Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razera, Júlio César Castilho Razera
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013
Resumo: A pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.Abstract:The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processoDescriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjects
id UNICAMP-18_9fc16459fcdefe35aec844c5a390cc84
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644013
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docenteEnsino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidosEducaçãoA pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.Abstract:The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processoDescriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjectsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 94-109Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 94-109Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 94-1091980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013/11462Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRazera, Júlio César Castilho Razera2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644013Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
title Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
spellingShingle Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
Razera, Júlio César Castilho Razera
Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos
Educação
title_short Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
title_full Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
title_fullStr Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
title_full_unstemmed Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
title_sort Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
author Razera, Júlio César Castilho Razera
author_facet Razera, Júlio César Castilho Razera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Razera, Júlio César Castilho Razera
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos
Educação
topic Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos
Educação
description A pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.Abstract:The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processoDescriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjects
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013/11462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 94-109
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 94-109
Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 94-109
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186882551808