O Mercosul e a universidade do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198 |
Resumo: | Partindo-se da premissa de que o MERCOSUL é um projeto da moderna burguesia que tem no bojo o capital internacional; que uma verdadeira integração extrapola as fronteiras econômicas e considera as expectativas/necessidades dos trabalhadores/marginalizados/excluídos/sobrantes; que a universidade do século XXI terá papel decisivo na transformação/reencaminhamento desse processo, elaborou-se o presente estudo. O trabalho é segmentado em quatro partes inter-relacionadas. Na primeira, dá-se uma visão panorãmica sobre o século XXI. A segunda parte - o Mercosul e a universidade do século XXI - traz ã tona alguns questionamentos pertinentes e propõe ações quanto ã função social, pedagógica e ecológica escolhidas para o estudo. A terceíra parte - o papel do professor universitário - apresenta projetivamente as funções desse profissional decorrentes dessa nova visão de mundo. Na última - considerações finais - propõe-se que, a partir de um diagnóstico fidedigno, seja elaborado projeto participativo ambicioso e realístico da universidade com os demais segmentos da sociedade sul-americana para a superação das dificuldades dos países que compõem o Mercosul e a diminuição da influência das grandes potência industrializadas.Abstract This work was developed based on three premises. First, the MERCOSUL is a project of the modern bourgeoisie supported by the international capital; second, a true integration extrapolates the economic frontiers and considers the expectations and needs of the excluded, marginalized workers; and third, the university of the 21 SI century will play a decisive role for the transformation/redirection of this processo The paper ís divided in four inter-related sections: The first presents a panoramic view of the 21 SI century. The second section focuses the Mercosul and the university of 21" century, commenting on some pertinent questions and proposing actions concerning the social, pedagogical and ecological function chosen for the study. The third presents, prospectively, the functions of the university professor coherent with this new worldview. The last section recommends that ali segments of South-American society elaborate a realistic, ambitious and participative project of a university for overcoming the problems of the Mercosul countries and for decreasing the influence of the great industrial powers.Descriptors: Mercosul and University. University and 21'1 Century. University Professor |
id |
UNICAMP-18_dc1a172f27a11484701c718ab86de7d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644198 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Mercosul e a universidade do século XXIMercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de UniversidadeEducaçãoPartindo-se da premissa de que o MERCOSUL é um projeto da moderna burguesia que tem no bojo o capital internacional; que uma verdadeira integração extrapola as fronteiras econômicas e considera as expectativas/necessidades dos trabalhadores/marginalizados/excluídos/sobrantes; que a universidade do século XXI terá papel decisivo na transformação/reencaminhamento desse processo, elaborou-se o presente estudo. O trabalho é segmentado em quatro partes inter-relacionadas. Na primeira, dá-se uma visão panorãmica sobre o século XXI. A segunda parte - o Mercosul e a universidade do século XXI - traz ã tona alguns questionamentos pertinentes e propõe ações quanto ã função social, pedagógica e ecológica escolhidas para o estudo. A terceíra parte - o papel do professor universitário - apresenta projetivamente as funções desse profissional decorrentes dessa nova visão de mundo. Na última - considerações finais - propõe-se que, a partir de um diagnóstico fidedigno, seja elaborado projeto participativo ambicioso e realístico da universidade com os demais segmentos da sociedade sul-americana para a superação das dificuldades dos países que compõem o Mercosul e a diminuição da influência das grandes potência industrializadas.Abstract This work was developed based on three premises. First, the MERCOSUL is a project of the modern bourgeoisie supported by the international capital; second, a true integration extrapolates the economic frontiers and considers the expectations and needs of the excluded, marginalized workers; and third, the university of the 21 SI century will play a decisive role for the transformation/redirection of this processo The paper ís divided in four inter-related sections: The first presents a panoramic view of the 21 SI century. The second section focuses the Mercosul and the university of 21" century, commenting on some pertinent questions and proposing actions concerning the social, pedagogical and ecological function chosen for the study. The third presents, prospectively, the functions of the university professor coherent with this new worldview. The last section recommends that ali segments of South-American society elaborate a realistic, ambitious and participative project of a university for overcoming the problems of the Mercosul countries and for decreasing the influence of the great industrial powers.Descriptors: Mercosul and University. University and 21'1 Century. University ProfessorUniversidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 5-15Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 5-15Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 5-151980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198/11628Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLampert, Ernâni2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644198Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
title |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
spellingShingle |
O Mercosul e a universidade do século XXI Lampert, Ernâni Mercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de Universidade Educação |
title_short |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
title_full |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
title_fullStr |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
title_full_unstemmed |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
title_sort |
O Mercosul e a universidade do século XXI |
author |
Lampert, Ernâni |
author_facet |
Lampert, Ernâni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lampert, Ernâni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de Universidade Educação |
topic |
Mercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de Universidade Educação |
description |
Partindo-se da premissa de que o MERCOSUL é um projeto da moderna burguesia que tem no bojo o capital internacional; que uma verdadeira integração extrapola as fronteiras econômicas e considera as expectativas/necessidades dos trabalhadores/marginalizados/excluídos/sobrantes; que a universidade do século XXI terá papel decisivo na transformação/reencaminhamento desse processo, elaborou-se o presente estudo. O trabalho é segmentado em quatro partes inter-relacionadas. Na primeira, dá-se uma visão panorãmica sobre o século XXI. A segunda parte - o Mercosul e a universidade do século XXI - traz ã tona alguns questionamentos pertinentes e propõe ações quanto ã função social, pedagógica e ecológica escolhidas para o estudo. A terceíra parte - o papel do professor universitário - apresenta projetivamente as funções desse profissional decorrentes dessa nova visão de mundo. Na última - considerações finais - propõe-se que, a partir de um diagnóstico fidedigno, seja elaborado projeto participativo ambicioso e realístico da universidade com os demais segmentos da sociedade sul-americana para a superação das dificuldades dos países que compõem o Mercosul e a diminuição da influência das grandes potência industrializadas.Abstract This work was developed based on three premises. First, the MERCOSUL is a project of the modern bourgeoisie supported by the international capital; second, a true integration extrapolates the economic frontiers and considers the expectations and needs of the excluded, marginalized workers; and third, the university of the 21 SI century will play a decisive role for the transformation/redirection of this processo The paper ís divided in four inter-related sections: The first presents a panoramic view of the 21 SI century. The second section focuses the Mercosul and the university of 21" century, commenting on some pertinent questions and proposing actions concerning the social, pedagogical and ecological function chosen for the study. The third presents, prospectively, the functions of the university professor coherent with this new worldview. The last section recommends that ali segments of South-American society elaborate a realistic, ambitious and participative project of a university for overcoming the problems of the Mercosul countries and for decreasing the influence of the great industrial powers.Descriptors: Mercosul and University. University and 21'1 Century. University Professor |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198/11628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 5-15 Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 5-15 Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 5-15 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217187414179840 |