Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cinthia Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894
Resumo: Este trabalho propõe a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio. Tal documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e faz parte do processo de reorganização do Ensino Médio. A partir de algumas idéias que fundamentam a análise de conteúdo, foi possível identificar seis temas tratados no documento em questão: esporte, saúde, corpo, prática pedagógica, papel profissional e finalidades da disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao término da análise, podese notar que essestemas, além de superficiais, são confusos e contraditórios. Não há distinção entre as diferentes teorias presentes no debate acadêmico da Educação Física, ocasionando uma infeliz tentativa de reunir as diferentes concepções a respeito da área. Tais concepções implicam profundas diferenças na prática pedagógica, o que leva a pensar na necessidade de revisão documental.Abstract: This study, proposes an analysis of the National Curricular Parameters/ PhysicalEducation/High School. The document mentioned above was created by the Ministry of Education and Sports and is part of the High School re-organization processo Based on ideas that are the foundation for the content analyses, it was possible to identify six themes dealt with in the document: sports, health, body, pedagogical practice, professional role and aims of the subject Physical Education in High School. By the end of the analyses, it was possible to notice that these themes, besides being superficial, were aIso confUsing and contradictory. There was no distinction betWeen the different theories presented during the academic debate of Physical Education, causing an unsuccessful attempt to gather different concepts concerning the area. Such concepts imply in deep differences regarding pedagogical practice, which lead us to consider the need to perform a revision of the documentoKeywords: Document analysis. National curricular parameters. Physical education at school. High school
id UNICAMP-18_5677c961cced57cd93bffee887b19096
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643894
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédioAnálise documental. Parâmetros curriculares nacionais. Educação física escolar. Ensino médioEducaçãoEste trabalho propõe a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio. Tal documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e faz parte do processo de reorganização do Ensino Médio. A partir de algumas idéias que fundamentam a análise de conteúdo, foi possível identificar seis temas tratados no documento em questão: esporte, saúde, corpo, prática pedagógica, papel profissional e finalidades da disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao término da análise, podese notar que essestemas, além de superficiais, são confusos e contraditórios. Não há distinção entre as diferentes teorias presentes no debate acadêmico da Educação Física, ocasionando uma infeliz tentativa de reunir as diferentes concepções a respeito da área. Tais concepções implicam profundas diferenças na prática pedagógica, o que leva a pensar na necessidade de revisão documental.Abstract: This study, proposes an analysis of the National Curricular Parameters/ PhysicalEducation/High School. The document mentioned above was created by the Ministry of Education and Sports and is part of the High School re-organization processo Based on ideas that are the foundation for the content analyses, it was possible to identify six themes dealt with in the document: sports, health, body, pedagogical practice, professional role and aims of the subject Physical Education in High School. By the end of the analyses, it was possible to notice that these themes, besides being superficial, were aIso confUsing and contradictory. There was no distinction betWeen the different theories presented during the academic debate of Physical Education, causing an unsuccessful attempt to gather different concepts concerning the area. Such concepts imply in deep differences regarding pedagogical practice, which lead us to consider the need to perform a revision of the documentoKeywords: Document analysis. National curricular parameters. Physical education at school. High schoolUniversidade Estadual de Campinas2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894Pro-Posições; Vol. 14 No. 2: maio./ago.2003[41]; 177-194Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 2: maio./ago.2003[41]; 177-194Pro-Posições; v. 14 n. 2: maio./ago.2003[41]; 177-1941980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894/11363Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cinthia Lopes2016-03-04T13:56:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643894Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-04T13:56:36Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
title Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
spellingShingle Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
Silva, Cinthia Lopes
Análise documental. Parâmetros curriculares nacionais. Educação física escolar. Ensino médio
Educação
title_short Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
title_full Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
title_fullStr Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
title_full_unstemmed Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
title_sort Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
author Silva, Cinthia Lopes
author_facet Silva, Cinthia Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cinthia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Análise documental. Parâmetros curriculares nacionais. Educação física escolar. Ensino médio
Educação
topic Análise documental. Parâmetros curriculares nacionais. Educação física escolar. Ensino médio
Educação
description Este trabalho propõe a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio. Tal documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e faz parte do processo de reorganização do Ensino Médio. A partir de algumas idéias que fundamentam a análise de conteúdo, foi possível identificar seis temas tratados no documento em questão: esporte, saúde, corpo, prática pedagógica, papel profissional e finalidades da disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao término da análise, podese notar que essestemas, além de superficiais, são confusos e contraditórios. Não há distinção entre as diferentes teorias presentes no debate acadêmico da Educação Física, ocasionando uma infeliz tentativa de reunir as diferentes concepções a respeito da área. Tais concepções implicam profundas diferenças na prática pedagógica, o que leva a pensar na necessidade de revisão documental.Abstract: This study, proposes an analysis of the National Curricular Parameters/ PhysicalEducation/High School. The document mentioned above was created by the Ministry of Education and Sports and is part of the High School re-organization processo Based on ideas that are the foundation for the content analyses, it was possible to identify six themes dealt with in the document: sports, health, body, pedagogical practice, professional role and aims of the subject Physical Education in High School. By the end of the analyses, it was possible to notice that these themes, besides being superficial, were aIso confUsing and contradictory. There was no distinction betWeen the different theories presented during the academic debate of Physical Education, causing an unsuccessful attempt to gather different concepts concerning the area. Such concepts imply in deep differences regarding pedagogical practice, which lead us to consider the need to perform a revision of the documentoKeywords: Document analysis. National curricular parameters. Physical education at school. High school
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894/11363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 2: maio./ago.2003[41]; 177-194
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 2: maio./ago.2003[41]; 177-194
Pro-Posições; v. 14 n. 2: maio./ago.2003[41]; 177-194
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186505064448