o curso de pedagogia e a formação para a educação infant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anamaria Santana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643740
Resumo: O objerivo deste artigo é discutir a formação universirária da professora de educação inhntil. A parrir de um levantamento dos cursos de pedagogia das universidades pÚblicas, oprei por fazer uma análise documental de cinco cursos de pedagogia que têm realizado a formação de professoras para a educação infantil, urilizando o hisrórico dos cursos, os quadros curriculares e as ementas das disciplinas. Os cursos são de universidades federais. A bibliografia iraliana permiriu consrruir uma análise qualitariva a respeito das concepções de criança, infância e educação infantil presentes nesses cursos. A análise dos dados aponta para os seguintes resulrados: o curso de pedagogia rem sido um espaço para a formação de professoras para a educaçãojnfantil, ainda que, com prioridade para a pré-escola; a criança e a infância são remas que começam a ocupar um espaço (restrito) nos cursos de pedagogia; a Psicologia é a área do conhecimento que fundamenta a formação nos cursos de pedagogia; a pesquisa aparece como um elemento fundamental na arriculação reoria-prática; e, finalmente, pode-se identificar a presença incipienre de uma Pedagogia da Educação Infantil, apesar do predomínio do modelo escolar do ensino fundamental.Abstract:The aim of rhis arricle it is to discuss the higher professional training of early childhood education reachers. Considering a research abour the pedagogy courses in public universiries, I chose tO make a documental analysis of five pedagogy courses thar have fÓrmed early childhood educarion teachers, using rhe hisroric deve!opment of rhe courses, rhe syllabuses and rhe schooling discipline summary. The courses are offered by federal universiries.The Iralian bibliography allowed rhe building of a qualitative analysis regarding children's conceptions, childhood and early childhood educarion present in rhose courses. The analysis of the dara indicates rhe following resulrs: the pedagogy course has been used as a space for higher professional rraining of early childhood education reachers (0-6 years old), although prioritizing preschool educarion (4-6 years old); the child and childhood are rhemes thar begin to occupy a (restricred) space in pedagogy courses; psychology is rhe area ofknowledge which founds professional training in pedagogy courses; research appears as a fundamental e!ement in the arriculation berween theory and practice; and, finally, the incipient presence of a Pedagogy ofEarly Childhood educarion can be identified, in spire of the predominance of the school mode! of "Fundamental Education".Key words: Childhood educarion. Courses of pedagogy. Professional training
id UNICAMP-18_b0e71a6715033ecc40575cedf680706a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643740
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling o curso de pedagogia e a formação para a educação infantEducação infantil. Curso de pedagogia. Formação profissionalEducaçãoO objerivo deste artigo é discutir a formação universirária da professora de educação inhntil. A parrir de um levantamento dos cursos de pedagogia das universidades pÚblicas, oprei por fazer uma análise documental de cinco cursos de pedagogia que têm realizado a formação de professoras para a educação infantil, urilizando o hisrórico dos cursos, os quadros curriculares e as ementas das disciplinas. Os cursos são de universidades federais. A bibliografia iraliana permiriu consrruir uma análise qualitariva a respeito das concepções de criança, infância e educação infantil presentes nesses cursos. A análise dos dados aponta para os seguintes resulrados: o curso de pedagogia rem sido um espaço para a formação de professoras para a educaçãojnfantil, ainda que, com prioridade para a pré-escola; a criança e a infância são remas que começam a ocupar um espaço (restrito) nos cursos de pedagogia; a Psicologia é a área do conhecimento que fundamenta a formação nos cursos de pedagogia; a pesquisa aparece como um elemento fundamental na arriculação reoria-prática; e, finalmente, pode-se identificar a presença incipienre de uma Pedagogia da Educação Infantil, apesar do predomínio do modelo escolar do ensino fundamental.Abstract:The aim of rhis arricle it is to discuss the higher professional training of early childhood education reachers. Considering a research abour the pedagogy courses in public universiries, I chose tO make a documental analysis of five pedagogy courses thar have fÓrmed early childhood educarion teachers, using rhe hisroric deve!opment of rhe courses, rhe syllabuses and rhe schooling discipline summary. The courses are offered by federal universiries.The Iralian bibliography allowed rhe building of a qualitative analysis regarding children's conceptions, childhood and early childhood educarion present in rhose courses. The analysis of the dara indicates rhe following resulrs: the pedagogy course has been used as a space for higher professional rraining of early childhood