Práticas avaliativas e aprendizagens significativasem Educação Física:trajetória, orientações legais e implicações pedagógicas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643821 |
Resumo: | A Educação Física precisa reconhecer que, para mudar e transformar as avaliações em práticas significativas, é importante transformar a própria área como um componente curricular significarivopara a formação do indivíduo na escola. Diame disso, nós, professores, não precisamos remer; necessitamos é experimentar práricas avaliativas alternativas, diferenciadas, que coloquem o aluno como sujeito dessa avaliação. Neste sentido, o texto se propõe a recuperar a trajetória legal da Educação Física que tem implicações diretas com as suas diferentes práticas avaliativas, ao longo de sua história no Brasil. Partimos de uma aflição, de uma queixa, existente em nosso meio, acerca da avaliação no ensino da Educação Física na escola de educação básica, principalmente após a promulgação da nova LDB (9.394) e concluímos pensando práticas avaliativas mais significativas.Abstract: Physical Education professionals need to recognize that, in order to make a change and transform evaluation imo significam practice, it is important to make changes in rhe area, as a significam curricular componem to the formation of an individual at school. In face of this, we teachers do not need to fear.We need to try distinct and alternative evaluative practice in which the studem is the subject. In this sense, rhis text proposes to retrace rhe legal roure of Physical Education, which has direcr relarionship wirh different parrerned evaluarive practices during irs history in Brazil. Our srarting poim is a complaint thar is heard in oue field, regarding evaluarion in Physical Education ar Elememary Schools, mainly afrer the promulgarion of the new educarional guiding law (LDB 9.394). Oue conclusion is a reflecrion abour more significant evaluarive pracrices.Key words: Physical educarion. Evaluarion. Laws |
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Práticas avaliativas e aprendizagens significativasem Educação Física:trajetória, orientações legais e implicações pedagógicasEducação Física. Avaliação. LeisEducaçãoA Educação Física precisa reconhecer que, para mudar e transformar as avaliações em práticas significativas, é importante transformar a própria área como um componente curricular significarivopara a formação do indivíduo na escola. Diame disso, nós, professores, não precisamos remer; necessitamos é experimentar práricas avaliativas alternativas, diferenciadas, que coloquem o aluno como sujeito dessa avaliação. Neste sentido, o texto se propõe a recuperar a trajetória legal da Educação Física que tem implicações diretas com as suas diferentes práticas avaliativas, ao longo de sua história no Brasil. Partimos de uma aflição, de uma queixa, existente em nosso meio, acerca da avaliação no ensino da Educação Física na escola de educação básica, principalmente após a promulgação da nova LDB (9.394) e concluímos pensando práticas avaliativas mais significativas.Abstract: Physical Education professionals need to recognize that, in order to make a change and transform evaluation imo significam practice, it is important to make changes in rhe area, as a significam curricular componem to the formation of an individual at school. In face of this, we teachers do not need to fear.We need to try distinct and alternative evaluative practice in which the studem is the subject. In this sense, rhis text proposes to retrace rhe legal roure of Physical Education, which has direcr relarionship wirh different parrerned evaluarive practices during irs history in Brazil. Our srarting poim is a complaint thar is heard in oue field, regarding evaluarion in Physical Education ar Elememary Schools, mainly afrer the promulgarion of the new educarional guiding law (LDB 9.394). Oue conclusion is a reflecrion abour more significant evaluarive pracrices.Key words: Physical educarion. Evaluarion. LawsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643821Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 201-217Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 201-217Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 201-2171980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643821/11310Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Júnior, Marcílio2016-03-03T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643821Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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