Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1758
Resumo: Esta monografia intitulada Educação Infantil e a Relação Professora- Crianças: uma Interlocução Necessária busca entender a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Enfatiza também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pela aprendizagem, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir elementos que contribuam para a docência que ora estou me constituindo. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa são as teorias e autores que defendem a criança, como sujeito de direitos- produto e produtora de culturas, destacando Sonia Kramer, Manuel Sarmento e Miguel Arroyo. A metodologia de pesquisa empregada foi exclusivamente bibliográfica, apesar de buscar relações com o processo de formação acadêmica. As leituras indicam que o relacionamento professora- criança é de suma importância e, que para o professor estabelecer uma relação efetiva social e cognitiva, precisa de sólida formação, clareza do seu entendimento de criança, infância e aprendizagem. Estas apontam que, o querer saber e de ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato se constituir como sujeito e produzir aprendizagens significativas. A pesquisa permitirá compreender o conhecimento sobre a infância, a educação infantil e a formação do professor, assim como também a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, implementando novos comportamentos e ações no que diz respeito aos pressupostos de sustentação, nas escolas, no que se refere à relação professor/aluno em suas múltiplas determinações.
id UNIJ_b1933ef6fa241dc80da25ff31961d3d6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1758
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária2013-08-2920132013-08-29T12:51:35Z2013-08-29T12:51:35ZEsta monografia intitulada Educação Infantil e a Relação Professora- Crianças: uma Interlocução Necessária busca entender a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Enfatiza também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pela aprendizagem, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir elementos que contribuam para a docência que ora estou me constituindo. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa são as teorias e autores que defendem a criança, como sujeito de direitos- produto e produtora de culturas, destacando Sonia Kramer, Manuel Sarmento e Miguel Arroyo. A metodologia de pesquisa empregada foi exclusivamente bibliográfica, apesar de buscar relações com o processo de formação acadêmica. As leituras indicam que o relacionamento professora- criança é de suma importância e, que para o professor estabelecer uma relação efetiva social e cognitiva, precisa de sólida formação, clareza do seu entendimento de criança, infância e aprendizagem. Estas apontam que, o querer saber e de ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato se constituir como sujeito e produzir aprendizagens significativas. A pesquisa permitirá compreender o conhecimento sobre a infância, a educação infantil e a formação do professor, assim como também a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, implementando novos comportamentos e ações no que diz respeito aos pressupostos de sustentação, nas escolas, no que se refere à relação professor/aluno em suas múltiplas determinações.27 f.CriançaProfessorFormaçãoRelaçãoPedagogiaCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1758DMD_hdl_123456789/1758Dias, Isabel Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Isabel%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1758/3/TCC%20Isabel%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.txttext/plain65094http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1758/3/TCC%20Isabel%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf.txtbb6aced3b175b8298b47eece25c62dd9MD5123456789_1758_3TCC%20Isabel%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1758/1/TCC%20Isabel%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdfapplication/pdf172565http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1758/1/TCC%20Isabel%20%c3%baltima%20vers%c3%a3o.pdf8adfa23247c274e460145146e03eaa5fMD5123456789_1758_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
title Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
spellingShingle Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
Dias, Isabel Cristina
Criança
Professor
Formação
Relação
Pedagogia
Ciências humanas
title_short Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
title_full Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
title_fullStr Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
title_full_unstemmed Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
title_sort Educação infantil e a relação professora-crianças: uma interlocução necessária
author Dias, Isabel Cristina
author_facet Dias, Isabel Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Professor
Formação
Relação
Pedagogia
Ciências humanas
topic Criança
Professor
Formação
Relação
Pedagogia
Ciências humanas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta monografia intitulada Educação Infantil e a Relação Professora- Crianças: uma Interlocução Necessária busca entender a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Enfatiza também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pela aprendizagem, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir elementos que contribuam para a docência que ora estou me constituindo. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa são as teorias e autores que defendem a criança, como sujeito de direitos- produto e produtora de culturas, destacando Sonia Kramer, Manuel Sarmento e Miguel Arroyo. A metodologia de pesquisa empregada foi exclusivamente bibliográfica, apesar de buscar relações com o processo de formação acadêmica. As leituras indicam que o relacionamento professora- criança é de suma importância e, que para o professor estabelecer uma relação efetiva social e cognitiva, precisa de sólida formação, clareza do seu entendimento de criança, infância e aprendizagem. Estas apontam que, o querer saber e de ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato se constituir como sujeito e produzir aprendizagens significativas. A pesquisa permitirá compreender o conhecimento sobre a infância, a educação infantil e a formação do professor, assim como também a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, implementando novos comportamentos e ações no que diz respeito aos pressupostos de sustentação, nas escolas, no que se refere à relação professor/aluno em suas múltiplas determinações.
27 f.
description Esta monografia intitulada Educação Infantil e a Relação Professora- Crianças: uma Interlocução Necessária busca entender a influência do relacionamento entre professor e aluno no cotidiano escolar. Enfatiza também as relações afetivas em sala de aula e coloca este relacionamento como um desafio para o educador pós-moderno, devendo este agir de forma que expresse o seu interesse pela aprendizagem, e assim respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício para a aprendizagem. A pesquisa justifica-se pela necessidade de produzir elementos que contribuam para a docência que ora estou me constituindo. Os aportes teóricos que sustentam a pesquisa são as teorias e autores que defendem a criança, como sujeito de direitos- produto e produtora de culturas, destacando Sonia Kramer, Manuel Sarmento e Miguel Arroyo. A metodologia de pesquisa empregada foi exclusivamente bibliográfica, apesar de buscar relações com o processo de formação acadêmica. As leituras indicam que o relacionamento professora- criança é de suma importância e, que para o professor estabelecer uma relação efetiva social e cognitiva, precisa de sólida formação, clareza do seu entendimento de criança, infância e aprendizagem. Estas apontam que, o querer saber e de ter desejo de aprender, são condições primeiras para que a criança possa de fato se constituir como sujeito e produzir aprendizagens significativas. A pesquisa permitirá compreender o conhecimento sobre a infância, a educação infantil e a formação do professor, assim como também a relação professor-aluno, o que auxiliará não só na discussão sobre o problema, mas para apontar as posturas existentes, implementando novos comportamentos e ações no que diz respeito aos pressupostos de sustentação, nas escolas, no que se refere à relação professor/aluno em suas múltiplas determinações.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-08-29T12:51:35Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-29T12:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1758
DMD_hdl_123456789/1758
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1758
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413709064896512