education reachers (0-6 years old), although prioritizing preschool educarion (4-6 years old); the child and childhood are rhemes thar begin to occupy a (restricred) space in pedagogy courses; psychology is rhe area ofknowledge which founds professional training in pedagogy courses; research appears as a fundamental e!ement in the arriculation berween theory and practice; and, finally, the incipient presence of a Pedagogy ofEarly Childhood educarion can be identified, in spire of the predominance of the school mode! of "Fundamental Education".Key words: Childhood educarion. Courses of pedagogy. Professional trainingUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643740Pro-Posições; Vol. 16 No. 2: maio./ago.2005[47]; 159-175Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 2: maio./ago.2005[47]; 159-175Pro-Posições; v. 16 n. 2: maio./ago.2005[47]; 159-1751980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643740/11257Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anamaria Santana2016-03-01T13:43:06Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643740Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:43:06Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
title o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
spellingShingle o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
Silva, Anamaria Santana
Educação infantil. Curso de pedagogia. Formação profissional
Educação
title_short o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
title_full o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
title_fullStr o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
title_full_unstemmed o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
title_sort o curso de pedagogia e a formação para a educação infant
author Silva, Anamaria Santana
author_facet Silva, Anamaria Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anamaria Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Curso de pedagogia. Formação profissional
Educação
topic Educação infantil. Curso de pedagogia. Formação profissional
Educação
description O objerivo deste artigo é discutir a formação universirária da professora de educação inhntil. A parrir de um levantamento dos cursos de pedagogia das universidades pÚblicas, oprei por fazer uma análise documental de cinco cursos de pedagogia que têm realizado a formação de professoras para a educação infantil, urilizando o hisrórico dos cursos, os quadros curriculares e as ementas das disciplinas. Os cursos são de universidades federais. A bibliografia iraliana permiriu consrruir uma análise qualitariva a respeito das concepções de criança, infância e educação infantil presentes nesses cursos. A análise dos dados aponta para os seguintes resulrados: o curso de pedagogia rem sido um espaço para a formação de professoras para a educaçãojnfantil, ainda que, com prioridade para a pré-escola; a criança e a infância são remas que começam a ocupar um espaço (restrito) nos cursos de pedagogia; a Psicologia é a área do conhecimento que fundamenta a formação nos cursos de pedagogia; a pesquisa aparece como um elemento fundamental na arriculação reoria-prática; e, finalmente, pode-se identificar a presença incipienre de uma Pedagogia da Educação Infantil, apesar do predomínio do modelo escolar do ensino fundamental.Abstract:The aim of rhis arricle it is to discuss the higher professional training of early childhood education reachers. Considering a research abour the pedagogy courses in public universiries, I chose tO make a documental analysis of five pedagogy courses thar have fÓrmed early childhood educarion teachers, using rhe hisroric deve!opment of rhe courses, rhe syllabuses and rhe schooling discipline summary. The courses are offered by federal universiries.The Iralian bibliography allowed rhe building of a qualitative analysis regarding children's conceptions, childhood and early childhood educarion present in rhose courses. The analysis of the dara indicates rhe following resulrs: the pedagogy course has been used as a space for higher professional rraining of early childhood education reachers (0-6 years old), although prioritizing preschool educarion (4-6 years old); the child and childhood are rhemes thar begin to occupy a (restricred) space in pedagogy courses; psychology is rhe area ofknowledge which founds professional training in pedagogy courses; research appears as a fundamental e!ement in the arriculation berween theory and practice; and, finally, the incipient presence of a Pedagogy ofEarly Childhood educarion can be identified, in spire of the predominance of the school mode! of "Fundamental Education".Key words: Childhood educarion. Courses of pedagogy. Professional training
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643740
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643740/11257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 2: maio./ago.2005[47]; 159-175
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 2: maio./ago.2005[47]; 159-175
Pro-Posições; v. 16 n. 2: maio./ago.2005[47]; 159-175
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186113945600