DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9612 |
Resumo: | A inclusão educacional é um direito constitucional de todos e é dever do Estado, da família e da sociedade prover meios para assegurar tal direito. Para isto, é necessário levar em consideração as singularidades biológicas, sociais e comportamentais dos indivíduos, além das diversidades de aprendizagem para, então, prover uma educação significativa e universal. Contudo, o modelo educacional predominante ainda se baseia em princípios da exclusão e da homogeneização, tornando necessário a reinvenção da educação. Assim, este projeto de pesquisa visa investigar por meio de revisão literária e pesquisa de campo, práticas bem sucedidas de inclusão educacional afim de reconhecer quais metodologias, recursos e teorias de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas para promoção de tal. Para isto, se utilizará a revisão de literatura e análise de dados, obtidos por meio de questionário, aplicadas à população de professores de Maringá – Paraná, assim, os dados serão comparados de modo a encontrar semelhanças e divergências nestas práticas. Espera-se que através dos resultados, a pesquisa contribua para a literatura e consequentemente para a educação, de modo a reforçar a importância - não apenas reconhecendo, mas também valorizando as práticas educacionais com essa que é a característica humana mais latente na sociedade - a diversidade. |
id |
UNICESU -1_251c59e688c8e951ab165546c7c65dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9612 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINOEscola inclusivaExclusão escolarInclusão escolarInteligências múltiplasPráticas inclusivasA inclusão educacional é um direito constitucional de todos e é dever do Estado, da família e da sociedade prover meios para assegurar tal direito. Para isto, é necessário levar em consideração as singularidades biológicas, sociais e comportamentais dos indivíduos, além das diversidades de aprendizagem para, então, prover uma educação significativa e universal. Contudo, o modelo educacional predominante ainda se baseia em princípios da exclusão e da homogeneização, tornando necessário a reinvenção da educação. Assim, este projeto de pesquisa visa investigar por meio de revisão literária e pesquisa de campo, práticas bem sucedidas de inclusão educacional afim de reconhecer quais metodologias, recursos e teorias de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas para promoção de tal. Para isto, se utilizará a revisão de literatura e análise de dados, obtidos por meio de questionário, aplicadas à população de professores de Maringá – Paraná, assim, os dados serão comparados de modo a encontrar semelhanças e divergências nestas práticas. Espera-se que através dos resultados, a pesquisa contribua para a literatura e consequentemente para a educação, de modo a reforçar a importância - não apenas reconhecendo, mas também valorizando as práticas educacionais com essa que é a característica humana mais latente na sociedade - a diversidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T15:12:11Z2022-04-13T15:12:11Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9612porEncontro Internacional de Produção CientíficaPEREIRA, Gabryelle SilvaFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-14T06:01:51ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
title |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
spellingShingle |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO PEREIRA, Gabryelle Silva Escola inclusiva Exclusão escolar Inclusão escolar Inteligências múltiplas Práticas inclusivas |
title_short |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
title_full |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
title_fullStr |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
title_sort |
DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO |
author |
PEREIRA, Gabryelle Silva |
author_facet |
PEREIRA, Gabryelle Silva FORNO, Letícia Fleig Dal |
author_role |
author |
author2 |
FORNO, Letícia Fleig Dal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Gabryelle Silva FORNO, Letícia Fleig Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola inclusiva Exclusão escolar Inclusão escolar Inteligências múltiplas Práticas inclusivas |
topic |
Escola inclusiva Exclusão escolar Inclusão escolar Inteligências múltiplas Práticas inclusivas |
description |
A inclusão educacional é um direito constitucional de todos e é dever do Estado, da família e da sociedade prover meios para assegurar tal direito. Para isto, é necessário levar em consideração as singularidades biológicas, sociais e comportamentais dos indivíduos, além das diversidades de aprendizagem para, então, prover uma educação significativa e universal. Contudo, o modelo educacional predominante ainda se baseia em princípios da exclusão e da homogeneização, tornando necessário a reinvenção da educação. Assim, este projeto de pesquisa visa investigar por meio de revisão literária e pesquisa de campo, práticas bem sucedidas de inclusão educacional afim de reconhecer quais metodologias, recursos e teorias de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas para promoção de tal. Para isto, se utilizará a revisão de literatura e análise de dados, obtidos por meio de questionário, aplicadas à população de professores de Maringá – Paraná, assim, os dados serão comparados de modo a encontrar semelhanças e divergências nestas práticas. Espera-se que através dos resultados, a pesquisa contribua para a literatura e consequentemente para a educação, de modo a reforçar a importância - não apenas reconhecendo, mas também valorizando as práticas educacionais com essa que é a característica humana mais latente na sociedade - a diversidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-13T15:12:11Z 2022-04-13T15:12:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9612 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771965894033408 |