Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartz, Yves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643687
Resumo: Este texto propõe-se a esclarecer a noção de transmissão, considerando-se que ela visa uma dinâmica constitutiva de toda civilização humana. Ele parte do paradoxo interno do transmitir: transmitir implica o transporte, a transferência de materiais, de patrimônios sociais de um lugar ou de um tempo para outro, com a preocupação de conservar sua identidade ou sua mensagem; e, ao mesmo tempo, transmitir é um ato que se inscreve na história, que “faz história”. Transmitir é uma “atividade humana”, que não pode eludir os debates próprios a toda atividade humana. Explicita-se essa idéia a partir da diferença entre um meio físico e um meio humano, entre leis e normas: procura-se estabelecer “leis” de transmissão no primeiro, enquanto que tudo num meio humano é “normatizado” (normé), ou seja, é o resultado de escolhas de vida anteriores, conscientes ou inconscientes. Disto resulta uma deontologia da transmissão nos meios humanos; ela concerne, em particular, muito diretamente ao trabalho e seu governo, bem como aos problemas do ensino, onde o projeto de transmitir é explícito.Abstract:The purpose of this text is to bring a certain enlightenment to the notion of transmission, considering that transmission is involved inside dynamics of every human civilization. It starts from the internal paradox of the “to transfer”. “To transfer” implies the transportation of materials, of social patrimonies from a place or from a time to another with the intention of protecting one’s identity or message. Nevertheless, at the same time, “to transfer” is an act, part of an history, it “makes history”. “To transfer” is a “human activity”, which cannot escape inner debates, like any other human activity. The idea is better clarified, when considering the difference between a physical and a human environments, between laws and norms: we are looking for “laws” of transmission in the first, while in a human environment, everything is submitted to “norms”, that is, it comes from former life choices, either conscious or unconscious. And from that results, in human environments, a special deontology of the transmission, which, for example, concerns directly our way to think human labour and its government ; as well as learning problems, in which the purpose of transmission is quite clear.Key-words: Transmission. Laws. Norms. Human activity. Ergology. Use of oneself by oneself
id UNICAMP-18_d4f7346fbb791f4769f802563bdf357a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643687
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgicoTransmissão. Leis. Normas. Atividade humana. Ergologia. Uso de si por siEducaçãoEste texto propõe-se a esclarecer a noção de transmissão, considerando-se que ela visa uma dinâmica constitutiva de toda civilização humana. Ele parte do paradoxo interno do transmitir: transmitir implica o transporte, a transferência de materiais, de patrimônios sociais de um lugar ou de um tempo para outro, com a preocupação de conservar sua identidade ou sua mensagem; e, ao mesmo tempo, transmitir é um ato que se inscreve na história, que “faz história”. Transmitir é uma “atividade humana”, que não pode eludir os debates próprios a toda atividade humana. Explicita-se essa idéia a partir da diferença entre um meio físico e um meio humano, entre leis e normas: procura-se estabelecer “leis” de transmissão no primeiro, enquanto que tudo num meio humano é “normatizado” (normé), ou seja, é o resultado de escolhas de vida anteriores, conscientes ou inconscientes. Disto resulta uma deontologia da transmissão nos meios humanos; ela concerne, em particular, muito diretamente ao trabalho e seu governo, bem como aos problemas do ensino, onde o projeto de transmitir é explícito.Abstract:The purpose of this text is to bring a certain enlightenment to the notion of transmission, considering that transmission is involved inside dynamics of every human civilization. It starts from the internal paradox of the “to transfer”. “To transfer” implies the transportation of materials, of social patrimonies from a place or from a time to another with the intention of protecting one’s identity or message. Nevertheless, at the same time, “to transfer” is an act, part of an history, it “makes history”. “To transfer” is a “human activity”, which cannot escape inner debates, like any other human activity. The idea is better clarified, when considering the difference between a physical and a human environments, between laws and norms: we are looking for “laws” of transmission in the first, while in a human environment, everything is submitted to “norms”, that is, it comes from former life choices, either conscious or unconscious. And from that results, in human environments, a special deontology of the transmission, which, for example, concerns directly our way to think human labour and its government ; as well as learning problems, in which the purpose of transmission is quite clear.Key-words: Transmission. Laws. Norms. Human activity. Ergology. Use of oneself by oneselfUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643687Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 229-224Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 229-224Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 229-2241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643687/11203Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Yves2016-02-29T13:59:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643687Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T13:59:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
title Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
spellingShingle Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
Schwartz, Yves
Transmissão. Leis. Normas. Atividade humana. Ergologia. Uso de si por si
Educação
title_short Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
title_full Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
title_fullStr Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
title_full_unstemmed Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
title_sort Transmiss„o e Ensino: do mec‚nico ao pedagÛgico
author Schwartz, Yves
author_facet Schwartz, Yves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartz, Yves
dc.subject.por.fl_str_mv Transmissão. Leis. Normas. Atividade humana. Ergologia. Uso de si por si
Educação
topic Transmissão. Leis. Normas. Atividade humana. Ergologia. Uso de si por si
Educação
description Este texto propõe-se a esclarecer a noção de transmissão, considerando-se que ela visa uma dinâmica constitutiva de toda civilização humana. Ele parte do paradoxo interno do transmitir: transmitir implica o transporte, a transferência de materiais, de patrimônios sociais de um lugar ou de um tempo para outro, com a preocupação de conservar sua identidade ou sua mensagem; e, ao mesmo tempo, transmitir é um ato que se inscreve na história, que “faz história”. Transmitir é uma “atividade humana”, que não pode eludir os debates próprios a toda atividade humana. Explicita-se essa idéia a partir da diferença entre um meio físico e um meio humano, entre leis e normas: procura-se estabelecer “leis” de transmissão no primeiro, enquanto que tudo num meio humano é “normatizado” (normé), ou seja, é o resultado de escolhas de vida anteriores, conscientes ou inconscientes. Disto resulta uma deontologia da transmissão nos meios humanos; ela concerne, em particular, muito diretamente ao trabalho e seu governo, bem como aos problemas do ensino, onde o projeto de transmitir é explícito.Abstract:The purpose of this text is to bring a certain enlightenment to the notion of transmission, considering that transmission is involved inside dynamics of every human civilization. It starts from the internal paradox of the “to transfer”. “To transfer” implies the transportation of materials, of social patrimonies from a place or from a time to another with the intention of protecting one’s identity or message. Nevertheless, at the same time, “to transfer” is an act, part of an history, it “makes history”. “To transfer” is a “human activity”, which cannot escape inner debates, like any other human activity. The idea is better clarified, when considering the difference between a physical and a human environments, between laws and norms: we are looking for “laws” of transmission in the first, while in a human environment, everything is submitted to “norms”, that is, it comes from former life choices, either conscious or unconscious. And from that results, in human environments, a special deontology of the transmission, which, for example, concerns directly our way to think human labour and its government ; as well as learning problems, in which the purpose of transmission is quite clear.Key-words: Transmission. Laws. Norms. Human activity. Ergology. Use of oneself by oneself
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643687
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643687/11203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 229-224
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 229-224
Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 229-224
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186099265536