Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiani, Suzani
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Linsingen, Irlan, Giraldi, Patricia Montanari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279
Resumo: A preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma disciplina na qual privilegiamos discussões sobre a noção de discurso e aprofundamentos acerca dos sentidos construídos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Entendemos que esses discursos não apenas comunicam sobre tais conteúdos, mas que aquilo que se fala e como se fala da/sobre ciência e tecnologia produz efeitos de sentidos. Além disso, compreendemos que aquilo que não é dito também contribui para a produção de sentidos. Dessa forma, enfatizamos o trabalho com as histórias de leituras de estudantes como uma forma pertinente de abordar a heterogeneidade de formações discursivas, estas pautadas em experiências, conhecimentos e expectativas, construídos ao longo de suas vidas, culminando em diferentes entendimentos sobre ciência e tecnologia.Abstract:The concern with the functioning of language in science and technology education has led us to ways that question the illusion of language transparency. In this work we present a reflection on the activities developed within a discipline in which we prioritize discussions on the concept of discourse and on meanings about Science, Technology and Society (STS) relations. We understand that these discourses do not only communicate about such content, but also what and how is spoken about science and technology produces effects of meaning. Moreover, we understand that what is not said also contributes to meaning build up. In this regard, we emphasize the work with the stories of students’ readings as an adequate way to understand the heterogeneity of discursive formations based on experiences, knowledge and experients build along their lives, , culminating in different understandings about science and technology.Key words: Science and technolog. Education. Teacher education reading
id UNICAMP-18_0ed1b883da370b8110dc0989bda1975e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643279
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e TecnologiaEducação em ciência e tecnologia. Formação de professores. LeituraEducaçãoA preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma disciplina na qual privilegiamos discussões sobre a noção de discurso e aprofundamentos acerca dos sentidos construídos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Entendemos que esses discursos não apenas comunicam sobre tais conteúdos, mas que aquilo que se fala e como se fala da/sobre ciência e tecnologia produz efeitos de sentidos. Além disso, compreendemos que aquilo que não é dito também contribui para a produção de sentidos. Dessa forma, enfatizamos o trabalho com as histórias de leituras de estudantes como uma forma pertinente de abordar a heterogeneidade de formações discursivas, estas pautadas em experiências, conhecimentos e expectativas, construídos ao longo de suas vidas, culminando em diferentes entendimentos sobre ciência e tecnologia.Abstract:The concern with the functioning of language in science and technology education has led us to ways that question the illusion of language transparency. In this work we present a reflection on the activities developed within a discipline in which we prioritize discussions on the concept of discourse and on meanings about Science, Technology and Society (STS) relations. We understand that these discourses do not only communicate about such content, but also what and how is spoken about science and technology produces effects of meaning. Moreover, we understand that what is not said also contributes to meaning build up. In this regard, we emphasize the work with the stories of students’ readings as an adequate way to understand the heterogeneity of discursive formations based on experiences, knowledge and experients build along their lives, , culminating in different understandings about science and technology.Key words: Science and technolog. Education. Teacher education readingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 59-70Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 59-70Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 59-701980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279/10848Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassiani, SuzaniLinsingen, IrlanGiraldi, Patricia Montanari2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643279Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
title Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
spellingShingle Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
Cassiani, Suzani
Educação em ciência e tecnologia. Formação de professores. Leitura
Educação
title_short Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
title_full Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
title_fullStr Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
title_sort Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia
author Cassiani, Suzani
author_facet Cassiani, Suzani
Linsingen, Irlan
Giraldi, Patricia Montanari
author_role author
author2 Linsingen, Irlan
Giraldi, Patricia Montanari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiani, Suzani
Linsingen, Irlan
Giraldi, Patricia Montanari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciência e tecnologia. Formação de professores. Leitura
Educação
topic Educação em ciência e tecnologia. Formação de professores. Leitura
Educação
description A preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma disciplina na qual privilegiamos discussões sobre a noção de discurso e aprofundamentos acerca dos sentidos construídos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Entendemos que esses discursos não apenas comunicam sobre tais conteúdos, mas que aquilo que se fala e como se fala da/sobre ciência e tecnologia produz efeitos de sentidos. Além disso, compreendemos que aquilo que não é dito também contribui para a produção de sentidos. Dessa forma, enfatizamos o trabalho com as histórias de leituras de estudantes como uma forma pertinente de abordar a heterogeneidade de formações discursivas, estas pautadas em experiências, conhecimentos e expectativas, construídos ao longo de suas vidas, culminando em diferentes entendimentos sobre ciência e tecnologia.Abstract:The concern with the functioning of language in science and technology education has led us to ways that question the illusion of language transparency. In this work we present a reflection on the activities developed within a discipline in which we prioritize discussions on the concept of discourse and on meanings about Science, Technology and Society (STS) relations. We understand that these discourses do not only communicate about such content, but also what and how is spoken about science and technology produces effects of meaning. Moreover, we understand that what is not said also contributes to meaning build up. In this regard, we emphasize the work with the stories of students’ readings as an adequate way to understand the heterogeneity of discursive formations based on experiences, knowledge and experients build along their lives, , culminating in different understandings about science and technology.Key words: Science and technolog. Education. Teacher education reading
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643279/10848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 59-70
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 59-70
Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 59-70
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184757088256