As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659 |
Resumo: | Este artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.AbstractThis article analyzes different actors’ discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.Key words History. Curriculum. Knowledge. Citizenship. Intellectual skill |
id |
UNICAMP-18_c7a0f7b527da00cd82655f15f197cd12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642659 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1História. Currículo. Saber. Cidadania. CompetênciaEducaçãoEste artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.AbstractThis article analyzes different actors’ discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.Key words History. Curriculum. Knowledge. Citizenship. Intellectual skillUniversidade Estadual de Campinas2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 29-421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659/10139Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoutonnet, VincentCardin, Jean-François CardinÉthier, Marc-André2016-02-18T14:43:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642659Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
title |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
spellingShingle |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 Boutonnet, Vincent História. Currículo. Saber. Cidadania. Competência Educação |
title_short |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
title_full |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
title_fullStr |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
title_full_unstemmed |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
title_sort |
As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1 |
author |
Boutonnet, Vincent |
author_facet |
Boutonnet, Vincent Cardin, Jean-François Cardin Éthier, Marc-André |
author_role |
author |
author2 |
Cardin, Jean-François Cardin Éthier, Marc-André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boutonnet, Vincent Cardin, Jean-François Cardin Éthier, Marc-André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História. Currículo. Saber. Cidadania. Competência Educação |
topic |
História. Currículo. Saber. Cidadania. Competência Educação |
description |
Este artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.AbstractThis article analyzes different actors’ discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.Key words History. Curriculum. Knowledge. Citizenship. Intellectual skill |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659/10139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42 Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42 Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184292569088 |