Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013 |
Resumo: | A pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.Abstract:The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processoDescriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjects |
id |
UNICAMP-18_9fc16459fcdefe35aec844c5a390cc84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644013 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docenteEnsino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidosEducaçãoA pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.Abstract:The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processoDescriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjectsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 94-109Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 94-109Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 94-1091980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013/11462Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRazera, Júlio César Castilho Razera2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644013Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
title |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
spellingShingle |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente Razera, Júlio César Castilho Razera Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos Educação |
title_short |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
title_full |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
title_fullStr |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
title_full_unstemmed |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
title_sort |
Assuntoscontrovertidosno ensinode Ciências: A ética na prática docente |
author |
Razera, Júlio César Castilho Razera |
author_facet |
Razera, Júlio César Castilho Razera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Razera, Júlio César Castilho Razera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos Educação |
topic |
Ensino de Ciências. Ética. Desenvolvimento moral. Assuntos controvertidos Educação |
description |
A pesquisa referida neste artigo teve objetivo de verificar as atitudes que configuram o ensino deBiologia nas controvérsias entre evolucionismo e criacionismo, com respectivas implicações ao processo de desenvolvimento moral dos alunos. Os discursos dos professores foram tratados com recursos metodológicos da semiótica e da técnica de análise de asserção avaliativa. No aspecto geral, asrepresentações mostraram elementos sintáticos de atitudes benéficas à autonomia moral. Por outro lado, a ausência de determinadas percepções éticas, subjacentesa contextos fora do eixo ciência-religião,apresentou-se como contribuição negativa a um processo educacional mais progressista em relação à ética.Abstract:The main purpose of this research was to verify the teacher's anitudes related to the controversal originated between evolutionism and creationism and the pedagogical implications which could bring to the moral development of the involved in the processo Using the semiotic as a resource to analyse High School biology teachers' discourses, subjects of research, were beneficial to students' moral autonomy, even when contrary to the teachers' position. The anitudes pedormed in me discourses still show disapproval to teachers that inhibit the students moral development processo However, the absence of some ethical perceptions, shows traces left by the past educationallines and defects in teaching formation, contributing negatively to the students' moral development processoDescriptors: Science Education. Ethics. Moral development. Controversial subjects |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644013/11462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 94-109 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 94-109 Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 94-109 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186882551808 |