DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Gabryelle Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9612
Resumo: A inclusão educacional é um direito constitucional de todos e é dever do Estado, da família e da sociedade prover meios para assegurar tal direito. Para isto, é necessário levar em consideração as singularidades biológicas, sociais e comportamentais dos indivíduos, além das diversidades de aprendizagem para, então, prover uma educação significativa e universal. Contudo, o modelo educacional predominante ainda se baseia em princípios da exclusão e da homogeneização, tornando necessário a reinvenção da educação. Assim, este projeto de pesquisa visa investigar por meio de revisão literária e pesquisa de campo, práticas bem sucedidas de inclusão educacional afim de reconhecer quais metodologias, recursos e teorias de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas para promoção de tal. Para isto, se utilizará a revisão de literatura e análise de dados, obtidos por meio de questionário, aplicadas à população de professores de Maringá – Paraná, assim, os dados serão comparados de modo a encontrar semelhanças e divergências nestas práticas. Espera-se que através dos resultados, a pesquisa contribua para a literatura e consequentemente para a educação, de modo a reforçar a importância - não apenas reconhecendo, mas também valorizando as práticas educacionais com essa que é a característica humana mais latente na sociedade - a diversidade.
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