As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011 |
Resumo: | Os avanços na ciência biomédica têm importantes implicações para a tomada de decisão em políticas públicas e para o ensino nas escolas. O discurso reducionista predominante impede o entendimento das questões éticas que surgem a partir desse tópico complexo. A pesquisa que foi feita sobre os desafios pedagógicos, com os quais os professores de ciências e de humanidades se deparam ao lidar com as questões éticas em ciência, pode ajudar a estabelecer o que deve ser investigado para a avaliação de critérios efetivos de ensino de temas controversos em ciência.Abstract: Advances in biomedical science have important implications for public policy decision-making and teaching in schools. Understanding the ethical issues arising from this complex topic is impeded by the predominant reductionist discourse. Research that has been done into the pedagogical challenges facing science teachers and humanities teachers in addressing ethical issuesin science, can help to generate the appropriate research questions to evaluate effective criteria in teaching controversial issues in science.Descriptors: Science. Ethics. Reductionism. Teaching. Subject areas |
id |
UNICAMP-18_608f4e0f939498a536083a98c92edece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644011 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência?Ciência. Ética. Reducionismo. EnsinoEducaçãoOs avanços na ciência biomédica têm importantes implicações para a tomada de decisão em políticas públicas e para o ensino nas escolas. O discurso reducionista predominante impede o entendimento das questões éticas que surgem a partir desse tópico complexo. A pesquisa que foi feita sobre os desafios pedagógicos, com os quais os professores de ciências e de humanidades se deparam ao lidar com as questões éticas em ciência, pode ajudar a estabelecer o que deve ser investigado para a avaliação de critérios efetivos de ensino de temas controversos em ciência.Abstract: Advances in biomedical science have important implications for public policy decision-making and teaching in schools. Understanding the ethical issues arising from this complex topic is impeded by the predominant reductionist discourse. Research that has been done into the pedagogical challenges facing science teachers and humanities teachers in addressing ethical issuesin science, can help to generate the appropriate research questions to evaluate effective criteria in teaching controversial issues in science.Descriptors: Science. Ethics. Reductionism. Teaching. Subject areasUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 62-72Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 62-72Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 62-721980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011/11460Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLevinson, Ralph2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644011Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
title |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
spellingShingle |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? Levinson, Ralph Ciência. Ética. Reducionismo. Ensino Educação |
title_short |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
title_full |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
title_fullStr |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
title_full_unstemmed |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
title_sort |
As Ciências ou as Humanidades: Quem deve ensinar as controvérsiasem Ciência? |
author |
Levinson, Ralph |
author_facet |
Levinson, Ralph |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levinson, Ralph |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência. Ética. Reducionismo. Ensino Educação |
topic |
Ciência. Ética. Reducionismo. Ensino Educação |
description |
Os avanços na ciência biomédica têm importantes implicações para a tomada de decisão em políticas públicas e para o ensino nas escolas. O discurso reducionista predominante impede o entendimento das questões éticas que surgem a partir desse tópico complexo. A pesquisa que foi feita sobre os desafios pedagógicos, com os quais os professores de ciências e de humanidades se deparam ao lidar com as questões éticas em ciência, pode ajudar a estabelecer o que deve ser investigado para a avaliação de critérios efetivos de ensino de temas controversos em ciência.Abstract: Advances in biomedical science have important implications for public policy decision-making and teaching in schools. Understanding the ethical issues arising from this complex topic is impeded by the predominant reductionist discourse. Research that has been done into the pedagogical challenges facing science teachers and humanities teachers in addressing ethical issuesin science, can help to generate the appropriate research questions to evaluate effective criteria in teaching controversial issues in science.Descriptors: Science. Ethics. Reductionism. Teaching. Subject areas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644011/11460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 62-72 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 62-72 Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 62-72 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186879406080 |