o uso do termo representação na educação em ciências e nos estudos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644018
Resumo: Neste texto discutem-sealgunssignificadosligados.aouso do termo representação, tendo em vista a importância que a ele tem sido atribuída, tanto na Educação em Ci~ncias, como no campo dos Estudos Culturais. As considerações aqui apresentadas foram organizadas a partir do exame de trabalhos de pesquisa e de estudos conduzidos nesses dois campos de conhecimento, nos últimos trinta anos, que permitiram perceber o importante deslocamento processado no significado atribuído a esse termo pelos Estudos Culturais. Enfatiza-se a importância de tal deslocamento, principalmente, porque as investigações conduzidas no Grupo de Estudos de Educação e Ci~ncia como Cultura (GEECC), ao qual se vincula a autora deste texto, t~m examinado temáticas usualmente associadas à Educação em Ci~ncia, mas assumido o conceito de representaçãona acepção que lhe foi conferida pelos Estudos Culturais. O estudo envolve a discussão do significado das expressões "representações mentais", "representações sociais" e "representações culturais", a partir de considerações feitas, respectivamente, por autores como André Giordan e Gérard De V échi, Denise Jodelet (apud Mary Jane Spink) e Stuart Hall e procura apontar direções que poderiam ser produtivas para lidar-se com o conceito de representações culturais nos trabalhos usualmente ligados à Educação em Ci~ncia.Abstract:In this text some meanings related to use of the word representationare discussed, considering significance ascribed to it both in science education and the field of the Cultural Studies.Considerations here presented have been organised by looking at research works and studiesconducted in these two fieldsofknowledge in the last thirtyyears, which have allowed one to see the significant shift in the meaning ascribed to that word to which cultural studies hasmade important contributions. The significanceofsuch shift isemphasised chiefly because investigations conducted in the Group of Studies of Education and Science asa Culture (GEECC), with which this text' sauthor is linked up, haveexamined themes that areassociated to education in science, but have assumed the concept of representationin the sensecultural studies has bestowed. The study involves discussing meaning of phrases such as'mental representarions,' 'social representarions,' and 'cultural representarions,' from considerarions by authors such asAndré Giordan and Gérard De V échi, Denise Jodelet (apudMary JaneSpink), and Stuart Hall, and it seeks to show directions that might be useful in approaching the concept of cultural representarions in works usually linked to educarion in science. Descnptors: Representations. Science Education. Cultural Studies
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