The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437 |
Resumo: | This article discusses the role of games in Rousseau’s pedagogy. Focusing on the book ‘Emile, or On Education’, the text aims to analyze why Rosseau places Emile in competitive exercises among the games and plays proposed by his tutor. If self-love emerges from comparison and competition, natural education should avoid this type of activity. On the other hand, as we can see in the episode analyzed, recreational and sporting activities, when well conducted, can develop physical and moral abilities. The result is sensitive rationality, self-love education, and the use of the “poison” (competition) as a “remedy.” |
id |
UNICAMP-18_54b511b53b06059f425120d1351173d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675437 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episodeO jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos docesO jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos docesJogosAtividades recreativasFormação humanaRousseauEmílioJogosAtividades recreativasFormação humanaRousseauEmílioGamesRecreational activitiesHuman formationRousseauÉmileThis article discusses the role of games in Rousseau’s pedagogy. Focusing on the book ‘Emile, or On Education’, the text aims to analyze why Rosseau places Emile in competitive exercises among the games and plays proposed by his tutor. If self-love emerges from comparison and competition, natural education should avoid this type of activity. On the other hand, as we can see in the episode analyzed, recreational and sporting activities, when well conducted, can develop physical and moral abilities. The result is sensitive rationality, self-love education, and the use of the “poison” (competition) as a “remedy.”O presente artigo busca comentar o papel do jogo na pedagogia de Rousseau. Com foco no livro Emílio ou Da Educação e enfatizando o trecho do “episódio dos doces”, o texto busca analisar o motivo pelo qual Jean-Jacques coloca o jovem Emílio em exercícios competitivos, entre os jogos, e as brincadeiras realizadas pelo preceptor. Pois, se o amor-próprio nasce da comparação e da competição, a educação natural deveria evitar esse tipo de atividade. Mal encaminhada, qualquer atividade competitiva pode resultar no desenvolvimento do amor-próprio e possibilitar a degradação humana. Por outro lado, como se constata no episódio citado, as atividades recreativas ou esportivas, bem encaminhadas, podem desenvolver as habilidades físicas e as morais. O resultado é a racionalidade sensitiva, a educação do amor-próprio e a utilização do “veneno”, a competição, como “remédio”.O presente artigo busca comentar o papel do jogo na pedagogia de Rousseau. Com foco no livro Emílio ou Da Educação e enfatizando o trecho do “episódio dos doces”, o texto busca analisar o motivo pelo qual Jean-Jacques coloca o jovem Emílio em exercícios competitivos, entre os jogos, e as brincadeiras realizadas pelo preceptor. Pois, se o amor-próprio nasce da comparação e da competição, a educação natural deveria evitar esse tipo de atividade. Mal encaminhada, qualquer atividade competitiva pode resultar no desenvolvimento do amor-próprio e possibilitar a degradação humana. Por outro lado, como se constata no episódio citado, as atividades recreativas ou esportivas, bem encaminhadas, podem desenvolver as habilidades físicas e as morais. O resultado é a racionalidade sensitiva, a educação do amor-próprio e a utilização do “veneno”, a competição, como “remédio”.Universidade Estadual de Campinas2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202101201980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33353https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33354Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva , Wilson Alves deLima, Wanderson Pereira2024-01-08T13:49:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675437Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2024-01-08T13:49:28Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces |
title |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode |
spellingShingle |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode Paiva , Wilson Alves de Jogos Atividades recreativas Formação humana Rousseau Emílio Jogos Atividades recreativas Formação humana Rousseau Emílio Games Recreational activities Human formation Rousseau Émile |
title_short |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode |
title_full |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode |
title_fullStr |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode |
title_full_unstemmed |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode |
title_sort |
The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode |
author |
Paiva , Wilson Alves de |
author_facet |
Paiva , Wilson Alves de Lima, Wanderson Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Wanderson Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva , Wilson Alves de Lima, Wanderson Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Atividades recreativas Formação humana Rousseau Emílio Jogos Atividades recreativas Formação humana Rousseau Emílio Games Recreational activities Human formation Rousseau Émile |
topic |
Jogos Atividades recreativas Formação humana Rousseau Emílio Jogos Atividades recreativas Formação humana Rousseau Emílio Games Recreational activities Human formation Rousseau Émile |
description |
This article discusses the role of games in Rousseau’s pedagogy. Focusing on the book ‘Emile, or On Education’, the text aims to analyze why Rosseau places Emile in competitive exercises among the games and plays proposed by his tutor. If self-love emerges from comparison and competition, natural education should avoid this type of activity. On the other hand, as we can see in the episode analyzed, recreational and sporting activities, when well conducted, can develop physical and moral abilities. The result is sensitive rationality, self-love education, and the use of the “poison” (competition) as a “remedy.” |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33353 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil, Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120 Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120 Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190553616384 |