The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva , Wilson Alves de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Wanderson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437
Resumo: This article discusses the role of games in Rousseau’s pedagogy. Focusing on the book ‘Emile, or On Education’, the text aims to analyze why Rosseau places Emile in competitive exercises among the games and plays proposed by his tutor. If self-love emerges from comparison and competition, natural education should avoid this type of activity. On the other hand, as we can see in the episode analyzed, recreational and sporting activities, when well conducted, can develop physical and moral abilities. The result is sensitive rationality, self-love education, and the use of the “poison” (competition) as a “remedy.”
id UNICAMP-18_54b511b53b06059f425120d1351173d2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675437
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episodeO jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos docesO jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos docesJogosAtividades recreativasFormação humanaRousseauEmílioJogosAtividades recreativasFormação humanaRousseauEmílioGamesRecreational activitiesHuman formationRousseauÉmileThis article discusses the role of games in Rousseau’s pedagogy. Focusing on the book ‘Emile, or On Education’, the text aims to analyze why Rosseau places Emile in competitive exercises among the games and plays proposed by his tutor. If self-love emerges from comparison and competition, natural education should avoid this type of activity. On the other hand, as we can see in the episode analyzed, recreational and sporting activities, when well conducted, can develop physical and moral abilities. The result is sensitive rationality, self-love education, and the use of the “poison” (competition) as a “remedy.”O presente artigo busca comentar o papel do jogo na pedagogia de Rousseau. Com foco no livro Emílio ou Da Educação e enfatizando o trecho do “episódio dos doces”, o texto busca analisar o motivo pelo qual Jean-Jacques coloca o jovem Emílio em exercícios competitivos, entre os jogos, e as brincadeiras realizadas pelo preceptor. Pois, se o amor-próprio nasce da comparação e da competição, a educação natural deveria evitar esse tipo de atividade. Mal encaminhada, qualquer atividade competitiva pode resultar no desenvolvimento do amor-próprio e possibilitar a degradação humana. Por outro lado, como se constata no episódio citado, as atividades recreativas ou esportivas, bem encaminhadas, podem desenvolver as habilidades físicas e as morais. O resultado é a racionalidade sensitiva, a educação do amor-próprio e a utilização do “veneno”, a competição, como “remédio”.O presente artigo busca comentar o papel do jogo na pedagogia de Rousseau. Com foco no livro Emílio ou Da Educação e enfatizando o trecho do “episódio dos doces”, o texto busca analisar o motivo pelo qual Jean-Jacques coloca o jovem Emílio em exercícios competitivos, entre os jogos, e as brincadeiras realizadas pelo preceptor. Pois, se o amor-próprio nasce da comparação e da competição, a educação natural deveria evitar esse tipo de atividade. Mal encaminhada, qualquer atividade competitiva pode resultar no desenvolvimento do amor-próprio e possibilitar a degradação humana. Por outro lado, como se constata no episódio citado, as atividades recreativas ou esportivas, bem encaminhadas, podem desenvolver as habilidades físicas e as morais. O resultado é a racionalidade sensitiva, a educação do amor-próprio e a utilização do “veneno”, a competição, como “remédio”.Universidade Estadual de Campinas2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202101201980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33353https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33354Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva , Wilson Alves deLima, Wanderson Pereira2024-01-08T13:49:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675437Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2024-01-08T13:49:28Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces
O jogo na Pedagogia de Rousseau: uma leitura do episódio dos doces
title The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
spellingShingle The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
Paiva , Wilson Alves de
Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio
Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio
Games
Recreational activities
Human formation
Rousseau
Émile
title_short The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
title_full The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
title_fullStr The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
title_full_unstemmed The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
title_sort The game in Rousseau’s pedagogy: a reading of the sweets episode
author Paiva , Wilson Alves de
author_facet Paiva , Wilson Alves de
Lima, Wanderson Pereira
author_role author
author2 Lima, Wanderson Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva , Wilson Alves de
Lima, Wanderson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio
Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio
Games
Recreational activities
Human formation
Rousseau
Émile
topic Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio
Jogos
Atividades recreativas
Formação humana
Rousseau
Emílio
Games
Recreational activities
Human formation
Rousseau
Émile
description This article discusses the role of games in Rousseau’s pedagogy. Focusing on the book ‘Emile, or On Education’, the text aims to analyze why Rosseau places Emile in competitive exercises among the games and plays proposed by his tutor. If self-love emerges from comparison and competition, natural education should avoid this type of activity. On the other hand, as we can see in the episode analyzed, recreational and sporting activities, when well conducted, can develop physical and moral abilities. The result is sensitive rationality, self-love education, and the use of the “poison” (competition) as a “remedy.”
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33353
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675437/33354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil, Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120
Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20210120
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190553616384