Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Aurea Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940
Resumo: A partir das imagens de "Coração Selvagem", dirigido por David Lynch, este artigo pretende visualizar quais as possibilidades que se abrem ao espectador no sentido de ele (re) ver noções sobre violência e que são "naturalizadas" pela mídia. Trata-se de reconhecer que o público, ao participar da ficcionalidade criada pelo cinema, pode reorganizar novas perspectivas de visão. Nesse aspecto, educadores e alunos poderão apreender nos filmes os conflitos presentes nas próprias imagens e com eles os elementos da cultura que propiciem um entendimento ampliado do mundoAbstract:Starting from the images of Wild at Heart, directed by David Lynch, this artide intends to visualize which are the possibilities that open up to the spectator in terms of (re)viewing notions on violence whichare "naturalized" by the media. It is about recognizing that the public, when participating in the fiction created by the cinema, can reorganize new vision perspectives. In that aspect, educators and students can apprehend from the fllms the conflicts present in the own images and with them the elements of the culture that propitiate an enlarged understanding of the world.Key-words: Imagination. Violence. Movies, culture. Education
id UNICAMP-18_e11c94646434877bd042a4215ebb238e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643940
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"Imaginação. Violência. Cinema. Cultura. EducaçãoEducaçãoA partir das imagens de "Coração Selvagem", dirigido por David Lynch, este artigo pretende visualizar quais as possibilidades que se abrem ao espectador no sentido de ele (re) ver noções sobre violência e que são "naturalizadas" pela mídia. Trata-se de reconhecer que o público, ao participar da ficcionalidade criada pelo cinema, pode reorganizar novas perspectivas de visão. Nesse aspecto, educadores e alunos poderão apreender nos filmes os conflitos presentes nas próprias imagens e com eles os elementos da cultura que propiciem um entendimento ampliado do mundoAbstract:Starting from the images of Wild at Heart, directed by David Lynch, this artide intends to visualize which are the possibilities that open up to the spectator in terms of (re)viewing notions on violence whichare "naturalized" by the media. It is about recognizing that the public, when participating in the fiction created by the cinema, can reorganize new vision perspectives. In that aspect, educators and students can apprehend from the fllms the conflicts present in the own images and with them the elements of the culture that propitiate an enlarged understanding of the world.Key-words: Imagination. Violence. Movies, culture. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940Pro-Posições; Vol. 13 No. 3: set./dez.2002[39]; 113-124Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 3: set./dez.2002[39]; 113-124Pro-Posições; v. 13 n. 3: set./dez.2002[39]; 113-1241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940/11396Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Aurea Maria2016-03-07T13:57:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643940Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:57:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
title Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
spellingShingle Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
Guimarães, Aurea Maria
Imaginação. Violência. Cinema. Cultura. Educação
Educação
title_short Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
title_full Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
title_fullStr Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
title_full_unstemmed Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
title_sort Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
author Guimarães, Aurea Maria
author_facet Guimarães, Aurea Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Aurea Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação. Violência. Cinema. Cultura. Educação
Educação
topic Imaginação. Violência. Cinema. Cultura. Educação
Educação
description A partir das imagens de "Coração Selvagem", dirigido por David Lynch, este artigo pretende visualizar quais as possibilidades que se abrem ao espectador no sentido de ele (re) ver noções sobre violência e que são "naturalizadas" pela mídia. Trata-se de reconhecer que o público, ao participar da ficcionalidade criada pelo cinema, pode reorganizar novas perspectivas de visão. Nesse aspecto, educadores e alunos poderão apreender nos filmes os conflitos presentes nas próprias imagens e com eles os elementos da cultura que propiciem um entendimento ampliado do mundoAbstract:Starting from the images of Wild at Heart, directed by David Lynch, this artide intends to visualize which are the possibilities that open up to the spectator in terms of (re)viewing notions on violence whichare "naturalized" by the media. It is about recognizing that the public, when participating in the fiction created by the cinema, can reorganize new vision perspectives. In that aspect, educators and students can apprehend from the fllms the conflicts present in the own images and with them the elements of the culture that propitiate an enlarged understanding of the world.Key-words: Imagination. Violence. Movies, culture. Education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940/11396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 13 No. 3: set./dez.2002[39]; 113-124
Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 3: set./dez.2002[39]; 113-124
Pro-Posições; v. 13 n. 3: set./dez.2002[39]; 113-124
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186550153216