Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977 |
Resumo: | Inspired by research conducted in Curricula and Daily Life of the Education course at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, the authors, based on the paradigm of complexity (Morin, 2003), principles of multireferentiality (Ardoino, 1998 ; Macedo, 2012), and the research approach with everyday life (Alves, 2008) aim to show, in light of the movie Avatar, how online journals can be used as an experiential device which enhances curriculum acts, considering factors such as such as: differences, diversity, alterity, autonomy, and authorship, among others. In this perspective, they bring education and arts closer together, encompassing the cultural, historical, literary, and political aspects inherent to the film. |
id |
UNICAMP-18_56472fba644ec494ad221f08b3fa2b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668977 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar filmDiários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme AvatarDiários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme AvatarCinemaAtos de currículoDiários onlineCiberculturaCinemaAtos de currículoDiários onlineCiberculturaCinemaActs of curriculumOnline journalsCybercultureInspired by research conducted in Curricula and Daily Life of the Education course at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, the authors, based on the paradigm of complexity (Morin, 2003), principles of multireferentiality (Ardoino, 1998 ; Macedo, 2012), and the research approach with everyday life (Alves, 2008) aim to show, in light of the movie Avatar, how online journals can be used as an experiential device which enhances curriculum acts, considering factors such as such as: differences, diversity, alterity, autonomy, and authorship, among others. In this perspective, they bring education and arts closer together, encompassing the cultural, historical, literary, and political aspects inherent to the film.Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.Universidade Estadual de Campinas2022-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e201901241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28300https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28301Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Mirian Maia do Santos, Rosemary dos Santos, Edméa 2022-12-07T13:43:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668977Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:43:56Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar |
title |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film |
spellingShingle |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film Amaral, Mirian Maia do Cinema Atos de currículo Diários online Cibercultura Cinema Atos de currículo Diários online Cibercultura Cinema Acts of curriculum Online journals Cyberculture |
title_short |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film |
title_full |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film |
title_fullStr |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film |
title_full_unstemmed |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film |
title_sort |
Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film |
author |
Amaral, Mirian Maia do |
author_facet |
Amaral, Mirian Maia do Santos, Rosemary dos Santos, Edméa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rosemary dos Santos, Edméa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Mirian Maia do Santos, Rosemary dos Santos, Edméa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Atos de currículo Diários online Cibercultura Cinema Atos de currículo Diários online Cibercultura Cinema Acts of curriculum Online journals Cyberculture |
topic |
Cinema Atos de currículo Diários online Cibercultura Cinema Atos de currículo Diários online Cibercultura Cinema Acts of curriculum Online journals Cyberculture |
description |
Inspired by research conducted in Curricula and Daily Life of the Education course at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, the authors, based on the paradigm of complexity (Morin, 2003), principles of multireferentiality (Ardoino, 1998 ; Macedo, 2012), and the research approach with everyday life (Alves, 2008) aim to show, in light of the movie Avatar, how online journals can be used as an experiential device which enhances curriculum acts, considering factors such as such as: differences, diversity, alterity, autonomy, and authorship, among others. In this perspective, they bring education and arts closer together, encompassing the cultural, historical, literary, and political aspects inherent to the film. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28300 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124 Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124 Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190057639936 |