A construção da cidadania no discurso político-educativo: Mitre e sarmiento*
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644075 |
Resumo: | O presente artigo propõe-se indagar acerca do discurso político-educativo de Sarmiento e Mitre, considerados como duas personalidades fundadoras do estado moderno argentino, sustentando como hipótese que, enquanto o primeiro defende a idéia de uma nacionalidade universal, o uso escolar que se fará da obra historiográfica de Mitre contribuirá para a construção de uma nacionalidade argentinizada; dado que se considera que ambos conduzem a dois momentos diferentes da gênese da escola pública argentina.Abstract: Construction of the citizenship by means of the political-educational discourse: Mitre and Sarmiento. This artic1e is aimed at examining the political-educational discourse drawn by Sarmiento and Mitre regarded as founders of the modem Argentinian state, based on the hypothesis that the former supports the universal nationality; however, Mitre's historiographic work used at school will contribute to an Argentinian nationality for both are considered to influence upon two different moments of the genesis of public school in Argentina.Descriptors: citizenship, nationality, public school, teaching of national history |
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A construção da cidadania no discurso político-educativo: Mitre e sarmiento*Cidadania. Nacionalidade. Escola pública. Ensino da história nacionalEducaçãoO presente artigo propõe-se indagar acerca do discurso político-educativo de Sarmiento e Mitre, considerados como duas personalidades fundadoras do estado moderno argentino, sustentando como hipótese que, enquanto o primeiro defende a idéia de uma nacionalidade universal, o uso escolar que se fará da obra historiográfica de Mitre contribuirá para a construção de uma nacionalidade argentinizada; dado que se considera que ambos conduzem a dois momentos diferentes da gênese da escola pública argentina.Abstract: Construction of the citizenship by means of the political-educational discourse: Mitre and Sarmiento. This artic1e is aimed at examining the political-educational discourse drawn by Sarmiento and Mitre regarded as founders of the modem Argentinian state, based on the hypothesis that the former supports the universal nationality; however, Mitre's historiographic work used at school will contribute to an Argentinian nationality for both are considered to influence upon two different moments of the genesis of public school in Argentina.Descriptors: citizenship, nationality, public school, teaching of national historyUniversidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644075Pro-Posições; Vol. 10 No. 2: jul./1999[29]; 26-40Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 2: jul./1999[29]; 26-40Pro-Posições; v. 10 n. 2: jul./1999[29]; 26-401980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644075/11518Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiovine, RenataHuarte, Gabriel2016-03-10T14:03:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644075Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-10T14:03:01Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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