A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Denise de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Villan, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010
Resumo: Neste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolarAbstract:This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contextoDescriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity.
id UNICAMP-18_75cb962ff96dd6910da418318551af97
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644010
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. InterdisciplinaridadeEducaçãoNeste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolarAbstract:This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contextoDescriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity.Universidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 47-61Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 47-61Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 47-611980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010/11459Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Denise deVillan, Alberto2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644010Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
title A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
spellingShingle A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
Freitas, Denise de
Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade
Educação
title_short A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
title_full A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
title_fullStr A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
title_full_unstemmed A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
title_sort A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
author Freitas, Denise de
author_facet Freitas, Denise de
Villan, Alberto
author_role author
author2 Villan, Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Denise de
Villan, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade
Educação
topic Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade
Educação
description Neste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolarAbstract:This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contextoDescriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010/11459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 47-61
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 47-61
Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 47-61
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186878357504