Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7731 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000100011 |
Resumo: | O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribuições trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva. |
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Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:24Z2015-06-14T13:45:24Z2013-04-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 159-178, 2013.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7731http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000100011S0103-73072013000100011.pdfS0103-7307201300010001110.1590/S0103-73072013000100011O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribuições trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva.The article discusses geometry for children and its teaching for students from early grades. It takes into account, firstly, the geometry journey at the elementary level since practically the Independence of Brazil. This analysis highlights the presence of Euclidean geometry contents up to the mid-twentieth century. It then analyzes the proposed amendment to the teaching of geometry developed in the 1960s. Thus, this article attempts to show the intentions to modify the contents of this branch of mathematics in search of a redefinition of the 'new elementary': a new elementary knowledge of geometry, coming from the appropriation processes of the contributions made by studies of cognitive psychology.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Grupo de Pesquisa de História da Educação MatemáticaUNIFESP, Depto. de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Grupo de Pesquisa de História da Educação MatemáticaSciELO159-178porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-PosiçõesEducação Matemáticaensino primáriogeometriahistória da Educação Matemáticamathematics educationprimary educationgeometryhistory of mathematics educationQue geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para criançasWhich geometry should we teach? a brief history of the redefinition of elementary mathematics knowledge for childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072013000100011.pdfapplication/pdf660944${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7731/1/S0103-73072013000100011.pdf9c7fe2597f69a19858d8a748b0a025cbMD51open accessTEXTS0103-73072013000100011.pdf.txtS0103-73072013000100011.pdf.txtExtracted texttext/plain46975${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7731/24/S0103-73072013000100011.pdf.txt99530c465e1df9217386b952293a520fMD524open accessTHUMBNAILS0103-73072013000100011.pdf.jpgS0103-73072013000100011.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5036${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7731/26/S0103-73072013000100011.pdf.jpg412ee46efc4160fa03fa3d88849e1781MD526open access11600/77312023-06-03 01:47:36.164open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7731Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:47:36Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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