Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaff , Elisangela Alves da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Regina Tereza Cestari de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425
Resumo: This study aims at analyzing the elaboration, monitoring, and assessment of municipal education plans in the period from 2015 to 2020. The research is qualitative and quantitative carried out from data available on the National Education Plan (PNE) website. The findings made evident a high percentage of plans elaborated by municipalities (99%), to the detriment of monitoring and assessment reports, which have not overcome 35%. It is observed that adhesion of municipalities to the elaboration of plans was promoted by Ministry of Education induction, movement weakened due to the dismantling of national federative coordination structures from 2017, which directly impacted the educational planning at the local level.
id UNICAMP-18_ed3816ec59180e02ab4eb8db55641ac5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675425
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local powerMonitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder localMonitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder localCoordenação federativaPolítica educacionalPlanejamento educacionalPoder localPlanejamento educacionalPoder localCoordenação federativaPolítica educacionalEducational PlanningLocal powerFederative coordinationEducational policyThis study aims at analyzing the elaboration, monitoring, and assessment of municipal education plans in the period from 2015 to 2020. The research is qualitative and quantitative carried out from data available on the National Education Plan (PNE) website. The findings made evident a high percentage of plans elaborated by municipalities (99%), to the detriment of monitoring and assessment reports, which have not overcome 35%. It is observed that adhesion of municipalities to the elaboration of plans was promoted by Ministry of Education induction, movement weakened due to the dismantling of national federative coordination structures from 2017, which directly impacted the educational planning at the local level.O objetivo deste artigo é analisar a elaboração, o monitoramento e a avaliação de planos municipais de educação, no período entre 2015 e 2020. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida por meio de dados disponibilizados na página eletrônica do Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados apresentados evidenciam um percentual elevado de planos elaborados pelos municípios (99%) em detrimento de relatórios de monitoramento e avaliação, que não ultrapassou os 35%. Observa-se que a adesão dos municípios à elaboração de planos foi promovida pela indução do Ministério da Educação, movimento enfraquecido em razão do desmonte das estruturas nacionais de coordenação federativa a partir de 2017, o que impactou diretamente no planejamento educacional em nível local.O objetivo deste artigo é analisar a elaboração, o monitoramento e a avaliação de planos municipais de educação, no período entre 2015 e 2020. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida por meio de dados disponibilizados na página eletrônica do Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados apresentados evidenciam um percentual elevado de planos elaborados pelos municípios (99%) em detrimento de relatórios de monitoramento e avaliação, que não ultrapassou os 35%. Observa-se que a adesão dos municípios à elaboração de planos foi promovida pela indução do Ministério da Educação, movimento enfraquecido em razão do desmonte das estruturas nacionais de coordenação federativa a partir de 2017, o que impactou diretamente no planejamento educacional em nível local.Universidade Estadual de Campinas2023-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20220039Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20220039Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202200391980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425/33345https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425/33346Brazil, ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScaff , Elisangela Alves da SilvaOliveira, Regina Tereza Cestari de2024-01-05T14:13:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675425Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2024-01-05T14:13:29Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local
Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local
title Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
spellingShingle Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
Scaff , Elisangela Alves da Silva
Coordenação federativa
Política educacional
Planejamento educacional
Poder local
Planejamento educacional
Poder local
Coordenação federativa
Política educacional
Educational Planning
Local power
Federative coordination
Educational policy
title_short Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
title_full Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
title_fullStr Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
title_full_unstemmed Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
title_sort Municipal education plans monitoring and assessment: federal coordination and local power
author Scaff , Elisangela Alves da Silva
author_facet Scaff , Elisangela Alves da Silva
Oliveira, Regina Tereza Cestari de
author_role author
author2 Oliveira, Regina Tereza Cestari de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scaff , Elisangela Alves da Silva
Oliveira, Regina Tereza Cestari de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação federativa
Política educacional
Planejamento educacional
Poder local
Planejamento educacional
Poder local
Coordenação federativa
Política educacional
Educational Planning
Local power
Federative coordination
Educational policy
topic Coordenação federativa
Política educacional
Planejamento educacional
Poder local
Planejamento educacional
Poder local
Coordenação federativa
Política educacional
Educational Planning
Local power
Federative coordination
Educational policy
description This study aims at analyzing the elaboration, monitoring, and assessment of municipal education plans in the period from 2015 to 2020. The research is qualitative and quantitative carried out from data available on the National Education Plan (PNE) website. The findings made evident a high percentage of plans elaborated by municipalities (99%), to the detriment of monitoring and assessment reports, which have not overcome 35%. It is observed that adhesion of municipalities to the elaboration of plans was promoted by Ministry of Education induction, movement weakened due to the dismantling of national federative coordination structures from 2017, which directly impacted the educational planning at the local level.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425/33345
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675425/33346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil, Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20220039
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20220039
Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20220039
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190545227776