Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azibeiro, Nadir Esperança
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547
Resumo: Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.
id UNICAMP-18_cf151b4514e5710fa02967ec6a52a4e3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643547
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outroModernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outroModernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outroDesconstrução de subalternidadesPensamento liminarModernidade colonialidadeDeconstruction of subordinationPreliminary thoughtModernity-colonialityDesconstrução de subalternidadesPensamento liminarModernidade colonialidadeEducaçãoEste texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 89-1011980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547/29752Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzibeiro, Nadir Esperança2022-08-11T13:44:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643547Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T13:44:37Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
title Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
spellingShingle Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
Azibeiro, Nadir Esperança
Desconstrução de subalternidades
Pensamento liminar
Modernidade colonialidade
Deconstruction of subordination
Preliminary thought
Modernity-coloniality
Desconstrução de subalternidades
Pensamento liminar
Modernidade colonialidade
Educação
title_short Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
title_full Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
title_fullStr Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
title_full_unstemmed Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
title_sort Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
author Azibeiro, Nadir Esperança
author_facet Azibeiro, Nadir Esperança
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azibeiro, Nadir Esperança
dc.subject.por.fl_str_mv Desconstrução de subalternidades
Pensamento liminar
Modernidade colonialidade
Deconstruction of subordination
Preliminary thought
Modernity-coloniality
Desconstrução de subalternidades
Pensamento liminar
Modernidade colonialidade
Educação
topic Desconstrução de subalternidades
Pensamento liminar
Modernidade colonialidade
Deconstruction of subordination
Preliminary thought
Modernity-coloniality
Desconstrução de subalternidades
Pensamento liminar
Modernidade colonialidade
Educação
description Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547/29752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101
Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185610629120