A Produção do Sujeito de Altas Habilidades em Matemática e a Inclusão Escolar na Educação Contemporânea
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656401 |
Resumo: | Entendendo as altas habilidades em Matemática como práticas que, em meio a relações de poder-saber, identificam, comparam e classificam os sujeitos-alunos como sendo portadores de altas habilidades, este artigo tem por objetivo discutir como jogos de poder-linguagem produzem essas formas-sujeito na escola contemporânea. A produção analítico-conceitual tomou como base os pensamentos de M. Foucault e autores afins, no que se refere às discussões sobre linguagem, práticas discursivas, relações de poder e formas de governo. Na esteira desses estudos, pensa-se a política educacional inclusiva, destacando seus efeitos nas maneiras de se orientarem condutas e performances no âmbito do neoliberalismo e seus efeitos na escola contemporânea no Brasil. Assim, as altas habilidades não constituem apenas uma atualização de nomenclatura ou uma mera acomodação de vocabulário, mas diz respeito a todo um jogo de poder e classificação que no espaço escolar produz “o sujeito-aluno portador de altas habilidades” a partir de normas, processos e finalidades comportamentais e performativas. |
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A Produção do Sujeito de Altas Habilidades em Matemática e a Inclusão Escolar na Educação ContemporâneaThe Production of the Subject with High Abilities in Mathematics and School Inclusion in Contemporary EducationSujeito de altas habilidadesMatemáticaNeoliberalismo educacionalInclusão escolarJogos de poder-linguagemSubject with high abilitiesMathematicsEducational neoliberalismSchool inclusionPower-language gamesEntendendo as altas habilidades em Matemática como práticas que, em meio a relações de poder-saber, identificam, comparam e classificam os sujeitos-alunos como sendo portadores de altas habilidades, este artigo tem por objetivo discutir como jogos de poder-linguagem produzem essas formas-sujeito na escola contemporânea. A produção analítico-conceitual tomou como base os pensamentos de M. Foucault e autores afins, no que se refere às discussões sobre linguagem, práticas discursivas, relações de poder e formas de governo. Na esteira desses estudos, pensa-se a política educacional inclusiva, destacando seus efeitos nas maneiras de se orientarem condutas e performances no âmbito do neoliberalismo e seus efeitos na escola contemporânea no Brasil. Assim, as altas habilidades não constituem apenas uma atualização de nomenclatura ou uma mera acomodação de vocabulário, mas diz respeito a todo um jogo de poder e classificação que no espaço escolar produz “o sujeito-aluno portador de altas habilidades” a partir de normas, processos e finalidades comportamentais e performativas.Understanding high abilities in Mathematics as practices that amidst power-knowledge relations identify, compare, and classify the student-subjects as persons with high abilities, this article aims to discuss how power-language games produce these subject-forms in contemporary school. Our analytical-conceptual production was based on the thoughts of M. Foucault and related authors in relation to language, discursive practices, power relations, and forms of government. Following these studies, the inclusive educational policy is analyzed, emphasizing its effects on how conducts and performances are handled in the context of neoliberalism, as well as its effects on contemporary school in Brazil. Thus, high abilities constitute no mere update of nomenclature or adjustment of vocabulary, but refer to a game of power and classification that produces, in the school space, the student-subject with high abilities based on norms, processes, and purposes related to behavior and performance.Universidade Estadual de Campinas2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656401Pro-Posições; Vol. 29 No. 3 (2018): set./dez.; 117-137Pro-Posições; Vol. 29 Núm. 3 (2018): set./dez.; 117-137Pro-Posições; v. 29 n. 3 (2018): set./dez.; 117-1371980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656401/21210Brasil; 2019Brazil; 2019Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessJelinek, Karin Ritter Bello, Samuel Edmundo Lopez2019-08-30T17:28:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656401Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2019-08-30T17:28:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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