A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010 |
Resumo: | Neste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolarAbstract:This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contextoDescriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity. |
id |
UNICAMP-18_75cb962ff96dd6910da418318551af97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644010 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. InterdisciplinaridadeEducaçãoNeste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolarAbstract:This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contextoDescriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity.Universidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 47-61Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 47-61Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 47-611980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010/11459Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Denise deVillan, Alberto2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644010Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
title |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
spellingShingle |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 Freitas, Denise de Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade Educação |
title_short |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
title_full |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
title_fullStr |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
title_full_unstemmed |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
title_sort |
A formação de professores em Ciências: Freiredialogando com a Psicanálise 1 |
author |
Freitas, Denise de |
author_facet |
Freitas, Denise de Villan, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Villan, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Denise de Villan, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade Educação |
topic |
Formação de professor de Ciências. Psicanálise e educação libertadora. Competência dialógica. Interdisciplinaridade Educação |
description |
Neste trabalho focalizamos apreparação do professor de Ciências tomando como referência algumassugestõesque o referencialfreiriano aponta como metas para a educação e, simultaneamente, como a psicanálise poderia interpretar algumas dessas sugestões, tendo presentes asinterferências do inconsciente. Nós também tentamos estabeleceralgumasdiretrizes, capazesde provocar novasidéiasdentro da discussãosobre a formaçãoinicialdo professordeciências,tomando por baseuma experiênciadeformação de professores conduzida nas disciplinas de Prática de Ensino, tendo como meta o estabelecimento de diálogos entre oslicenciandose o contexto escolarAbstract:This work is aimed at discussing science teachers'preparation taking asreference some suggestions which Freirian framework points as goals for education, as well as discussing how pshycoanalysis could lead us to interpret some of these suggestions, considering the interferences from the unconscious. We alsotry to establish some guidelines, capable of provoking new insights into the discussion about sciences teacher initial education, based upon a study on teachers education while conducting T eaching Practive disciplines, having as goal, the establishment of dialogues betWeen the pre-service teachers and the school contextoDescriptors: science teacher education; psychoanalysis and liberatory education; dialogical competence; interdisciplinarity. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644010/11459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 47-61 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 47-61 Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 47-61 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186878357504 |