O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu-e-Lima, Denise Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Mario Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270
Resumo: Considerando o crescimento da Educação a Distância no contexto brasileiro; o ingresso de um novo profissional da educação – o tutor – na equipe pedagógica; e a importância de sua interação com os alunos, este artigo tem como objetivos revisar algumas definições de feedback encontradas na literatura, descrever os modelos de feedback adotados nos cursos de EaD ministrados em uma universidade federal brasileira, apresentar as orientações dadas nos cursos de formação de tutores realizados pela instituição e discutir o papel da linguagem nos processos de feedback. De acordo com a discussão feita, são apontadas as principais diretrizes para a utilização de feedback em ambientes virtuais.Abstract: Taking into consideration the growth of Distance Education field in the Brazilian educational context, the new roles of teaching such as the tutor in the teaching team, this paper aims to review some definitions of feedback found in current literature as well as to point out the models of feedback adopted at Distance Education programs offered by a Brazilian Federal University. It also aims to present the guidelines given to online tutors engaged in the courses offered by these institutional programs and to discuss the role of language in the feedback process. According with the present discussion, some guidelines to the use of feedback in online environment are given.Key words: Feedback. Online tutoring. Distance education
id UNICAMP-18_38fa0162b9a2680efe6a9de44bebe30a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643270
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O feedback e sua importância no processo de tutoria a distânciaEducaçãoConsiderando o crescimento da Educação a Distância no contexto brasileiro; o ingresso de um novo profissional da educação – o tutor – na equipe pedagógica; e a importância de sua interação com os alunos, este artigo tem como objetivos revisar algumas definições de feedback encontradas na literatura, descrever os modelos de feedback adotados nos cursos de EaD ministrados em uma universidade federal brasileira, apresentar as orientações dadas nos cursos de formação de tutores realizados pela instituição e discutir o papel da linguagem nos processos de feedback. De acordo com a discussão feita, são apontadas as principais diretrizes para a utilização de feedback em ambientes virtuais.Abstract: Taking into consideration the growth of Distance Education field in the Brazilian educational context, the new roles of teaching such as the tutor in the teaching team, this paper aims to review some definitions of feedback found in current literature as well as to point out the models of feedback adopted at Distance Education programs offered by a Brazilian Federal University. It also aims to present the guidelines given to online tutors engaged in the courses offered by these institutional programs and to discuss the role of language in the feedback process. According with the present discussion, some guidelines to the use of feedback in online environment are given.Key words: Feedback. Online tutoring. Distance educationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 189-205Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 189-205Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 189-2051980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270/10815Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu-e-Lima, Denise MartinsAlves, Mario Nunes2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643270Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
title O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
spellingShingle O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
Abreu-e-Lima, Denise Martins
Educação
title_short O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
title_full O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
title_fullStr O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
title_full_unstemmed O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
title_sort O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância
author Abreu-e-Lima, Denise Martins
author_facet Abreu-e-Lima, Denise Martins
Alves, Mario Nunes
author_role author
author2 Alves, Mario Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu-e-Lima, Denise Martins
Alves, Mario Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Considerando o crescimento da Educação a Distância no contexto brasileiro; o ingresso de um novo profissional da educação – o tutor – na equipe pedagógica; e a importância de sua interação com os alunos, este artigo tem como objetivos revisar algumas definições de feedback encontradas na literatura, descrever os modelos de feedback adotados nos cursos de EaD ministrados em uma universidade federal brasileira, apresentar as orientações dadas nos cursos de formação de tutores realizados pela instituição e discutir o papel da linguagem nos processos de feedback. De acordo com a discussão feita, são apontadas as principais diretrizes para a utilização de feedback em ambientes virtuais.Abstract: Taking into consideration the growth of Distance Education field in the Brazilian educational context, the new roles of teaching such as the tutor in the teaching team, this paper aims to review some definitions of feedback found in current literature as well as to point out the models of feedback adopted at Distance Education programs offered by a Brazilian Federal University. It also aims to present the guidelines given to online tutors engaged in the courses offered by these institutional programs and to discuss the role of language in the feedback process. According with the present discussion, some guidelines to the use of feedback in online environment are given.Key words: Feedback. Online tutoring. Distance education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643270/10815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 189-205
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 189-205
Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 189-205
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184742408192