O Mercosul e a universidade do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampert, Ernâni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198
Resumo: Partindo-se da premissa de que o MERCOSUL é um projeto da moderna burguesia que tem no bojo o capital internacional; que uma verdadeira integração extrapola as fronteiras econômicas e considera as expectativas/necessidades dos trabalhadores/marginalizados/excluídos/sobrantes; que a universidade do século XXI terá papel decisivo na transformação/reencaminhamento desse processo, elaborou-se o presente estudo. O trabalho é segmentado em quatro partes inter-relacionadas. Na primeira, dá-se uma visão panorãmica sobre o século XXI. A segunda parte - o Mercosul e a universidade do século XXI - traz ã tona alguns questionamentos pertinentes e propõe ações quanto ã função social, pedagógica e ecológica escolhidas para o estudo. A terceíra parte - o papel do professor universitário - apresenta projetivamente as funções desse profissional decorrentes dessa nova visão de mundo. Na última - considerações finais - propõe-se que, a partir de um diagnóstico fidedigno, seja elaborado projeto participativo ambicioso e realístico da universidade com os demais segmentos da sociedade sul-americana para a superação das dificuldades dos países que compõem o Mercosul e a diminuição da influência das grandes potência industrializadas.Abstract This work was developed based on three premises. First, the MERCOSUL is a project of the modern bourgeoisie supported by the international capital; second, a true integration extrapolates the economic frontiers and considers the expectations and needs of the excluded, marginalized workers; and third, the university of the 21 SI century will play a decisive role for the transformation/redirection of this processo The paper ís divided in four inter-related sections: The first presents a panoramic view of the 21 SI century. The second section focuses the Mercosul and the university of 21" century, commenting on some pertinent questions and proposing actions concerning the social, pedagogical and ecological function chosen for the study. The third presents, prospectively, the functions of the university professor coherent with this new worldview. The last section recommends that ali segments of South-American society elaborate a realistic, ambitious and participative project of a university for overcoming the problems of the Mercosul countries and for decreasing the influence of the great industrial powers.Descriptors: Mercosul and University. University and 21'1 Century. University Professor
id UNICAMP-18_dc1a172f27a11484701c718ab86de7d2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644198
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O Mercosul e a universidade do século XXIMercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de UniversidadeEducaçãoPartindo-se da premissa de que o MERCOSUL é um projeto da moderna burguesia que tem no bojo o capital internacional; que uma verdadeira integração extrapola as fronteiras econômicas e considera as expectativas/necessidades dos trabalhadores/marginalizados/excluídos/sobrantes; que a universidade do século XXI terá papel decisivo na transformação/reencaminhamento desse processo, elaborou-se o presente estudo. O trabalho é segmentado em quatro partes inter-relacionadas. Na primeira, dá-se uma visão panorãmica sobre o século XXI. A segunda parte - o Mercosul e a universidade do século XXI - traz ã tona alguns questionamentos pertinentes e propõe ações quanto ã função social, pedagógica e ecológica escolhidas para o estudo. A terceíra parte - o papel do professor universitário - apresenta projetivamente as funções desse profissional decorrentes dessa nova visão de mundo. Na última - considerações finais - propõe-se que, a partir de um diagnóstico fidedigno, seja elaborado projeto participativo ambicioso e realístico da universidade com os demais segmentos da sociedade sul-americana para a superação das dificuldades dos países que compõem o Mercosul e a diminuição da influência das grandes potência industrializadas.Abstract This work was developed based on three premises. First, the MERCOSUL is a project of the modern bourgeoisie supported by the international capital; second, a true integration extrapolates the economic frontiers and considers the expectations and needs of the excluded, marginalized workers; and third, the university of the 21 SI century will play a decisive role for the transformation/redirection of this processo The paper ís divided in four inter-related sections: The first presents a panoramic view of the 21 SI century. The second section focuses the Mercosul and the university of 21" century, commenting on some pertinent questions and proposing actions concerning the social, pedagogical and ecological function chosen for the study. The third presents, prospectively, the functions of the university professor coherent with this new worldview. The last section recommends that ali segments of South-American society elaborate a realistic, ambitious and participative project of a university for overcoming the problems of the Mercosul countries and for decreasing the influence of the great industrial powers.Descriptors: Mercosul and University. University and 21'1 Century. University ProfessorUniversidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 5-15Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 5-15Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 5-151980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198/11628Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLampert, Ernâni2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644198Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Mercosul e a universidade do século XXI
title O Mercosul e a universidade do século XXI
spellingShingle O Mercosul e a universidade do século XXI
Lampert, Ernâni
Mercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de Universidade
Educação
title_short O Mercosul e a universidade do século XXI
title_full O Mercosul e a universidade do século XXI
title_fullStr O Mercosul e a universidade do século XXI
title_full_unstemmed O Mercosul e a universidade do século XXI
title_sort O Mercosul e a universidade do século XXI
author Lampert, Ernâni
author_facet Lampert, Ernâni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampert, Ernâni
dc.subject.por.fl_str_mv Mercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de Universidade
Educação
topic Mercosul e Universidade. Universidade e Século XXI. Professor de Universidade
Educação
description Partindo-se da premissa de que o MERCOSUL é um projeto da moderna burguesia que tem no bojo o capital internacional; que uma verdadeira integração extrapola as fronteiras econômicas e considera as expectativas/necessidades dos trabalhadores/marginalizados/excluídos/sobrantes; que a universidade do século XXI terá papel decisivo na transformação/reencaminhamento desse processo, elaborou-se o presente estudo. O trabalho é segmentado em quatro partes inter-relacionadas. Na primeira, dá-se uma visão panorãmica sobre o século XXI. A segunda parte - o Mercosul e a universidade do século XXI - traz ã tona alguns questionamentos pertinentes e propõe ações quanto ã função social, pedagógica e ecológica escolhidas para o estudo. A terceíra parte - o papel do professor universitário - apresenta projetivamente as funções desse profissional decorrentes dessa nova visão de mundo. Na última - considerações finais - propõe-se que, a partir de um diagnóstico fidedigno, seja elaborado projeto participativo ambicioso e realístico da universidade com os demais segmentos da sociedade sul-americana para a superação das dificuldades dos países que compõem o Mercosul e a diminuição da influência das grandes potência industrializadas.Abstract This work was developed based on three premises. First, the MERCOSUL is a project of the modern bourgeoisie supported by the international capital; second, a true integration extrapolates the economic frontiers and considers the expectations and needs of the excluded, marginalized workers; and third, the university of the 21 SI century will play a decisive role for the transformation/redirection of this processo The paper ís divided in four inter-related sections: The first presents a panoramic view of the 21 SI century. The second section focuses the Mercosul and the university of 21" century, commenting on some pertinent questions and proposing actions concerning the social, pedagogical and ecological function chosen for the study. The third presents, prospectively, the functions of the university professor coherent with this new worldview. The last section recommends that ali segments of South-American society elaborate a realistic, ambitious and participative project of a university for overcoming the problems of the Mercosul countries and for decreasing the influence of the great industrial powers.Descriptors: Mercosul and University. University and 21'1 Century. University Professor
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644198/11628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 5-15
Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 5-15
Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 5-15
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187414179840