Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768 |
Resumo: | Uma das contribuições que a Psicologia oferece à formação de professores é a análise das crenças - idéias sobre experiências que afetam diretamente as ações - dos envolvidos nesse processo. Este trabalho teve como proposta identificar não apenas as crenças de licenciandos de uma universidade pública acerca dos saberes que julgavam necessários para a atuação docente, mas também as contribuições da Psicologia para sua docência. A análise dessas crenças apontou para a necessidade de uma gestão pedagógica democrática, como base para reflexão, diálogo, trabalho coletivo, formação de senso crítico, formação contínua e respeiro às diferenças como forma de promover auronomia profissional. É fundamental que se tenha um novo olhar sobre a disciplina Psicologia da Educação, presente nos cursos de Licenciarura, concebendo-a como uma disciplina que, dotada de conhecimentos pCl)prios, considere tanto os farores psicológicos, quanto a realidade dos processos educativos, admitindo-os numa inter-relação, ao invés de uma simples aplicação de teorias à prática educativa.Abstract: One of (he contriburions oHcred by Psychology ro the formation of teachers is rhe analysis of bcliefs - ideas about experiences that directly affecr the action - of those involved in rhis processoThis work was aimed at identifYing bcliefs oflicenciaring students from a public universiry, regarding the knowledge thought as necessary for the teaching practice and rhe contriburions of Psychology ro teaching. The analysis of these beliefs indicated the need for a democratic pedagogic management as a basisfor reflection, dialogue, group work, devclopment of critical sense, continuous formation and respect for the differences as a way of promoting professional auronomy. Ir'sextremely necessary to regard educational psychology, present in licenciateship courses (graduation courses) as a discipline which, endowed with its own knowledge, takes into account not only the psychological aspects, but also the facts of the learning processes, taking them rogether inter-related, instead of regarding them as a simplc application of theories ro the educational practicc.Key words: Educational Psychology. Licenciateship courses. Graduatio. Courses. Beliefs |
id |
UNICAMP-18_82a6b85ce27cc7ac5525a2b92e656515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643768 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuiçõesPsicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. CrençasEducaçãoUma das contribuições que a Psicologia oferece à formação de professores é a análise das crenças - idéias sobre experiências que afetam diretamente as ações - dos envolvidos nesse processo. Este trabalho teve como proposta identificar não apenas as crenças de licenciandos de uma universidade pública acerca dos saberes que julgavam necessários para a atuação docente, mas também as contribuições da Psicologia para sua docência. A análise dessas crenças apontou para a necessidade de uma gestão pedagógica democrática, como base para reflexão, diálogo, trabalho coletivo, formação de senso crítico, formação contínua e respeiro às diferenças como forma de promover auronomia profissional. É fundamental que se tenha um novo olhar sobre a disciplina Psicologia da Educação, presente nos cursos de Licenciarura, concebendo-a como uma disciplina que, dotada de conhecimentos pCl)prios, considere tanto os farores psicológicos, quanto a realidade dos processos educativos, admitindo-os numa inter-relação, ao invés de uma simples aplicação de teorias à prática educativa.Abstract: One of (he contriburions oHcred by Psychology ro the formation of teachers is rhe analysis of bcliefs - ideas about experiences that directly affecr the action - of those involved in rhis processoThis work was aimed at identifYing bcliefs oflicenciaring students from a public universiry, regarding the knowledge thought as necessary for the teaching practice and rhe contriburions of Psychology ro teaching. The analysis of these beliefs indicated the need for a democratic pedagogic management as a basisfor reflection, dialogue, group work, devclopment of critical sense, continuous formation and respect for the differences as a way of promoting professional auronomy. Ir'sextremely necessary to regard educational psychology, present in licenciateship courses (graduation courses) as a discipline which, endowed with its own knowledge, takes into account not only the psychological aspects, but also the facts of the learning processes, taking them rogether inter-related, instead of regarding them as a simplc application of theories ro the educational practicc.Key words: Educational Psychology. Licenciateship courses. Graduatio. Courses. BeliefsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 241-2571980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768/11279Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSadalla, Ana Maria Falcão de Aragão2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643768Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
title |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
spellingShingle |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão Psicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. Crenças Educação |
title_short |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
title_full |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
title_fullStr |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
title_full_unstemmed |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
title_sort |
Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições |
author |
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão |
author_facet |
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. Crenças Educação |
topic |
Psicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. Crenças Educação |
description |
Uma das contribuições que a Psicologia oferece à formação de professores é a análise das crenças - idéias sobre experiências que afetam diretamente as ações - dos envolvidos nesse processo. Este trabalho teve como proposta identificar não apenas as crenças de licenciandos de uma universidade pública acerca dos saberes que julgavam necessários para a atuação docente, mas também as contribuições da Psicologia para sua docência. A análise dessas crenças apontou para a necessidade de uma gestão pedagógica democrática, como base para reflexão, diálogo, trabalho coletivo, formação de senso crítico, formação contínua e respeiro às diferenças como forma de promover auronomia profissional. É fundamental que se tenha um novo olhar sobre a disciplina Psicologia da Educação, presente nos cursos de Licenciarura, concebendo-a como uma disciplina que, dotada de conhecimentos pCl)prios, considere tanto os farores psicológicos, quanto a realidade dos processos educativos, admitindo-os numa inter-relação, ao invés de uma simples aplicação de teorias à prática educativa.Abstract: One of (he contriburions oHcred by Psychology ro the formation of teachers is rhe analysis of bcliefs - ideas about experiences that directly affecr the action - of those involved in rhis processoThis work was aimed at identifYing bcliefs oflicenciaring students from a public universiry, regarding the knowledge thought as necessary for the teaching practice and rhe contriburions of Psychology ro teaching. The analysis of these beliefs indicated the need for a democratic pedagogic management as a basisfor reflection, dialogue, group work, devclopment of critical sense, continuous formation and respect for the differences as a way of promoting professional auronomy. Ir'sextremely necessary to regard educational psychology, present in licenciateship courses (graduation courses) as a discipline which, endowed with its own knowledge, takes into account not only the psychological aspects, but also the facts of the learning processes, taking them rogether inter-related, instead of regarding them as a simplc application of theories ro the educational practicc.Key words: Educational Psychology. Licenciateship courses. Graduatio. Courses. Beliefs |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768/11279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257 Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257 Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186145402880 |