As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boutonnet, Vincent
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardin, Jean-François Cardin, Éthier, Marc-André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659
Resumo: Este artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.AbstractThis article analyzes different actors’ discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.Key words History. Curriculum. Knowledge. Citizenship. Intellectual skill
id UNICAMP-18_c7a0f7b527da00cd82655f15f197cd12
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642659
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1História. Currículo. Saber. Cidadania. CompetênciaEducaçãoEste artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.AbstractThis article analyzes different actors’ discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.Key words History. Curriculum. Knowledge. Citizenship. Intellectual skillUniversidade Estadual de Campinas2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 29-421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659/10139Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoutonnet, VincentCardin, Jean-François CardinÉthier, Marc-André2016-02-18T14:43:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642659Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
title As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
spellingShingle As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
Boutonnet, Vincent
História. Currículo. Saber. Cidadania. Competência
Educação
title_short As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
title_full As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
title_fullStr As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
title_full_unstemmed As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
title_sort As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010)1
author Boutonnet, Vincent
author_facet Boutonnet, Vincent
Cardin, Jean-François Cardin
Éthier, Marc-André
author_role author
author2 Cardin, Jean-François Cardin
Éthier, Marc-André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boutonnet, Vincent
Cardin, Jean-François Cardin
Éthier, Marc-André
dc.subject.por.fl_str_mv História. Currículo. Saber. Cidadania. Competência
Educação
topic História. Currículo. Saber. Cidadania. Competência
Educação
description Este artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.AbstractThis article analyzes different actors’ discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.Key words History. Curriculum. Knowledge. Citizenship. Intellectual skill
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642659/10139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42
Pro-Posições; v. 24 n. 1: jan./abr.2013[70]; 29-42
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184292569088