Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768
Resumo: Uma das contribuições que a Psicologia oferece à formação de professores é a análise das crenças - idéias sobre experiências que afetam diretamente as ações - dos envolvidos nesse processo. Este trabalho teve como proposta identificar não apenas as crenças de licenciandos de uma universidade pública acerca dos saberes que julgavam necessários para a atuação docente, mas também as contribuições da Psicologia para sua docência. A análise dessas crenças apontou para a necessidade de uma gestão pedagógica democrática, como base para reflexão, diálogo, trabalho coletivo, formação de senso crítico, formação contínua e respeiro às diferenças como forma de promover auronomia profissional. É fundamental que se tenha um novo olhar sobre a disciplina Psicologia da Educação, presente nos cursos de Licenciarura, concebendo-a como uma disciplina que, dotada de conhecimentos pCl)prios, considere tanto os farores psicológicos, quanto a realidade dos processos educativos, admitindo-os numa inter-relação, ao invés de uma simples aplicação de teorias à prática educativa.Abstract: One of (he contriburions oHcred by Psychology ro the formation of teachers is rhe analysis of bcliefs - ideas about experiences that directly affecr the action - of those involved in rhis processoThis work was aimed at identifYing bcliefs oflicenciaring students from a public universiry, regarding the knowledge thought as necessary for the teaching practice and rhe contriburions of Psychology ro teaching. The analysis of these beliefs indicated the need for a democratic pedagogic management as a basisfor reflection, dialogue, group work, devclopment of critical sense, continuous formation and respect for the differences as a way of promoting professional auronomy. Ir'sextremely necessary to regard educational psychology, present in licenciateship courses (graduation courses) as a discipline which, endowed with its own knowledge, takes into account not only the psychological aspects, but also the facts of the learning processes, taking them rogether inter-related, instead of regarding them as a simplc application of theories ro the educational practicc.Key words: Educational Psychology. Licenciateship courses. Graduatio. Courses. Beliefs
id UNICAMP-18_82a6b85ce27cc7ac5525a2b92e656515
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643768
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuiçõesPsicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. CrençasEducaçãoUma das contribuições que a Psicologia oferece à formação de professores é a análise das crenças - idéias sobre experiências que afetam diretamente as ações - dos envolvidos nesse processo. Este trabalho teve como proposta identificar não apenas as crenças de licenciandos de uma universidade pública acerca dos saberes que julgavam necessários para a atuação docente, mas também as contribuições da Psicologia para sua docência. A análise dessas crenças apontou para a necessidade de uma gestão pedagógica democrática, como base para reflexão, diálogo, trabalho coletivo, formação de senso crítico, formação contínua e respeiro às diferenças como forma de promover auronomia profissional. É fundamental que se tenha um novo olhar sobre a disciplina Psicologia da Educação, presente nos cursos de Licenciarura, concebendo-a como uma disciplina que, dotada de conhecimentos pCl)prios, considere tanto os farores psicológicos, quanto a realidade dos processos educativos, admitindo-os numa inter-relação, ao invés de uma simples aplicação de teorias à prática educativa.Abstract: One of (he contriburions oHcred by Psychology ro the formation of teachers is rhe analysis of bcliefs - ideas about experiences that directly affecr the action - of those involved in rhis processoThis work was aimed at identifYing bcliefs oflicenciaring students from a public universiry, regarding the knowledge thought as necessary for the teaching practice and rhe contriburions of Psychology ro teaching. The analysis of these beliefs indicated the need for a democratic pedagogic management as a basisfor reflection, dialogue, group work, devclopment of critical sense, continuous formation and respect for the differences as a way of promoting professional auronomy. Ir'sextremely necessary to regard educational psychology, present in licenciateship courses (graduation courses) as a discipline which, endowed with its own knowledge, takes into account not only the psychological aspects, but also the facts of the learning processes, taking them rogether inter-related, instead of regarding them as a simplc application of theories ro the educational practicc.Key words: Educational Psychology. Licenciateship courses. Graduatio. Courses. BeliefsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 241-2571980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768/11279Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSadalla, Ana Maria Falcão de Aragão2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643768Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
title Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
spellingShingle Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
Psicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. Crenças
Educação
title_short Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
title_full Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
title_fullStr Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
title_full_unstemmed Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
title_sort Psicologia e Licenciatura: crenças, dilemas e contribuições
author Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
author_facet Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. Crenças
Educação
topic Psicologia Educacional. Licenciarura. Cursos de graduação. Crenças
Educação
description Uma das contribuições que a Psicologia oferece à formação de professores é a análise das crenças - idéias sobre experiências que afetam diretamente as ações - dos envolvidos nesse processo. Este trabalho teve como proposta identificar não apenas as crenças de licenciandos de uma universidade pública acerca dos saberes que julgavam necessários para a atuação docente, mas também as contribuições da Psicologia para sua docência. A análise dessas crenças apontou para a necessidade de uma gestão pedagógica democrática, como base para reflexão, diálogo, trabalho coletivo, formação de senso crítico, formação contínua e respeiro às diferenças como forma de promover auronomia profissional. É fundamental que se tenha um novo olhar sobre a disciplina Psicologia da Educação, presente nos cursos de Licenciarura, concebendo-a como uma disciplina que, dotada de conhecimentos pCl)prios, considere tanto os farores psicológicos, quanto a realidade dos processos educativos, admitindo-os numa inter-relação, ao invés de uma simples aplicação de teorias à prática educativa.Abstract: One of (he contriburions oHcred by Psychology ro the formation of teachers is rhe analysis of bcliefs - ideas about experiences that directly affecr the action - of those involved in rhis processoThis work was aimed at identifYing bcliefs oflicenciaring students from a public universiry, regarding the knowledge thought as necessary for the teaching practice and rhe contriburions of Psychology ro teaching. The analysis of these beliefs indicated the need for a democratic pedagogic management as a basisfor reflection, dialogue, group work, devclopment of critical sense, continuous formation and respect for the differences as a way of promoting professional auronomy. Ir'sextremely necessary to regard educational psychology, present in licenciateship courses (graduation courses) as a discipline which, endowed with its own knowledge, takes into account not only the psychological aspects, but also the facts of the learning processes, taking them rogether inter-related, instead of regarding them as a simplc application of theories ro the educational practicc.Key words: Educational Psychology. Licenciateship courses. Graduatio. Courses. Beliefs
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643768/11279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257
Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 241-257
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186145402880