Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selles, Sandra Escovedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Everardo Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664
Resumo: O artigo está estruturado em torno de três categorias – o conhecimento, as práticas docentes e as razões da escola – que orientam a exploração de relatórios de licenciandos de Ciências Biológicas e de História no contexto das Práticas de Ensino. As demandas dos licenciandos em torno da compreensão acerca das diferenças do conhecimento acadêmico, quando comparado ao conhecimento escolar, são discutidas. O artigo focaliza ainda as práticas docentes, na perspectiva dos licenciandos, evidenciando tanto suas tentativas de compreendê-las quanto sua rejeição aos motivos e aos métodos empregados pelos professores da escola. Por fim, trata das expectativas dos licenciandos sobre a escola, do esforço necessário para compreendê-la, a despeito de uma perspectiva detratora da realidade escolarAbstract The article is organized into three categories – knowledge, teaching practices and school reasons – which guide the analysis of the reports produced by future Biology and History teachers in the context of their pre-service education. The needs of the future teachers related to their understanding about the differences between academic knowledge and school knowledge are discussed. The article also focuses on teaching practices under the perceptions and efforts of the future teachers not only when they try to understand these practices but also when they reject teachers´ motives and methods employed by them at school. At last, the article addresses future teachers´ expectations related to the school and the necessary efforts to understand it, despite the negative perspective of the school context.Key words Teachers’ knowledge. Pre-service Biology and History teacher education. Teaching practice
id UNICAMP-18_354a337e733958a4f7f4ca23ba4b2213
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642664
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e HistóriaSaberes docentes. Formação de professores. Licenciaturas em Ciências Biológicas e HistóriaEducaçãoO artigo está estruturado em torno de três categorias – o conhecimento, as práticas docentes e as razões da escola – que orientam a exploração de relatórios de licenciandos de Ciências Biológicas e de História no contexto das Práticas de Ensino. As demandas dos licenciandos em torno da compreensão acerca das diferenças do conhecimento acadêmico, quando comparado ao conhecimento escolar, são discutidas. O artigo focaliza ainda as práticas docentes, na perspectiva dos licenciandos, evidenciando tanto suas tentativas de compreendê-las quanto sua rejeição aos motivos e aos métodos empregados pelos professores da escola. Por fim, trata das expectativas dos licenciandos sobre a escola, do esforço necessário para compreendê-la, a despeito de uma perspectiva detratora da realidade escolarAbstract The article is organized into three categories – knowledge, teaching practices and school reasons – which guide the analysis of the reports produced by future Biology and History teachers in the context of their pre-service education. The needs of the future teachers related to their understanding about the differences between academic knowledge and school knowledge are discussed. The article also focuses on teaching practices under the perceptions and efforts of the future teachers not only when they try to understand these practices but also when they reject teachers´ motives and methods employed by them at school. At last, the article addresses future teachers´ expectations related to the school and the necessary efforts to understand it, despite the negative perspective of the school context.Key words Teachers’ knowledge. Pre-service Biology and History teacher education. Teaching practiceUniversidade Estadual de Campinas2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 109-122Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 109-122Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 109-1221980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664/10144Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSelles, Sandra EscovedoAndrade, Everardo Paiva2016-02-18T14:43:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642664Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
title Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
spellingShingle Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
Selles, Sandra Escovedo
Saberes docentes. Formação de professores. Licenciaturas em Ciências Biológicas e História
Educação
title_short Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
title_full Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
title_fullStr Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
title_full_unstemmed Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
title_sort Saberes docentes em formação. A pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História
author Selles, Sandra Escovedo
author_facet Selles, Sandra Escovedo
Andrade, Everardo Paiva
author_role author
author2 Andrade, Everardo Paiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Selles, Sandra Escovedo
Andrade, Everardo Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes. Formação de professores. Licenciaturas em Ciências Biológicas e História
Educação
topic Saberes docentes. Formação de professores. Licenciaturas em Ciências Biológicas e História
Educação
description O artigo está estruturado em torno de três categorias – o conhecimento, as práticas docentes e as razões da escola – que orientam a exploração de relatórios de licenciandos de Ciências Biológicas e de História no contexto das Práticas de Ensino. As demandas dos licenciandos em torno da compreensão acerca das diferenças do conhecimento acadêmico, quando comparado ao conhecimento escolar, são discutidas. O artigo focaliza ainda as práticas docentes, na perspectiva dos licenciandos, evidenciando tanto suas tentativas de compreendê-las quanto sua rejeição aos motivos e aos métodos empregados pelos professores da escola. Por fim, trata das expectativas dos licenciandos sobre a escola, do esforço necessário para compreendê-la, a despeito de uma perspectiva detratora da realidade escolarAbstract The article is organized into three categories – knowledge, teaching practices and school reasons – which guide the analysis of the reports produced by future Biology and History teachers in the context of their pre-service education. The needs of the future teachers related to their understanding about the differences between academic knowledge and school knowledge are discussed. The article also focuses on teaching practices under the perceptions and efforts of the future teachers not only when they try to understand these practices but also when they reject teachers´ motives and methods employed by them at school. At last, the article addresses future teachers´ expectations related to the school and the necessary efforts to understand it, despite the negative perspective of the school context.Key words Teachers’ knowledge. Pre-service Biology and History teacher education. Teaching practice
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642664/10144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 109-122
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 109-122
Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 109-122
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184303054848