As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levinson, Ralph
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011
Resumo: Os avanços na ciência biomédica têm importantes implicações para a tomada de decisão em políticas públicas e para o ensino nas escolas. O discurso reducionista predominante impede o entendimento das questões éticas que surgem a partir desse tópico complexo. A pesquisa que foi feita sobre os desafios pedagógicos, com os quais os professores de ciências e de humanidades se deparam ao lidar com as questões éticas em ciência, pode ajudar a estabelecer o que deve ser investigado para a avaliação de critérios efetivos de ensino de temas controversos em ciência.Abstract: Advances in biomedical science have important implications for public policy decision-making and teaching in schools. Understanding the ethical issues arising from this complex topic is impeded by the predominant reductionist discourse. Research that has been done into the pedagogical challenges facing science teachers and humanities teachers in addressing ethical issuesin science, can help to generate the appropriate research questions to evaluate effective criteria in teaching controversial issues in science.Descriptors: Science. Ethics. Reductionism. Teaching. Subject areas
id UNICAMP-18_608f4e0f939498a536083a98c92edece
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644011
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?Ciência. Ética. Reducionismo. EnsinoEducaçãoOs avanços na ciência biomédica têm importantes implicações para a tomada de decisão em políticas públicas e para o ensino nas escolas. O discurso reducionista predominante impede o entendimento das questões éticas que surgem a partir desse tópico complexo. A pesquisa que foi feita sobre os desafios pedagógicos, com os quais os professores de ciências e de humanidades se deparam ao lidar com as questões éticas em ciência, pode ajudar a estabelecer o que deve ser investigado para a avaliação de critérios efetivos de ensino de temas controversos em ciência.Abstract: Advances in biomedical science have important implications for public policy decision-making and teaching in schools. Understanding the ethical issues arising from this complex topic is impeded by the predominant reductionist discourse. Research that has been done into the pedagogical challenges facing science teachers and humanities teachers in addressing ethical issuesin science, can help to generate the appropriate research questions to evaluate effective criteria in teaching controversial issues in science.Descriptors: Science. Ethics. Reductionism. Teaching. Subject areasUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 62-72Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 62-72Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 62-721980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011/11460Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLevinson, Ralph2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644011Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
title As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
spellingShingle As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
Levinson, Ralph
Ciência. Ética. Reducionismo. Ensino
Educação
title_short As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
title_full As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
title_fullStr As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
title_full_unstemmed As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
title_sort As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
author Levinson, Ralph
author_facet Levinson, Ralph
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levinson, Ralph
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência. Ética. Reducionismo. Ensino
Educação
topic Ciência. Ética. Reducionismo. Ensino
Educação
description Os avanços na ciência biomédica têm importantes implicações para a tomada de decisão em políticas públicas e para o ensino nas escolas. O discurso reducionista predominante impede o entendimento das questões éticas que surgem a partir desse tópico complexo. A pesquisa que foi feita sobre os desafios pedagógicos, com os quais os professores de ciências e de humanidades se deparam ao lidar com as questões éticas em ciência, pode ajudar a estabelecer o que deve ser investigado para a avaliação de critérios efetivos de ensino de temas controversos em ciência.Abstract: Advances in biomedical science have important implications for public policy decision-making and teaching in schools. Understanding the ethical issues arising from this complex topic is impeded by the predominant reductionist discourse. Research that has been done into the pedagogical challenges facing science teachers and humanities teachers in addressing ethical issuesin science, can help to generate the appropriate research questions to evaluate effective criteria in teaching controversial issues in science.Descriptors: Science. Ethics. Reductionism. Teaching. Subject areas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011/11460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 62-72
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 62-72
Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 62-72
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186879406080