O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohn, Greice
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668
Resumo: Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o ensino da arte na contemporaneidade e a Hipótese-cinema de Alain Bergala, que propõe a inclusão do cinema como arte no espaço escolar. Constatamos a existência de pontos de convergência entre as propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no Brasil na atualidade e o plano elaborado pelo professor e cineasta para as escolas públicas francesas em 2001; e este artigo tece uma reflexão sobre esses aspectos, sob a luz do pensamento do cineasta Jean-Luc Godard, com o objetivo de imaginar novas proposições de arte dentro da escola, a partir da interação das duas propostas.AbstractThis work tries to establish a dialogue between contemporary art teaching and Alain Bergala’s “Hypotheses-cinema”, which proposes the inclusion of cinema as art in the school scenario. We evidence that there are several converging points in the proposals of art teaching developed nowadays in Brazil and in the professor’s plan for the French public schools in 2001, and this article presents a reflection on these aspects, illuminated by Jean-Luc Godard’s thoughts, intending to conceive new proposals of art inside the school, based on the interaction of both practices.Key words Art teaching. Cinema at school. “Hypotheses-cinema”; contemporary art
id UNICAMP-18_38696c3e464f4a4f19c71ede7b3420d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642668
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergênciasEnsino da Arte. Cinema na escola. Hipótese-cinema. Arte contemporâneaEducaçãoEste trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o ensino da arte na contemporaneidade e a Hipótese-cinema de Alain Bergala, que propõe a inclusão do cinema como arte no espaço escolar. Constatamos a existência de pontos de convergência entre as propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no Brasil na atualidade e o plano elaborado pelo professor e cineasta para as escolas públicas francesas em 2001; e este artigo tece uma reflexão sobre esses aspectos, sob a luz do pensamento do cineasta Jean-Luc Godard, com o objetivo de imaginar novas proposições de arte dentro da escola, a partir da interação das duas propostas.AbstractThis work tries to establish a dialogue between contemporary art teaching and Alain Bergala’s “Hypotheses-cinema”, which proposes the inclusion of cinema as art in the school scenario. We evidence that there are several converging points in the proposals of art teaching developed nowadays in Brazil and in the professor’s plan for the French public schools in 2001, and this article presents a reflection on these aspects, illuminated by Jean-Luc Godard’s thoughts, intending to conceive new proposals of art inside the school, based on the interaction of both practices.Key words Art teaching. Cinema at school. “Hypotheses-cinema”; contemporary artUniversidade Estadual de Campinas2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 179-199Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 179-199Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 179-1991980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668/10149Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCohn, Greice2016-02-18T14:43:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642668Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
title O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
spellingShingle O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
Cohn, Greice
Ensino da Arte. Cinema na escola. Hipótese-cinema. Arte contemporânea
Educação
title_short O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
title_full O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
title_fullStr O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
title_full_unstemmed O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
title_sort O ensino contemporâneo da Arte e a Hipótese de Bergala: diálogos e convergências
author Cohn, Greice
author_facet Cohn, Greice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohn, Greice
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Arte. Cinema na escola. Hipótese-cinema. Arte contemporânea
Educação
topic Ensino da Arte. Cinema na escola. Hipótese-cinema. Arte contemporânea
Educação
description Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o ensino da arte na contemporaneidade e a Hipótese-cinema de Alain Bergala, que propõe a inclusão do cinema como arte no espaço escolar. Constatamos a existência de pontos de convergência entre as propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no Brasil na atualidade e o plano elaborado pelo professor e cineasta para as escolas públicas francesas em 2001; e este artigo tece uma reflexão sobre esses aspectos, sob a luz do pensamento do cineasta Jean-Luc Godard, com o objetivo de imaginar novas proposições de arte dentro da escola, a partir da interação das duas propostas.AbstractThis work tries to establish a dialogue between contemporary art teaching and Alain Bergala’s “Hypotheses-cinema”, which proposes the inclusion of cinema as art in the school scenario. We evidence that there are several converging points in the proposals of art teaching developed nowadays in Brazil and in the professor’s plan for the French public schools in 2001, and this article presents a reflection on these aspects, illuminated by Jean-Luc Godard’s thoughts, intending to conceive new proposals of art inside the school, based on the interaction of both practices.Key words Art teaching. Cinema at school. “Hypotheses-cinema”; contemporary art
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642668/10149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 179-199
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 179-199
Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 179-199
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184310394880