FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934 |
Resumo: | Ler é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros. |
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FORMANDO PEQUENOS LEITORES: O DIREITO E O PODER DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTILLiteraturaLeitura; Literatura; Literatura Infantil; Educação InfantilLiteratura e formação de leitoresLer é (re)interpretar a vida e o mundo pelo prisma da arte, tornando-se processo fundamental na constituição de indivíduos críticos e emancipados. Incentivar a leitura literária desde a mais tenra infância suscita grandes possibilidades desse hábito ser permanente e incorporado por toda a vida pelos pequenos leitores. A premissa maior deste estudo repousa em demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, a relevância e contribuição da literatura no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, formando leitores mesmo quando estes ainda não decifram os códigos linguísticos da leitura e da escrita. Para tanto, pretende-se recorrer a abordagens teóricas sobre o tema presentes nas obras de Antonio Candido (1972; 2004), Regina Zilberman (2003), Nelly Novaes Coelho (2000), Fanny Abramovich (1993), Maria Zaira Turchi (2004) entre outros.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSantos Júnior, Moisés Gonçalves dosda Silva, Marcela Verônica2015-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 159-174Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 159-1741984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1934/2045info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1934Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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