Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Marco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1565
Resumo: Este artigo faz uma caracterização de duas vertentes dopensamento crítico em educação: a educação popular, desde a referênciapioneira de Paulo Freire, e a educação crítica, no qual se destaca a obra doeducador, pesquisador e ativista estadunidense Michael Apple. Historicizoessas perspectivas e faço uma análise apontando aproximações filosóficas, epistemológicas e políticas entre elas e as histórias de vida dos autores, semdeixar de indicar alguns dos principais traços distintivos entre si. Concluoapontando algumas tensões e desafios teórico-práticos para os pesquisadorese ativistas sociais que reconhecem a fecundidade das aproximações defiliações teóricas de caráter crítico e contra-hegemônico.
id UNOCHAPO-1_cd18baf7a79844adfab4fd2d732ad13e
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1565
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossipsEducação Intercultural. Pensamento Fronteiriço. Desconstrução de Subalternidades.Este artigo faz uma caracterização de duas vertentes dopensamento crítico em educação: a educação popular, desde a referênciapioneira de Paulo Freire, e a educação crítica, no qual se destaca a obra doeducador, pesquisador e ativista estadunidense Michael Apple. Historicizoessas perspectivas e faço uma análise apontando aproximações filosóficas, epistemológicas e políticas entre elas e as histórias de vida dos autores, semdeixar de indicar alguns dos principais traços distintivos entre si. Concluoapontando algumas tensões e desafios teórico-práticos para os pesquisadorese ativistas sociais que reconhecem a fecundidade das aproximações defiliações teóricas de caráter crítico e contra-hegemônico.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/156510.22196/rp.v15i30.1565Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 67-104Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 67-1041984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1565/870Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Marco2016-11-25T16:39:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1565Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
title Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
spellingShingle Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
Mello, Marco
Educação Intercultural. Pensamento Fronteiriço. Desconstrução de Subalternidades.
title_short Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
title_full Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
title_fullStr Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
title_full_unstemmed Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
title_sort Educação Crítica e Educação Popular: um diálogo (norte-sul) entre comadres / Critical Education and Popular Education: a (north-south) dialog between gossips
author Mello, Marco
author_facet Mello, Marco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Intercultural. Pensamento Fronteiriço. Desconstrução de Subalternidades.
topic Educação Intercultural. Pensamento Fronteiriço. Desconstrução de Subalternidades.
description Este artigo faz uma caracterização de duas vertentes dopensamento crítico em educação: a educação popular, desde a referênciapioneira de Paulo Freire, e a educação crítica, no qual se destaca a obra doeducador, pesquisador e ativista estadunidense Michael Apple. Historicizoessas perspectivas e faço uma análise apontando aproximações filosóficas, epistemológicas e políticas entre elas e as histórias de vida dos autores, semdeixar de indicar alguns dos principais traços distintivos entre si. Concluoapontando algumas tensões e desafios teórico-práticos para os pesquisadorese ativistas sociais que reconhecem a fecundidade das aproximações defiliações teóricas de caráter crítico e contra-hegemônico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1565
10.22196/rp.v15i30.1565
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1565
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i30.1565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1565/870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 67-104
Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 67-104
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992624312320