Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205 |
Resumo: | Em uma sociedade com profundas transformações tecnológicas e culturais, que modificam não apenas as relações entre as artes, mas também as relações que os indivíduos têm com o mundo simbólico, qual é o lugar do leitor? Como formar um leitor atualmente? Qual a razão para se continuar a ensinar literatura? Partindo de pressupostos teóricos da educação comparada, da teoria dos polissistemas e do letramento literário, buscar-se-á encontrar caminhos de respostas a essas questões, analisando duas configurações paradigmáticas da literatura infantil: as relações com a escola e o livro e, com eles, o processo de aprendizagem da escrita e da formação do leitor, com o objetivo de oferecer, a partir da posição ocupada pelo sistema literário infantil, um horizonte de reflexão sobre o ensino da literatura e a formação do leitor em nossa sociedade pós-literária. |
id |
UNICAMP-18_88b003c313c1a180a043f36ee715402c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647205 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimentoLiteratura infantil. Formação do leitor. Ensino de literaturaEm uma sociedade com profundas transformações tecnológicas e culturais, que modificam não apenas as relações entre as artes, mas também as relações que os indivíduos têm com o mundo simbólico, qual é o lugar do leitor? Como formar um leitor atualmente? Qual a razão para se continuar a ensinar literatura? Partindo de pressupostos teóricos da educação comparada, da teoria dos polissistemas e do letramento literário, buscar-se-á encontrar caminhos de respostas a essas questões, analisando duas configurações paradigmáticas da literatura infantil: as relações com a escola e o livro e, com eles, o processo de aprendizagem da escrita e da formação do leitor, com o objetivo de oferecer, a partir da posição ocupada pelo sistema literário infantil, um horizonte de reflexão sobre o ensino da literatura e a formação do leitor em nossa sociedade pós-literária.Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 47-66Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 47-66Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 47-661980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205/14123Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosson, Rildo2017-03-09T09:25:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647205Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-09T09:25:41Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
title |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
spellingShingle |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento Cosson, Rildo Literatura infantil. Formação do leitor. Ensino de literatura |
title_short |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
title_full |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
title_fullStr |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
title_sort |
Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento |
author |
Cosson, Rildo |
author_facet |
Cosson, Rildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cosson, Rildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil. Formação do leitor. Ensino de literatura |
topic |
Literatura infantil. Formação do leitor. Ensino de literatura |
description |
Em uma sociedade com profundas transformações tecnológicas e culturais, que modificam não apenas as relações entre as artes, mas também as relações que os indivíduos têm com o mundo simbólico, qual é o lugar do leitor? Como formar um leitor atualmente? Qual a razão para se continuar a ensinar literatura? Partindo de pressupostos teóricos da educação comparada, da teoria dos polissistemas e do letramento literário, buscar-se-á encontrar caminhos de respostas a essas questões, analisando duas configurações paradigmáticas da literatura infantil: as relações com a escola e o livro e, com eles, o processo de aprendizagem da escrita e da formação do leitor, com o objetivo de oferecer, a partir da posição ocupada pelo sistema literário infantil, um horizonte de reflexão sobre o ensino da literatura e a formação do leitor em nossa sociedade pós-literária. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205/14123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 47-66 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 47-66 Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 47-66 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188415569920 |