Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Alves de Carvalho, Igor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza Rocha, Tânia Regina, Borges Rocha, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993
Resumo: Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo.
id UNESP-15_7a14f16eefe259ea31ac9f38611bae17
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6993
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o temaEducação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/699310.21723/riaee.v12.n1.6993Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-119Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-1191982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993/6254Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro Alves de Carvalho, IgorSouza Rocha, Tânia ReginaBorges Rocha, Marcelo2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6993Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
title Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
spellingShingle Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
Leandro Alves de Carvalho, Igor
Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.
title_short Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
title_full Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
title_fullStr Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
title_full_unstemmed Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
title_sort Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
author Leandro Alves de Carvalho, Igor
author_facet Leandro Alves de Carvalho, Igor
Souza Rocha, Tânia Regina
Borges Rocha, Marcelo
author_role author
author2 Souza Rocha, Tânia Regina
Borges Rocha, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro Alves de Carvalho, Igor
Souza Rocha, Tânia Regina
Borges Rocha, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.
topic Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.
description Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993
10.21723/riaee.v12.n1.6993
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.6993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993/6254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-119
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-119
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853536378880