Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Mirian Maia do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Rosemary dos, Santos, Edméa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977
Resumo: Inspired by research conducted in Curricula and Daily Life of the Education course at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, the authors, based on the paradigm of complexity (Morin, 2003), principles of multireferentiality (Ardoino, 1998 ; Macedo, 2012), and the research approach with everyday life (Alves, 2008) aim to show, in light of the movie Avatar, how online journals can be used as an experiential device which enhances curriculum acts, considering factors such as such as: differences, diversity, alterity, autonomy, and authorship, among others. In this perspective, they bring education and arts closer together, encompassing the cultural, historical, literary, and political aspects inherent to the film.
id UNICAMP-18_56472fba644ec494ad221f08b3fa2b80
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668977
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar filmDiários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme AvatarDiários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme AvatarCinemaAtos de currículoDiários onlineCiberculturaCinemaAtos de currículoDiários onlineCiberculturaCinemaActs of curriculumOnline journalsCybercultureInspired by research conducted in Curricula and Daily Life of the Education course at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, the authors, based on the paradigm of complexity (Morin, 2003), principles of multireferentiality (Ardoino, 1998 ; Macedo, 2012), and the research approach with everyday life (Alves, 2008) aim to show, in light of the movie Avatar, how online journals can be used as an experiential device which enhances curriculum acts, considering factors such as such as: differences, diversity, alterity, autonomy, and authorship, among others. In this perspective, they bring education and arts closer together, encompassing the cultural, historical, literary, and political aspects inherent to the film.Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.Universidade Estadual de Campinas2022-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e201901241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28300https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28301Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Mirian Maia do Santos, Rosemary dos Santos, Edméa 2022-12-07T13:43:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668977Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:43:56Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar
Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar
title Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
spellingShingle Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
Amaral, Mirian Maia do
Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura
Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura
Cinema
Acts of curriculum
Online journals
Cyberculture
title_short Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
title_full Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
title_fullStr Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
title_full_unstemmed Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
title_sort Online journals as research-training devices: a conversation with the Avatar film
author Amaral, Mirian Maia do
author_facet Amaral, Mirian Maia do
Santos, Rosemary dos
Santos, Edméa
author_role author
author2 Santos, Rosemary dos
Santos, Edméa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Mirian Maia do
Santos, Rosemary dos
Santos, Edméa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura
Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura
Cinema
Acts of curriculum
Online journals
Cyberculture
topic Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura
Cinema
Atos de currículo
Diários online
Cibercultura
Cinema
Acts of curriculum
Online journals
Cyberculture
description Inspired by research conducted in Curricula and Daily Life of the Education course at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, the authors, based on the paradigm of complexity (Morin, 2003), principles of multireferentiality (Ardoino, 1998 ; Macedo, 2012), and the research approach with everyday life (Alves, 2008) aim to show, in light of the movie Avatar, how online journals can be used as an experiential device which enhances curriculum acts, considering factors such as such as: differences, diversity, alterity, autonomy, and authorship, among others. In this perspective, they bring education and arts closer together, encompassing the cultural, historical, literary, and political aspects inherent to the film.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28300
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668977/28301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190124
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190057639936