullStr Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
title_full_unstemmed Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
title_sort Rereading ‘The Science textbook in Brazil’
author Mori, Rafael Cava
author_facet Mori, Rafael Cava
Curvelo, Antonio Aprigio da Silva
author_role author
author2 Curvelo, Antonio Aprigio da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori, Rafael Cava
Curvelo, Antonio Aprigio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Libro de texto
Enseñanza de las ciencias
Políticas educativas
Declaraciones
PNLD
Textbooks
Science teaching
Educational policy
Ultterances
PNLD
Livro didático
Ensino de ciências
Políticas educacionais
Enunciados
PNLD
topic Libro de texto
Enseñanza de las ciencias
Políticas educativas
Declaraciones
PNLD
Textbooks
Science teaching
Educational policy
Ultterances
PNLD
Livro didático
Ensino de ciências
Políticas educacionais
Enunciados
PNLD
description More than ten years after the publication of the book “O livro didático de Ciências no Brasil” [The Science textbook in Brazil], edited by Hilário Fracalanza and Jorge Megid Neto, in 2006, some of its propositions require a reanalysis due to changes in the National Textbook Program (PNLD). This paper compares excerpts from the book’s chapters with Didactic Book Guides produced by the Ministry of Education, researches on Science textbooks, and textbooks produced during the term of the PNLD. Despite the outdated assertions in the book of Fracalanza and Megid Neto, many of their statements remain valid until the present days, requiring but a relativization in light of the complex enunciative relations in which school textbooks are currently situated.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668310/27984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 2006
Brasi; 2006
Brasil; 2006
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058
Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058
Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190058
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190002065408