Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sklíar, Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992
Resumo: O presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".Summary: The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress.
id UNICAMP-18_77b5456dac27f9b7f2776d698bfe7584
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643992
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!Exclusão/inclusão. Escola inclusiva. Mudanças educacionais. AlteridadeEducaçãoO presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".Summary: The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress.Universidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-211980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992/11441Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSklíar, Carlos2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643992Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
title Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
spellingShingle Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
Sklíar, Carlos
Exclusão/inclusão. Escola inclusiva. Mudanças educacionais. Alteridade
Educação
title_short Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
title_full Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
title_fullStr Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
title_full_unstemmed Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
title_sort Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas - e novas - fronteiras em educação!
author Sklíar, Carlos
author_facet Sklíar, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sklíar, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão/inclusão. Escola inclusiva. Mudanças educacionais. Alteridade
Educação
topic Exclusão/inclusão. Escola inclusiva. Mudanças educacionais. Alteridade
Educação
description O presente artigo tem como objetivo colocar sob suspeita os conceitos de "inclusão" e de "escola inclusiva", através de uma análise epistemológica, polí- tica e pedagógica. Com esse objetivo, se discutem os vários sentidos em que podem ser lidas as mudanças em educação e se colocam algumas perguntas relacionadas com a promessa integradora do neoliberalismo, o problema de formação de professores e as representações implícitas sobre a alteridade deficiente nas práticas e nos discursos "inclusivos".Summary: The present work focus on the problem of inclusion through an epistemological, political and pedagogical view. I discussed the different senses in which changes in education are intended and make a few questions about integration promise, teaching formation process and implicit representations about the other disabled in practices and discourses about inclusion.Key-words: Exclusion/inclusion. Mainstream school. Educational changes. Otheress.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643992/11441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21
Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 11-21
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186605727745