Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940 |
Resumo: | A partir das imagens de "Coração Selvagem", dirigido por David Lynch, este artigo pretende visualizar quais as possibilidades que se abrem ao espectador no sentido de ele (re) ver noções sobre violência e que são "naturalizadas" pela mídia. Trata-se de reconhecer que o público, ao participar da ficcionalidade criada pelo cinema, pode reorganizar novas perspectivas de visão. Nesse aspecto, educadores e alunos poderão apreender nos filmes os conflitos presentes nas próprias imagens e com eles os elementos da cultura que propiciem um entendimento ampliado do mundoAbstract:Starting from the images of Wild at Heart, directed by David Lynch, this artide intends to visualize which are the possibilities that open up to the spectator in terms of (re)viewing notions on violence whichare "naturalized" by the media. It is about recognizing that the public, when participating in the fiction created by the cinema, can reorganize new vision perspectives. In that aspect, educators and students can apprehend from the fllms the conflicts present in the own images and with them the elements of the culture that propitiate an enlarged understanding of the world.Key-words: Imagination. Violence. Movies, culture. Education |
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Imagens de violência no cinema: um trabalho de (re)criação no filme "Coração Selvagem"Imaginação. Violência. Cinema. Cultura. EducaçãoEducaçãoA partir das imagens de "Coração Selvagem", dirigido por David Lynch, este artigo pretende visualizar quais as possibilidades que se abrem ao espectador no sentido de ele (re) ver noções sobre violência e que são "naturalizadas" pela mídia. Trata-se de reconhecer que o público, ao participar da ficcionalidade criada pelo cinema, pode reorganizar novas perspectivas de visão. Nesse aspecto, educadores e alunos poderão apreender nos filmes os conflitos presentes nas próprias imagens e com eles os elementos da cultura que propiciem um entendimento ampliado do mundoAbstract:Starting from the images of Wild at Heart, directed by David Lynch, this artide intends to visualize which are the possibilities that open up to the spectator in terms of (re)viewing notions on violence whichare "naturalized" by the media. It is about recognizing that the public, when participating in the fiction created by the cinema, can reorganize new vision perspectives. In that aspect, educators and students can apprehend from the fllms the conflicts present in the own images and with them the elements of the culture that propitiate an enlarged understanding of the world.Key-words: Imagination. Violence. Movies, culture. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940Pro-Posições; Vol. 13 No. 3: set./dez.2002[39]; 113-124Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 3: set./dez.2002[39]; 113-124Pro-Posições; v. 13 n. 3: set./dez.2002[39]; 113-1241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643940/11396Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Aurea Maria2016-03-07T13:57:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643940Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:57:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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