Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luiz Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558
Resumo: O trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. 
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