O portfolio no ensino superior: práticas avaliativas em diferentes ambientes de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643614 |
Resumo: | Este estudo analisa o processo de avaliação por meio do portfolio. Pauta-se em três práticas instituídas nas disciplinas: Metodologia Científica, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e Psicopedagogia Institucional dos cursos de Odontologia, Pedagogia e Psicopedagogia Institucional e Clínica, respectivamente, ministradas na Universidade Estácio de Sá, desde 2001. Os dados foram coletados através de registros escritos pelos alunos. Resultados: Os odontólogos demonstram dificuldade na apropriação do portfolio como forma de acompanhar sua produção; na pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, o portfolio é melhor aceito; na disciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, o portfolio centra-se em práticas pedagógicas analógicas e digitais, mostrando diferentes aplicações. Conclui-se que é fundamental a apropriação do portfolio pelos docentes, principalmente dos períodos seguintes, a fim de se discutir o sentido da avaliação, na universidade. O portfolio sugere uma prática interdisciplinar e propõe a aplicação de tecnologias analógicas e digitais, visto estabelecer extensa rede cognitiva.Abstract:This study analyzes assessment by means of the portfolio. It is based on three practices instituted by the disciplines of Scientific Methodology, Education and Information and Communication Technology and also Institutional Psychopedagogy of the courses of Odontology, Pedagogy and Institutional and Clinical Psychopedagogy, respectively, at Estácio de Sá university, since 2001. The data were collected into students’ records, and the results are: the odontology students had some difficulty in using the portfolio as a tool to monitor their own production. In post-graduation in Institutional and Clinical Psychopedagogy, the portfolio is well accepted, but in the disciplines of Education and Information and Communication Technology, the portfolio is centered in analogical and digital pedagogical practices, showing its different applications. Our conclusion is that proper usage of the portfolio by professors is fundamental, especially from one study period to another, so that the sense of assessment can be discussed in university. The portfolio allows interdisciplinary practice and the application of analogical and digital technology, as it establishes a wide cognitive net.Key words: Portfolio. Assessment. Learning environment. Higher education |
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