Aesthetic education and image reading mediation: a study with children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francez, Letícia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neitzel, Adair de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585
Resumo: This study seeks to reflect on the relationship between the image reading mediation and aesthetic education, whose methodology is the Art-Based Educational Research (PEBA). We collected data in a mediation encounter between 6 and 7-year-old children with artist Marcelo Urizar. We based the study is based on Martins’ discussions on cultural mediation; Duarte and Schiller on aesthetic education; and Heidegger and Larrosa on the concept of experience. Among some perceptions, we understand that, when mediation is dialogical, proposing aesthetic nutrition and fruition, the possibilities of aesthetic education and resignification for the subject are amplified.
id UNICAMP-18_a777d3f060b3a186fe002891e0ed1221
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671585
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Aesthetic education and image reading mediation: a study with childrenEducação estética e mediação de leitura de imagem: um estudo com criançasEducação estética e mediação de leitura de imagem: um estudo com criançasEducação estéticaMediação culturalLeitura de imagemExperiênciaPercepçãoAesthetic educationCultural mediationImage readingExperiencePerceptionEducação estéticaMediação culturalLeitura de imagemExperiênciaPercepçãoThis study seeks to reflect on the relationship between the image reading mediation and aesthetic education, whose methodology is the Art-Based Educational Research (PEBA). We collected data in a mediation encounter between 6 and 7-year-old children with artist Marcelo Urizar. We based the study is based on Martins’ discussions on cultural mediation; Duarte and Schiller on aesthetic education; and Heidegger and Larrosa on the concept of experience. Among some perceptions, we understand that, when mediation is dialogical, proposing aesthetic nutrition and fruition, the possibilities of aesthetic education and resignification for the subject are amplified.Este estudo busca refletir sobre a relação entre mediação de leitura de imagem e educação estética, cuja metodologia é a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (Peba). Os dados foram produzidos em um encontro de mediação para crianças de 6 a 7 anos de idade, com a participação do artista Marcelo Urizar. O estudo baseia-se nas discussões de Martins sobre mediação cultural, de Duarte e Schiller sobre educação estética e de Heidegger e de Larrosa sobre o conceito de experiência. Entre algumas percepções, compreende-se que, quando a mediação é dialógica, de forma a propor a nutrição estética e a fruição, as possibilidades de educação estética e de ressignificação para o sujeito amplificam-se.Este estudo busca refletir sobre a relação entre mediação de leitura de imagem e educação estética, cuja metodologia é a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (Peba). Os dados foram produzidos em um encontro de mediação para crianças de 6 a 7 anos de idade, com a participação do artista Marcelo Urizar. O estudo baseia-se nas discussões de Martins sobre mediação cultural, de Duarte e Schiller sobre educação estética e de Heidegger e de Larrosa sobre o conceito de experiência. Entre algumas percepções, compreende-se que, quando a mediação é dialógica, de forma a propor a nutrição estética e a fruição, as possibilidades de educação estética e de ressignificação para o sujeito amplificam-se.Universidade Estadual de Campinas2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200096Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200096Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202000961980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585/30586https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585/30587Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pró-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFrancez, LetíciaNeitzel, Adair de Aguiar 2023-02-24T18:07:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671585Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-02-24T18:07:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
Educação estética e mediação de leitura de imagem: um estudo com crianças
Educação estética e mediação de leitura de imagem: um estudo com crianças
title Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
spellingShingle Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
Francez, Letícia
Educação estética
Mediação cultural
Leitura de imagem
Experiência
Percepção
Aesthetic education
Cultural mediation
Image reading
Experience
Perception
Educação estética
Mediação cultural
Leitura de imagem
Experiência
Percepção
title_short Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
title_full Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
title_fullStr Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
title_full_unstemmed Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
title_sort Aesthetic education and image reading mediation: a study with children
author Francez, Letícia
author_facet Francez, Letícia
Neitzel, Adair de Aguiar
author_role author
author2 Neitzel, Adair de Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francez, Letícia
Neitzel, Adair de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
Mediação cultural
Leitura de imagem
Experiência
Percepção
Aesthetic education
Cultural mediation
Image reading
Experience
Perception
Educação estética
Mediação cultural
Leitura de imagem
Experiência
Percepção
topic Educação estética
Mediação cultural
Leitura de imagem
Experiência
Percepção
Aesthetic education
Cultural mediation
Image reading
Experience
Perception
Educação estética
Mediação cultural
Leitura de imagem
Experiência
Percepção
description This study seeks to reflect on the relationship between the image reading mediation and aesthetic education, whose methodology is the Art-Based Educational Research (PEBA). We collected data in a mediation encounter between 6 and 7-year-old children with artist Marcelo Urizar. We based the study is based on Martins’ discussions on cultural mediation; Duarte and Schiller on aesthetic education; and Heidegger and Larrosa on the concept of experience. Among some perceptions, we understand that, when mediation is dialogical, proposing aesthetic nutrition and fruition, the possibilities of aesthetic education and resignification for the subject are amplified.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585/30586
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671585/30587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200096
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200096
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200096
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190167740416