Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Cledes Antonio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hermann, Nadja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651748
Resumo: O presente ensaio, resultante de pesquisa na área da Filosofia da Educação, reflete sobre os desafios da formação da identidade do eu em contextos plurais e de multiplicidade normativa. Para tanto, recorre-se aos aportes teóricos de G. H. Mead e de J. Habermas, especialmente às noções de interacionismo simbólico e de agir comunicativo, a fim de evidenciar o papel da educação na formação de selves em contextos sociais. Desse modo, destaca-se a relevância da interação e da socialização tanto no desenvolvimento de um autoentendimento mediado quanto na estabilização de uma noção de self. Entende-se que, para superar os desafios inerentes à pluralidade contemporânea, assumem destacada importância as experiências formativas escolares e as aprendizagens contínuas. Ambas contribuem para o desenvolvimento moral, o processo de descentramento do eu e a estabilização de uma identidade pessoal mais condizente com os pressupostos e as exigências da atual vida em sociedade.
id UNICAMP-18_3ca5383d75f0678b8d9b2c068951a14f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651748
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formaçãoFormação. Identidade. Interacionismo simbólico. Agir comunicativo.O presente ensaio, resultante de pesquisa na área da Filosofia da Educação, reflete sobre os desafios da formação da identidade do eu em contextos plurais e de multiplicidade normativa. Para tanto, recorre-se aos aportes teóricos de G. H. Mead e de J. Habermas, especialmente às noções de interacionismo simbólico e de agir comunicativo, a fim de evidenciar o papel da educação na formação de selves em contextos sociais. Desse modo, destaca-se a relevância da interação e da socialização tanto no desenvolvimento de um autoentendimento mediado quanto na estabilização de uma noção de self. Entende-se que, para superar os desafios inerentes à pluralidade contemporânea, assumem destacada importância as experiências formativas escolares e as aprendizagens contínuas. Ambas contribuem para o desenvolvimento moral, o processo de descentramento do eu e a estabilização de uma identidade pessoal mais condizente com os pressupostos e as exigências da atual vida em sociedade.Universidade Estadual de Campinas2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651748Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 39-62Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 39-62Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 39-621980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651748/17633Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Cledes AntonioHermann, Nadja2018-04-04T13:28:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651748Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:28:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
title Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
spellingShingle Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
Casagrande, Cledes Antonio
Formação. Identidade. Interacionismo simbólico. Agir comunicativo.
title_short Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
title_full Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
title_fullStr Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
title_full_unstemmed Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
title_sort Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação
author Casagrande, Cledes Antonio
author_facet Casagrande, Cledes Antonio
Hermann, Nadja
author_role author
author2 Hermann, Nadja
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Cledes Antonio
Hermann, Nadja
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Identidade. Interacionismo simbólico. Agir comunicativo.
topic Formação. Identidade. Interacionismo simbólico. Agir comunicativo.
description O presente ensaio, resultante de pesquisa na área da Filosofia da Educação, reflete sobre os desafios da formação da identidade do eu em contextos plurais e de multiplicidade normativa. Para tanto, recorre-se aos aportes teóricos de G. H. Mead e de J. Habermas, especialmente às noções de interacionismo simbólico e de agir comunicativo, a fim de evidenciar o papel da educação na formação de selves em contextos sociais. Desse modo, destaca-se a relevância da interação e da socialização tanto no desenvolvimento de um autoentendimento mediado quanto na estabilização de uma noção de self. Entende-se que, para superar os desafios inerentes à pluralidade contemporânea, assumem destacada importância as experiências formativas escolares e as aprendizagens contínuas. Ambas contribuem para o desenvolvimento moral, o processo de descentramento do eu e a estabilização de uma identidade pessoal mais condizente com os pressupostos e as exigências da atual vida em sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651748
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651748/17633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 39-62
Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 39-62
Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 39-62
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188518330368