Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Maria Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752
Resumo: A interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturais
id UNICAMP-18_d79cac147992103ef823b252d6a0c253
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643752
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocuçãoEducaçãoA interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturaisUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 13-171980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752/11267Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Maria Cristina2016-03-01T13:45:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643752Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:45:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
title Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
spellingShingle Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
Menezes, Maria Cristina
Educação
title_short Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
title_full Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
title_fullStr Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
title_full_unstemmed Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
title_sort Apresentação: A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade da interlocução
author Menezes, Maria Cristina
author_facet Menezes, Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description A interlocução com outros pesquisadores do Brasil e de outros países, da Amé- rica Larina e Europa - com algum tipo de intervenção no âmbito da cultura da escola e sua material idade, como os trabalhos apresentados nesse dossiê - tem-nos fortalecido nos propósitos enunciados e também nos auxiliado a lidar com os limites e os desafios que nos assolam, em nossas pesquisas no campo da constitui- ção da escola no Brasil, sobretudo nas intervenções junto às disciplinas de Histó- ria da educação, na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Essa preocupação se estende às demais frentes de trabalho com esse tema: os projetos que vimos desenvolvendo, com o auxílio da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX) da Unicamp', para a organização e preservação de arquivos e bibliotecas de escolas públicas de Campinas; a participação no Convênio CAPES/ GRICES2, Brasil e Portugal, que abriga o projeto: A história da escolaem Portugal e no Brasil: circulaçãoe apropriação de modelosculturais
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643752/11267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17
Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 13-17
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186127577088