FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Moisés Gonçalves dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Marcela Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934
Resumo: Ler é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros.
id URI-2_66c3744bccb18204b877a7dd7515213b
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1934
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTILLiteraturaLeitura; Literatura; Literatura Infantil; Educação InfantilLiteratura e formação de leitoresLer é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSantos Júnior, Moisés Gonçalves dosda Silva, Marcela Verônica2015-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 159-174Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 159-1741984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934/2045info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1934Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Santos Júnior, Moisés Gonçalves dos
Literatura
Leitura; Literatura; Literatura Infantil; Educação Infantil
Literatura e formação de leitores
title_short FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Santos Júnior, Moisés Gonçalves dos
author_facet Santos Júnior, Moisés Gonçalves dos
da Silva, Marcela Verônica
author_role author
author2 da Silva, Marcela Verônica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior, Moisés Gonçalves dos
da Silva, Marcela Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura; Literatura; Literatura Infantil; Educação Infantil
Literatura e formação de leitores
topic Literatura
Leitura; Literatura; Literatura Infantil; Educação Infantil
Literatura e formação de leitores
description Ler é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934/2045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 159-174
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 159-174
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565276626944