Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849 |
Resumo: | Este texto se propõe a discutir a relação entre cinema e escola no Brasil, destacando as iniciativas efetuadas nos anos 20 e 30 para estimular a produção de filmes educativos e organizar a utilização do cinema nas escolas. As iniciativas do governo federal resultaram na criação do Instituto Nacional do Cinema Educativo - INCE- em janeiro de 1937, sob a direção de Roquette Pinto. Entretanto, a suposta eficácia educativa das imagens não resistiu aos intentos oficiais e a combinação entre educação de massas e propaganda oficial marcou o período.Abstract:This text aims at discussing the relation betWeen cinema and school in Brazil, by emphazing the measures taken in the 20's and 30'sto stimulate the production of educational films as well as their use in schools. Such governmental initiatives resulted in the set-up, in January 1937, ofthe Brazilian Educational Film Institute (INCE) under the management ofRoquette Pinto. However, the assumed educating power of rhe images was overcome by the official intents and the period was marked by rhe combination of mass education and official propaganda.Key-words: Educational cinema. Brazilian Educational Film Institute (INCE) |
id |
UNICAMP-18_ed575cf94311f178cd9ded1b80927a3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643849 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no BrasilCinema educativo. INCEEducaçãoEste texto se propõe a discutir a relação entre cinema e escola no Brasil, destacando as iniciativas efetuadas nos anos 20 e 30 para estimular a produção de filmes educativos e organizar a utilização do cinema nas escolas. As iniciativas do governo federal resultaram na criação do Instituto Nacional do Cinema Educativo - INCE- em janeiro de 1937, sob a direção de Roquette Pinto. Entretanto, a suposta eficácia educativa das imagens não resistiu aos intentos oficiais e a combinação entre educação de massas e propaganda oficial marcou o período.Abstract:This text aims at discussing the relation betWeen cinema and school in Brazil, by emphazing the measures taken in the 20's and 30'sto stimulate the production of educational films as well as their use in schools. Such governmental initiatives resulted in the set-up, in January 1937, ofthe Brazilian Educational Film Institute (INCE) under the management ofRoquette Pinto. However, the assumed educating power of rhe images was overcome by the official intents and the period was marked by rhe combination of mass education and official propaganda.Key-words: Educational cinema. Brazilian Educational Film Institute (INCE)Universidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849Pro-Posições; Vol. 15 No. 1: jan./abr.2004[43]; 159-173Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 1: jan./abr.2004[43]; 159-173Pro-Posições; v. 15 n. 1: jan./abr.2004[43]; 159-1731980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849/11327Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruzzo, Cristina2016-03-03T14:00:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643849Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:00:46Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
title |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
spellingShingle |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil Bruzzo, Cristina Cinema educativo. INCE Educação |
title_short |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
title_full |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
title_fullStr |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
title_sort |
Filme "Ensinante": o interesse pelo cinema educativo no Brasil |
author |
Bruzzo, Cristina |
author_facet |
Bruzzo, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruzzo, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema educativo. INCE Educação |
topic |
Cinema educativo. INCE Educação |
description |
Este texto se propõe a discutir a relação entre cinema e escola no Brasil, destacando as iniciativas efetuadas nos anos 20 e 30 para estimular a produção de filmes educativos e organizar a utilização do cinema nas escolas. As iniciativas do governo federal resultaram na criação do Instituto Nacional do Cinema Educativo - INCE- em janeiro de 1937, sob a direção de Roquette Pinto. Entretanto, a suposta eficácia educativa das imagens não resistiu aos intentos oficiais e a combinação entre educação de massas e propaganda oficial marcou o período.Abstract:This text aims at discussing the relation betWeen cinema and school in Brazil, by emphazing the measures taken in the 20's and 30'sto stimulate the production of educational films as well as their use in schools. Such governmental initiatives resulted in the set-up, in January 1937, ofthe Brazilian Educational Film Institute (INCE) under the management ofRoquette Pinto. However, the assumed educating power of rhe images was overcome by the official intents and the period was marked by rhe combination of mass education and official propaganda.Key-words: Educational cinema. Brazilian Educational Film Institute (INCE) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643849/11327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 15 No. 1: jan./abr.2004[43]; 159-173 Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 1: jan./abr.2004[43]; 159-173 Pro-Posições; v. 15 n. 1: jan./abr.2004[43]; 159-173 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186209366016 |