Epistemologia e teorias da educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saviani, Dermeval
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643570
Resumo: No tratamento do tema referente às relações entre epistemologia e teorias da educação, este artigo começa por identificar as diferentes teorias educacionais no âmbito das principais concepções de educação. A partir daí, destaca o caráter específico da teoria pedagógica, aborda as etapas históricas de seu desenvolvimento e examina as condições em que a pedagogia pode se constituir como uma teoria científica da educação. Por fim, considera como essa questão vem se manifestando na situação brasileira. Nesse contexto observa que o debate instaurado nos anos setenta sobre o estatuto epistemológico da pedagogia refluiu nos anos oitenta e noventa, cedendo lugar a uma mobilização cujo eixo foi a questão da reformulação dos cursos de formação dos profissionais da educação. O texto se encerra com um convite à retomada vigorosa do debate epistemológico, resgatando a longa e rica tradição da pedagogia como teoria da prática educativa.Abstract:In an approach of the topic concerning the relations between epistemology and education theories, this article starts with the identification of the different education theories within the sphere of the main conceptions of education. Then it brings a focus on the specific nature of the pedagogic theory, approaching the historical stages of its development, and examining the conditions in which pedagogy may be a scientific theory of education. Finally, it provides considerations on how this issue has been emerging in the Brazilian situation. In this context, it can be observed that the debate which raged in the seventies about the epistemological condition of pedagogy reappeared during the eighties and nineties, allowing for a mobilization whose axis was the reform of teacher education courses. The text ends with an invitation to the vigorous resuming of the epistemological debate, recovering the long and rich tradition of pedagogy as a theory of educational practice.Key words: Epistemology and education. Education theories. Pedagogy. Epistemological condition of pedagogy. Education science
id UNICAMP-18_e6fb887f24d21cd9106e1ca5b8259424
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643570
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Epistemologia e teorias da educação no BrasilEpistemologia e educação. Teorias da educação. Pedagogia. Estatuto epistemológico da pedagogia. Ciência da educaçãoEducaçãoNo tratamento do tema referente às relações entre epistemologia e teorias da educação, este artigo começa por identificar as diferentes teorias educacionais no âmbito das principais concepções de educação. A partir daí, destaca o caráter específico da teoria pedagógica, aborda as etapas históricas de seu desenvolvimento e examina as condições em que a pedagogia pode se constituir como uma teoria científica da educação. Por fim, considera como essa questão vem se manifestando na situação brasileira. Nesse contexto observa que o debate instaurado nos anos setenta sobre o estatuto epistemológico da pedagogia refluiu nos anos oitenta e noventa, cedendo lugar a uma mobilização cujo eixo foi a questão da reformulação dos cursos de formação dos profissionais da educação. O texto se encerra com um convite à retomada vigorosa do debate epistemológico, resgatando a longa e rica tradição da pedagogia como teoria da prática educativa.Abstract:In an approach of the topic concerning the relations between epistemology and education theories, this article starts with the identification of the different education theories within the sphere of the main conceptions of education. Then it brings a focus on the specific nature of the pedagogic theory, approaching the historical stages of its development, and examining the conditions in which pedagogy may be a scientific theory of education. Finally, it provides considerations on how this issue has been emerging in the Brazilian situation. In this context, it can be observed that the debate which raged in the seventies about the epistemological condition of pedagogy reappeared during the eighties and nineties, allowing for a mobilization whose axis was the reform of teacher education courses. The text ends with an invitation to the vigorous resuming of the epistemological debate, recovering the long and rich tradition of pedagogy as a theory of educational practice.Key words: Epistemology and education. Education theories. Pedagogy. Epistemological condition of pedagogy. Education scienceUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643570Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 15-27Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 15-27Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 15-271980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643570/11091Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaviani, Dermeval2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643570Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e teorias da educação no Brasil
title Epistemologia e teorias da educação no Brasil
spellingShingle Epistemologia e teorias da educação no Brasil
Saviani, Dermeval
Epistemologia e educação. Teorias da educação. Pedagogia. Estatuto epistemológico da pedagogia. Ciência da educação
Educação
title_short Epistemologia e teorias da educação no Brasil
title_full Epistemologia e teorias da educação no Brasil
title_fullStr Epistemologia e teorias da educação no Brasil
title_full_unstemmed Epistemologia e teorias da educação no Brasil
title_sort Epistemologia e teorias da educação no Brasil
author Saviani, Dermeval
author_facet Saviani, Dermeval
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saviani, Dermeval
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia e educação. Teorias da educação. Pedagogia. Estatuto epistemológico da pedagogia. Ciência da educação
Educação
topic Epistemologia e educação. Teorias da educação. Pedagogia. Estatuto epistemológico da pedagogia. Ciência da educação
Educação
description No tratamento do tema referente às relações entre epistemologia e teorias da educação, este artigo começa por identificar as diferentes teorias educacionais no âmbito das principais concepções de educação. A partir daí, destaca o caráter específico da teoria pedagógica, aborda as etapas históricas de seu desenvolvimento e examina as condições em que a pedagogia pode se constituir como uma teoria científica da educação. Por fim, considera como essa questão vem se manifestando na situação brasileira. Nesse contexto observa que o debate instaurado nos anos setenta sobre o estatuto epistemológico da pedagogia refluiu nos anos oitenta e noventa, cedendo lugar a uma mobilização cujo eixo foi a questão da reformulação dos cursos de formação dos profissionais da educação. O texto se encerra com um convite à retomada vigorosa do debate epistemológico, resgatando a longa e rica tradição da pedagogia como teoria da prática educativa.Abstract:In an approach of the topic concerning the relations between epistemology and education theories, this article starts with the identification of the different education theories within the sphere of the main conceptions of education. Then it brings a focus on the specific nature of the pedagogic theory, approaching the historical stages of its development, and examining the conditions in which pedagogy may be a scientific theory of education. Finally, it provides considerations on how this issue has been emerging in the Brazilian situation. In this context, it can be observed that the debate which raged in the seventies about the epistemological condition of pedagogy reappeared during the eighties and nineties, allowing for a mobilization whose axis was the reform of teacher education courses. The text ends with an invitation to the vigorous resuming of the epistemological debate, recovering the long and rich tradition of pedagogy as a theory of educational practice.Key words: Epistemology and education. Education theories. Pedagogy. Epistemological condition of pedagogy. Education science
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643570
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643570/11091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 15-27
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 15-27
Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 15-27
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185636843520