Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".Summary: The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress. |
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Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!Exclusão/inclusão. Escola inclusiva. Mudanças educacionais. AlteridadeEducaçãoO presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".Summary: The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress.Universidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-211980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992/11441Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSklíar, Carlos2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643992Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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