Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razera, Júlio Cesar Castilho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134428
Resumo: Nas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno.
id UNSP_c27ce7e3838131e75042e2ec673ff133
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134428
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuasDesenvolvimento moralÉtica discursivaConhecimento científicoAssuntos controvertidosNas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Razera, Júlio Cesar CastilhoNardi, Roberto [UNESP]2016-03-02T12:56:41Z2016-03-02T12:56:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-12application/pdfhttp://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdfRevista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010.1681-5653http://hdl.handle.net/11449/134428ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf44499477834749459193283186753430Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Iberoamericana de Educacióninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134428Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
title Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
spellingShingle Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
Razera, Júlio Cesar Castilho
Desenvolvimento moral
Ética discursiva
Conhecimento científico
Assuntos controvertidos
title_short Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
title_full Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
title_fullStr Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
title_full_unstemmed Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
title_sort Ensino de ciências e educação moral: uma interface de implicações mútuas
author Razera, Júlio Cesar Castilho
author_facet Razera, Júlio Cesar Castilho
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Razera, Júlio Cesar Castilho
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento moral
Ética discursiva
Conhecimento científico
Assuntos controvertidos
topic Desenvolvimento moral
Ética discursiva
Conhecimento científico
Assuntos controvertidos
description Nas teorias sociomorais que perpassam Piaget, Kohlberg e Habermas, encontramos subsídios para o ensino de Ciências que se estabelece na perspectiva da construção crítica do conhecimento e da desmistificação da visão de ciência, assim como, de forma correspondente, também encontramos nos pressupostos do ensino crítico e desmistificado de Ciências um conjunto de subsídios que potencializa o desenvolvimento moral e a dimensão ética discursiva. Neste artigo, compartilhamos com o leitor alguns de nossos argumentos em prol da existência dessa ainda subestimada interface de implicações mútuas entre Ensino de Ciências e Educação Moral, com a presença de relevantes subsídios teórico-práticos que uma área pode dar à outra. A expectativa é que as discussões apresentadas contribuam para a reflexão do trabalho docente, numa perspectiva de educação científica e moral baseada no processo de construção da autonomia do aluno.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:41Z
2016-03-02T12:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf
Revista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010.
1681-5653
http://hdl.handle.net/11449/134428
ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf
4449947783474945
9193283186753430
url http://www.rieoei.org/deloslectores/3396Castilho.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134428
identifier_str_mv Revista Iberoamericana de Educación, v. 53, n. 3, p. 1-12, 2010.
1681-5653
ISSN1681-5653-2013-53-03-01-12.pdf
4449947783474945
9193283186753430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Educación
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-12
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650340291084288