The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531 |
Resumo: | This article is based on the assumption that there is, in Brazil, an autonomous field of knowledge that we can call Philosophy Teaching. This assumption, in turn, is based on bibliographic and technical productions, as well as on studies conducted by members of the Philosophizing and Teaching to Philosophize Working Group of the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF). It aims to present the specificities of this subarea and its epistemological foundation - discussing the locus of Philosophy Teaching in relation to educational issues and philosophical problems; to Education, Philosophy and Philosophy of Education. An unusual material will be used for this: the statements of those who are part of the philosophy teaching community. |
id |
UNICAMP-18_c93c280f6e33268b436e6f549b2d4f1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671531 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authorsO estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autorasO estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autorasPhilosophy teachingField of knowledgeEpistemological foundationPhilosophyEducationPhilosophy of educationEnsino de filosofiaCampo de conhecimentoEstatuto epistemológicoFilosofiaFilosofia da EducaçãoEnsino de filosofiaCampo de conhecimentoEstatuto epistemológicoFilosofiaFilosofia da educaçãoThis article is based on the assumption that there is, in Brazil, an autonomous field of knowledge that we can call Philosophy Teaching. This assumption, in turn, is based on bibliographic and technical productions, as well as on studies conducted by members of the Philosophizing and Teaching to Philosophize Working Group of the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF). It aims to present the specificities of this subarea and its epistemological foundation - discussing the locus of Philosophy Teaching in relation to educational issues and philosophical problems; to Education, Philosophy and Philosophy of Education. An unusual material will be used for this: the statements of those who are part of the philosophy teaching community.Baseado nas produções bibliográficas e técnicas, assim como nos projetos de pesquisa e nas orientações (em todos os níveis) desenvolvidos nos últimos 20 anos pelos membros do grupo de trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), o presente artigo parte do pressuposto de que já há, no Brasil, um campo de conhecimento autônomo que pode ser intitulado de Ensino de Filosofia. Pretende-se, pois, apresentar as especificidades desta subárea e seu estatuto epistemológico – discutindo o locus do Ensino de Filosofia entre as questões educacionais e os problemas filosóficos; entre a Educação, a Filosofia e a Filosofia da Educação. Para tanto, será utilizado um material pouco usual na Filosofia institucionalizada, a saber, os depoimentos daqueles e daquelas que constituem a própria comunidade acadêmica da área em questão.Baseado nas produções bibliográficas e técnicas, assim como nos projetos de pesquisa e nas orientações (em todos os níveis) desenvolvidos nos últimos 20 anos pelos membros do grupo de trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), o presente artigo parte do pressuposto de que já há, no Brasil, um campo de conhecimento autônomo que pode ser intitulado de Ensino de Filosofia. Pretende-se, pois, apresentar as especificidades desta subárea e seu estatuto epistemológico – discutindo o locus do Ensino de Filosofia entre as questões educacionais e os problemas filosóficos; entre a Educação, a Filosofia e a Filosofia da Educação. Para tanto, será utilizado um material pouco usual na Filosofia institucionalizada, a saber, os depoimentos daqueles e daquelas que constituem a própria comunidade acadêmica da área em questão.Universidade Estadual de Campinas2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202000181980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30535https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30536Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pró-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVelasco, Patrícia Del Nero2022-12-07T13:44:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671531Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:44:44Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras |
title |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors |
spellingShingle |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors Velasco, Patrícia Del Nero Philosophy teaching Field of knowledge Epistemological foundation Philosophy Education Philosophy of education Ensino de filosofia Campo de conhecimento Estatuto epistemológico Filosofia Filosofia da Educação Ensino de filosofia Campo de conhecimento Estatuto epistemológico Filosofia Filosofia da educação |
title_short |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors |
title_full |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors |
title_fullStr |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors |
title_full_unstemmed |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors |
title_sort |
The epistemological status of Philosophy Teaching: a discussion of the area from its authors |
author |
Velasco, Patrícia Del Nero |
author_facet |
Velasco, Patrícia Del Nero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velasco, Patrícia Del Nero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Philosophy teaching Field of knowledge Epistemological foundation Philosophy Education Philosophy of education Ensino de filosofia Campo de conhecimento Estatuto epistemológico Filosofia Filosofia da Educação Ensino de filosofia Campo de conhecimento Estatuto epistemológico Filosofia Filosofia da educação |
topic |
Philosophy teaching Field of knowledge Epistemological foundation Philosophy Education Philosophy of education Ensino de filosofia Campo de conhecimento Estatuto epistemológico Filosofia Filosofia da Educação Ensino de filosofia Campo de conhecimento Estatuto epistemológico Filosofia Filosofia da educação |
description |
This article is based on the assumption that there is, in Brazil, an autonomous field of knowledge that we can call Philosophy Teaching. This assumption, in turn, is based on bibliographic and technical productions, as well as on studies conducted by members of the Philosophizing and Teaching to Philosophize Working Group of the Brazilian National Association of Graduate Studies in Philosophy (ANPOF). It aims to present the specificities of this subarea and its epistemological foundation - discussing the locus of Philosophy Teaching in relation to educational issues and philosophical problems; to Education, Philosophy and Philosophy of Education. An unusual material will be used for this: the statements of those who are part of the philosophy teaching community. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30535 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671531/30536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pró-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pró-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018 Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018 Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200018 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190157254656 |