The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasco, Patrícia Del Nero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531
Resumo: This article is based on the assumption that there is, in Brazil, an autonomous field of knowledge that we can call Philosophy Teaching. This assumption, in turn, is based on bibliographic and technical productions, as well as on studies conducted by members of the Philosophizing and Teaching to Philosophize Working Group of the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF). It aims to present the specificities of this subarea and its epistemological foundation - discussing the locus of Philosophy Teaching in relation to educational issues and philosophical problems; to Education, Philosophy and Philosophy of Education. An unusual material will be used for this: the statements of those who are part of the philosophy teaching community.
id UNICAMP-18_c93c280f6e33268b436e6f549b2d4f1a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671531
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authorsO estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autorasO estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autorasPhilosophy teachingField of knowledgeEpistemological foundationPhilosophyEducationPhilosophy of educationEnsino de filosofiaCampo de conhecimentoEstatuto epistemológicoFilosofiaFilosofia da EducaçãoEnsino de filosofiaCampo de conhecimentoEstatuto epistemológicoFilosofiaFilosofia da educaçãoThis article is based on the assumption that there is, in Brazil, an autonomous field of knowledge that we can call Philosophy Teaching. This assumption, in turn, is based on bibliographic and technical productions, as well as on studies conducted by members of the Philosophizing and Teaching to Philosophize Working Group of the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF). It aims to present the specificities of this subarea and its epistemological foundation - discussing the locus of Philosophy Teaching in relation to educational issues and philosophical problems; to Education, Philosophy and Philosophy of Education. An unusual material will be used for this: the statements of those who are part of the philosophy teaching community.Baseado nas produções bibliográficas e técnicas, assim como nos projetos de pesquisa e nas orientações (em todos os níveis) desenvolvidos nos últimos 20 anos pelos membros do grupo de trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), o presente artigo parte do pressuposto de que já há, no Brasil, um campo de conhecimento autônomo que pode ser intitulado de Ensino de Filosofia. Pretende-se, pois, apresentar as especificidades desta subárea e seu estatuto epistemológico – discutindo o locus do Ensino de Filosofia entre as questões educacionais e os problemas filosóficos; entre a Educação, a Filosofia e a Filosofia da Educação. Para tanto, será utilizado um material pouco usual na Filosofia institucionalizada, a saber, os depoimentos daqueles e daquelas que constituem a própria comunidade acadêmica da área em questão.Baseado nas produções bibliográficas e técnicas, assim como nos projetos de pesquisa e nas orientações (em todos os níveis) desenvolvidos nos últimos 20 anos pelos membros do grupo de trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), o presente artigo parte do pressuposto de que já há, no Brasil, um campo de conhecimento autônomo que pode ser intitulado de Ensino de Filosofia. Pretende-se, pois, apresentar as especificidades desta subárea e seu estatuto epistemológico – discutindo o locus do Ensino de Filosofia entre as questões educacionais e os problemas filosóficos; entre a Educação, a Filosofia e a Filosofia da Educação. Para tanto, será utilizado um material pouco usual na Filosofia institucionalizada, a saber, os depoimentos daqueles e daquelas que constituem a própria comunidade acadêmica da área em questão.Universidade Estadual de Campinas2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202000181980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30535https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30536Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pró-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVelasco, Patrícia Del Nero2022-12-07T13:44:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671531Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:44:44Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras
O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras
title The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
spellingShingle The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
Velasco, Patrícia Del Nero
Philosophy teaching
Field of knowledge
Epistemological foundation
Philosophy
Education
Philosophy of education
Ensino de filosofia
Campo de conhecimento
Estatuto epistemológico
Filosofia
Filosofia da Educação
Ensino de filosofia
Campo de conhecimento
Estatuto epistemológico
Filosofia
Filosofia da educação
title_short The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
title_full The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
title_fullStr The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
title_full_unstemmed The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
title_sort The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
author Velasco, Patrícia Del Nero
author_facet Velasco, Patrícia Del Nero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velasco, Patrícia Del Nero
dc.subject.por.fl_str_mv Philosophy teaching
Field of knowledge
Epistemological foundation
Philosophy
Education
Philosophy of education
Ensino de filosofia
Campo de conhecimento
Estatuto epistemológico
Filosofia
Filosofia da Educação
Ensino de filosofia
Campo de conhecimento
Estatuto epistemológico
Filosofia
Filosofia da educação
topic Philosophy teaching
Field of knowledge
Epistemological foundation
Philosophy
Education
Philosophy of education
Ensino de filosofia
Campo de conhecimento
Estatuto epistemológico
Filosofia
Filosofia da Educação
Ensino de filosofia
Campo de conhecimento
Estatuto epistemológico
Filosofia
Filosofia da educação
description This article is based on the assumption that there is, in Brazil, an autonomous field of knowledge that we can call Philosophy Teaching. This assumption, in turn, is based on bibliographic and technical productions, as well as on studies conducted by members of the Philosophizing and Teaching to Philosophize Working Group of the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF). It aims to present the specificities of this subarea and its epistemological foundation - discussing the locus of Philosophy Teaching in relation to educational issues and philosophical problems; to Education, Philosophy and Philosophy of Education. An unusual material will be used for this: the statements of those who are part of the philosophy teaching community.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30535
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30536
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190157254656