A Fisiognomoniade Charles Le Brun - a educação da face e a educação do olhar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643735 |
Resumo: | O autor parre da idéia de que olhamos e compreendemos as expressões f.1ciais como expressão das paixões porque aprendemos a vê-Ias, aprendemos a interpretá-Ias, em nossas vidas, em nossas relações sociais, em nossa história e na história. Apresenta a fisiognomonia como fotma de conhecimento, tentando mostrar como ela parricipa da educação, justamente por deixar de ser um campo de conhecimento específico e rornarse uma forma de entendimento esquecida. Aborda os estudos das expressões faciais de Charles Le Bmn, Chanceler da Academia de Pintura e Esculrura de Paris, durante o reinado de Louis XIV, para mostrar como a fisiognomonia do pintor francês, constiruída com astúcia e método, serve a um programa de educação estética e política que, ao mesmo tempo, consolida uma visão mecânica do mundo e cria uma narrativa de legitimação dessa visão.Abstract:The aurhor writes about the idea that we look at facial expressions and understand them as expressions of our passions, because we learn to see them and interpret them in our social relations, in our life stories and in his{Oty.He presents physiognomony as a form ofknowledge, trying to show how it parricipates in education, as it changes from a specific field ofknowledgement to a forgorren form of understanding. He approaches the srudies of fàcial expressions in the work of Charles Le Bmn, the Chancellor of the Paris Academy of Painting and Sculpture during Louis the XIV's dominion. In this paper, the aurhor shows how the French painter's physiognomony, regarded as a crafty method, serves as an aesthetical and political education program that both consolidates a mechanical world vision and creates a narrative of legitimization of this vision.Key words: Educacion. Fisiognomony. Method. Cinema |
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