Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558 |
Resumo: | O trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. |
id |
UNICAMP-18_91cae4c2e4423bfb5d5a629ad8a44460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643558 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do alunoAvaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do alunoAvaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do alunoAvaliaçãoEnsinoAprendizagemEnsino superiorEducaçãoAssessmentTeaching LearningHigher educationAvaliaçãoEnsinoAprendizagemEnsino superiorO trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. O trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. O trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 183-196Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 183-196Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 183-1961980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558/29759Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Luiz Roberto2022-08-11T16:55:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643558Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T16:55:23Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
title |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno Gomes, Luiz Roberto Avaliação Ensino Aprendizagem Ensino superior Educação Assessment Teaching Learning Higher education Avaliação Ensino Aprendizagem Ensino superior |
title_short |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
title_full |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno |
author |
Gomes, Luiz Roberto |
author_facet |
Gomes, Luiz Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luiz Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ensino Aprendizagem Ensino superior Educação Assessment Teaching Learning Higher education Avaliação Ensino Aprendizagem Ensino superior |
topic |
Avaliação Ensino Aprendizagem Ensino superior Educação Assessment Teaching Learning Higher education Avaliação Ensino Aprendizagem Ensino superior |
description |
O trabalho apresenta como tema central a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma investigação das pré-concepções dos professores universitários sobre a avaliação e se estas apresentam ou não uma relação mais objetiva com a aprendizagem. Com a hipótese de trabalho de que a nota tende a ser a expressão do comportamento do aluno e não do conteúdo aprendido, direcionamos nosso olhar para o ensino superior e, neste, para os cursos específicos de formação de professores, o que nos permitiu diagnosticar a existência de uma reflexão incipiente sobre a temática “avaliação da aprendizagem” corroborada por idéias fundamentadas no senso comum. Através de uma amostra de conveniência, que representa uma face do complexo fenômeno da avaliação no ensino superior, destacamos a forte tendência do peso atribuído ao comportamento do aluno, quando o assunto é a nota. O estudo aponta ainda a necessidade de uma reflexão que transcenda os seus aspectos formais e busque uma re-significação da educação, em termos de concepção, de procedimentos e principalmente de formação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558/29759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 183-196 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 183-196 Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 183-196 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185629503488 |