Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Streck, Danilo R.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434
Resumo: O texto propõe-se a refletir sobre o legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a educação contemporânea. São identificados quatro elementos da pedagogia freireana que são de especial relevância na pedagogia atual: a) a recriação e o cultivo do pensamento utópico; b) a radicalidade como base da ação ético-pedagógica; c) o diálogo como princípio metodológico; d) a libertação da pedagogia para uma nova rigorosidade. Os “ecos de Angicos” ajudam a articular diferentes posições, não temendo o trabalho nas fronteiras das áreas de conhecimento e as perspectivas epistemológicas; ao mesmo tempo, desafiam a ir às raízes e compreender as condições sociais nas quais as práticas educativas estão inseridas e onde são criadas as condições para a emergência dos “inéditos viáveis”.Abstract The article identifies four elements in Freirean pedagogy which are of special relevance for present-day pedagogy: a) the rebirth and cultivation of utopian thinking; b) radicalism as foundation for pedagogical-ethical action; c) dialogue as a methodological principle; e) the liberation of pedagogy. The “echoes” of Angicos help to articulate different positions, not renouncing to work in the frontiers of different fields of knowledge and epistemological perspectives; at the same time, they challenge the need to understand the social conditions in which educational practices are rooted and in which are created the conditions for the emergence of new feasibilities. Keywords Freirean pedagogy, utopian thinking, radical pedagogy, dialogue, methodological rigorousness.
id UNICAMP-18_c37997ed773091f3d20c043f03784568
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642434
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atualPedagogia freireana. Pensamento utópico. Pedagogia radical. Diálogo. Rigorosidade metodológicaEducaçãoO texto propõe-se a refletir sobre o legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a educação contemporânea. São identificados quatro elementos da pedagogia freireana que são de especial relevância na pedagogia atual: a) a recriação e o cultivo do pensamento utópico; b) a radicalidade como base da ação ético-pedagógica; c) o diálogo como princípio metodológico; d) a libertação da pedagogia para uma nova rigorosidade. Os “ecos de Angicos” ajudam a articular diferentes posições, não temendo o trabalho nas fronteiras das áreas de conhecimento e as perspectivas epistemológicas; ao mesmo tempo, desafiam a ir às raízes e compreender as condições sociais nas quais as práticas educativas estão inseridas e onde são criadas as condições para a emergência dos “inéditos viáveis”.Abstract The article identifies four elements in Freirean pedagogy which are of special relevance for present-day pedagogy: a) the rebirth and cultivation of utopian thinking; b) radicalism as foundation for pedagogical-ethical action; c) dialogue as a methodological principle; e) the liberation of pedagogy. The “echoes” of Angicos help to articulate different positions, not renouncing to work in the frontiers of different fields of knowledge and epistemological perspectives; at the same time, they challenge the need to understand the social conditions in which educational practices are rooted and in which are created the conditions for the emergence of new feasibilities. Keywords Freirean pedagogy, utopian thinking, radical pedagogy, dialogue, methodological rigorousness.Universidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434Pro-Posições; Vol. 25 No. 3: set./ dez. 2014 [75]; 83-101Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 3: set./ dez. 2014 [75]; 83-101Pro-Posições; v. 25 n. 3: set./ dez. 2014 [75]; 83-1011980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434/10290Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessStreck, Danilo R.2016-02-18T14:45:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642434Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:37Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
title Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
spellingShingle Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
Streck, Danilo R.
Pedagogia freireana. Pensamento utópico. Pedagogia radical. Diálogo. Rigorosidade metodológica
Educação
title_short Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
title_full Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
title_fullStr Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
title_full_unstemmed Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
title_sort Ecos de Angicos: temas freireanos e a pedagogia atual
author Streck, Danilo R.
author_facet Streck, Danilo R.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Streck, Danilo R.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia freireana. Pensamento utópico. Pedagogia radical. Diálogo. Rigorosidade metodológica
Educação
topic Pedagogia freireana. Pensamento utópico. Pedagogia radical. Diálogo. Rigorosidade metodológica
Educação
description O texto propõe-se a refletir sobre o legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a educação contemporânea. São identificados quatro elementos da pedagogia freireana que são de especial relevância na pedagogia atual: a) a recriação e o cultivo do pensamento utópico; b) a radicalidade como base da ação ético-pedagógica; c) o diálogo como princípio metodológico; d) a libertação da pedagogia para uma nova rigorosidade. Os “ecos de Angicos” ajudam a articular diferentes posições, não temendo o trabalho nas fronteiras das áreas de conhecimento e as perspectivas epistemológicas; ao mesmo tempo, desafiam a ir às raízes e compreender as condições sociais nas quais as práticas educativas estão inseridas e onde são criadas as condições para a emergência dos “inéditos viáveis”.Abstract The article identifies four elements in Freirean pedagogy which are of special relevance for present-day pedagogy: a) the rebirth and cultivation of utopian thinking; b) radicalism as foundation for pedagogical-ethical action; c) dialogue as a methodological principle; e) the liberation of pedagogy. The “echoes” of Angicos help to articulate different positions, not renouncing to work in the frontiers of different fields of knowledge and epistemological perspectives; at the same time, they challenge the need to understand the social conditions in which educational practices are rooted and in which are created the conditions for the emergence of new feasibilities. Keywords Freirean pedagogy, utopian thinking, radical pedagogy, dialogue, methodological rigorousness.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642434/10290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 25 No. 3: set./ dez. 2014 [75]; 83-101
Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 3: set./ dez. 2014 [75]; 83-101
Pro-Posições; v. 25 n. 3: set./ dez. 2014 [75]; 83-101
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183920324608