Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547 |
Resumo: | Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas. |
id |
UNICAMP-18_cf151b4514e5710fa02967ec6a52a4e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643547 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outroModernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outroModernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outroDesconstrução de subalternidadesPensamento liminarModernidade colonialidadeDeconstruction of subordinationPreliminary thoughtModernity-colonialityDesconstrução de subalternidadesPensamento liminarModernidade colonialidadeEducaçãoEste texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 89-1011980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547/29752Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzibeiro, Nadir Esperança2022-08-11T13:44:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643547Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T13:44:37Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
title |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
spellingShingle |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro Azibeiro, Nadir Esperança Desconstrução de subalternidades Pensamento liminar Modernidade colonialidade Deconstruction of subordination Preliminary thought Modernity-coloniality Desconstrução de subalternidades Pensamento liminar Modernidade colonialidade Educação |
title_short |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
title_full |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
title_fullStr |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
title_full_unstemmed |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
title_sort |
Modernidade colonialidade ocidental e a produção subalterna do outro |
author |
Azibeiro, Nadir Esperança |
author_facet |
Azibeiro, Nadir Esperança |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azibeiro, Nadir Esperança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desconstrução de subalternidades Pensamento liminar Modernidade colonialidade Deconstruction of subordination Preliminary thought Modernity-coloniality Desconstrução de subalternidades Pensamento liminar Modernidade colonialidade Educação |
topic |
Desconstrução de subalternidades Pensamento liminar Modernidade colonialidade Deconstruction of subordination Preliminary thought Modernity-coloniality Desconstrução de subalternidades Pensamento liminar Modernidade colonialidade Educação |
description |
Este texto brotou de uma pesquisa que teve como principal desafio a busca de outras tessituras para processos de formação inicial e continuada de educadoras. Assumindo como perspectiva politicoepistemológica o pensamento liminar, o texto foi-se tecendo como um fuxico, incorporando retalhos da história da produção das periferias urbanas como subalternas e da produção do chamado Terceiro Mundo como periferia do sistema-mundo colonial moderno. O fio que conectou esses retalhos foi a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades. Entendendo o currículo como construção social, como trajetória, como processo, pensá-lo a partir desta perspectiva ético-político-epistemológica significa tratá-lo como um contínuo jogo de forças, a ser explicitado e esgarçado de tal forma que possam se abrir as brechas, os entrelugares em que vozes, culturas e histórias sempre ou quase sempre caladas ou ignoradas tenham a possibilidade de pronunciar-se e de ser consideradas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643547/29752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101 Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 89-101 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185610629120 |