Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752 |
Resumo: | A interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturais |
id |
UNICAMP-18_d79cac147992103ef823b252d6a0c253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643752 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocuçãoEducaçãoA interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturaisUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 13-171980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752/11267Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Maria Cristina2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643752Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
title |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
spellingShingle |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução Menezes, Maria Cristina Educação |
title_short |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
title_full |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
title_fullStr |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
title_full_unstemmed |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
title_sort |
Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução |
author |
Menezes, Maria Cristina |
author_facet |
Menezes, Maria Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
A interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturais |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752/11267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17 Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17 Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186127577088 |